O White Label é um conceito que está revolucionando o mercado e negócios dos mais diferentes portes e segmentos em todo mundo.
Possivelmente, você já deve ter adquirido um produto ou serviço desenvolvido a partir dessa metodologia, mas nem soube disso.
Para que possa entender, essa solução permite que uma organização insira sua própria marca, identidade visual e outras personalizações em uma tecnologia totalmente pronta, criada por uma empresa terceira.
Esse modelo de negócio gera uma série de vantagens para a companhia contratante. Que tal entender um pouco mais sobre esse conceito, que já é amplamente difundido no setor tecnológico?
Vem com a gente e entenda do que se trata essa metodologia, como ela funciona e os principais benefícios ao adotar essa solução tecnológica no seu negócio.
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O Que É White Label?
Uma plataforma White Label permite que uma empresa compre uma solução tecnológica pronta de uma organização, sem precisar investir esforços e dinheiro nesse desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, essa empresa contratante tem total liberdade para personalizar o produto ou serviço, incluindo sua própria marca e identidade visual.
De maneira resumida, esse modelo de negócio White Label funciona como uma espécie de etiqueta branca, onde outras empresas podem usar a tecnologia como se elas mesmas tivessem desenvolvido.
Essa solução aplica-se à ferramentas tecnológicas, mas existem também empresas que comercializam produtos físicos com essa mesma proposta, como itens alimentícios, roupas e muito mais.
De Onde Veio A Expressão White Label?
Agora que você entende o que é white label, saiba que essa expressão surgiu, nos Estados Unidos, quando gravadores começaram a enviar para DJ renomados, discos com suas músicas gravadas para que as músicas fossem tocadas em rádios e boates.
Na internet, a expressão white label surgiu em 2001 com um comércio eletrônico, que concedia linhas de telefone para que outras empresas pudessem vender seus próprios produtos, mediante uma comissão.
Franchising e White Label: entenda a diferença
Mesmo depois de entender o que é uma solução White Label, muitas pessoas ainda associam esse conceito com o modelo de negócios Franchising.
Entretanto, antes de avançarmos nesse assunto, é importante que você compreenda as principais diferenças entre esses dois conceitos amplamente difundidos no mercado tecnológico.
Diferente da modalidade White Label, que desenvolve um produto ou serviço adaptável para diferentes perfis de negócios, a franquia, conhecida como Franchising, depende de um contrato entre a empresa, dona da marca e o franqueado.
Nesse caso, a detentora da marca concede aos franqueados o uso de todos os recursos para a exploração comercial, além de todas as orientações para que o padrão da marca seja seguido à risca.
Na modalidade Franchising, o franqueador não tem autonomia para fazer qualquer alteração na identidade visual da marca ou nos processos e preços.
Sem contar que é necessário ainda o pagamento de uma taxa inicial pelo uso do know-how e da marca e royalties.
Já o modelo White Label oferece uma relação mais flexível, com autonomia e liberdade para que a empresa contratante possa personalizar a solução adquirida.
Como Funciona o White Label?
Conseguiu entender todo o conceito sobre White Label? Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nos recursos da chamada “etiqueta branca”.
Para que esse assunto possa ficar totalmente esclarecido, muitas empresas que oferecem soluções de White Label, por exemplo, como a eWally permite que você possa escolher quais módulos quer utilizar na sua empresa, tornando a solução totalmente customizável e com a cara da sua marca.
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O Que É Uma Plataforma White Label?
De maneira resumida, a plataforma White Label oferece um modelo de parceria para empresas que desejam ingressar no mundo digital ou na área tecnológica, mas não têm estrutura para desenvolver seus próprios produtos.
Essas plataformas comercializam soluções prontas e permitem que empresas de diferentes portes tenham a oportunidade de dar início a uma marca ou projeto com modelos “pré-prontos”.
A História E A Evolução Do Modelo White Label
Os primeiros registros de um modelo de negócio com as mesmas características do White Label são datados do final da década de 1980, quando o gênero musical Hip Hop revolucionou o mercado musical, principalmente nos Estados Unidos.
Na época, DJ’s usavam de maneira clandestina discos com hits populares para elaborar suas próprias versões, remixando e fazendo uma mistura de vários estilos e trechos de músicas.
Devido ao sucesso dessa iniciativa, as gravadoras enxergam uma oportunidade para testar novas canções com baixo investimento. A partir daí, elas começaram a produzir discos com faixas brancas, dando origem ao White Label.
Ao longo dos anos, esse formato ganhou novas aplicações ao redor do mundo, sendo utilizado pelos mais diferentes segmentos.
Na internet, esse termo se popularizou e ganhou maior adesão em 2001, quando uma empresa do varejo online começou a disponibilizar telefones para que outras organizações pudessem comercializar seus próprios produtos.
A partir daí, essas iniciativas tornaram-se uma das soluções mais práticas e seguras para o desenvolvimento de tecnologias.
Por Que Investir Em Marca Própria?
Muitos empresários fazem a seguinte pergunta: por que investir em marca própria com uma White Label?
A resposta é muito simples: esse modelo de negócio garante inúmeras vantagens, principalmente, quando o assunto é a redução de custos para a criação de produtos ou serviços com as mais diferentes propostas.
Investir nesse tipo de solução é a certeza de contar com mão de obra qualificada, já que essas empresas possuem profissionais especializados em tecnologia da informação e que tem ampla experiência nesse setor.
Sem contar o tempo gasto para desenvolver e entregar uma solução White Label é bem mais rápida.
Quando Considerar Uma Solução White Label?
Você pode considerar a contratação de uma solução white label quando sentir a necessidade de ampliar o portfólio de serviços oferecidos, desejar atrair mais clientes ou evoluir os processos internos com soluções modernas.
Como Funciona o Private Label?
Como o próprio nome já diz, a plataforma Private Label é uma marca privada, onde uma companhia contrata o desenvolvimento exclusivo de um produto ou serviço de uma empresa terceira.
Dessa forma, o Private Label permite a utilização do produto ou serviço somente com o nome da sua marca, ou seja, a empresa que foi contratada para executar esse serviço não pode vender o produto para outras organizações.
Esse formato de trabalho é muito interessante para as companhias que querem aumentar a margem de lucro de seus produtos ou serviços, já que os custos com o desenvolvimento ficam por conta da organização contratada.
O Que Significa “Pl” Ou Private Label?
Private Label em tradução para o português significa “marca privada ou secreta”, que diz respeito ao nome dado ao modelo de negócios, onde o fabricante desenvolve produtos ou serviços para, depois, vender para outra empresa, que comercializa com a sua própria etiqueta e não a do criador original.
Qual A Diferença Entre O White Label e o Sistema de Franquias?
Nesse processo de aprendizagem de como fazer White Label, a semelhança com o sistema de franquia pode te confundir um pouco. Por isso, vamos te explicar as principais diferenças entre um conceito e outro.
De maneira geral, uma franquia de negócio é um formato caracterizado pela existência de um contrato entre as partes, onde uma empresa, dona de uma marca ou patente utiliza um modelo de franquia para ampliar seus negócios.
Neste formato, a franquia possibilita que os franqueados possam fazer uso dessa marca e explorar comercialmente produtos ou serviços, mediante ao pagamento de taxas ou comissões sobre o faturamento.
Já o formato White Label estabelece uma relação mais flexível, permitindo que o contratante faça a personalização da solução adquirida, inserindo identidade visual e marca.
White Label: Um Novo Negócio Para E-Commerce
Nos últimos anos, o White Label tem ganhado cada vez mais espaço no comércio eletrônico.
Isso porque, esse modelo de negócio permite que outras empresas possam explorar de maneira comercial a tecnologia de um parceiro e oferecer serviços de lojas virtuais com marca própria terceirizando tanto a infraestrutura de TI quanto de tecnologia.
Essa proposta é interessante, pois as empresas não precisam gastar tempo e dinheiro para desenvolver uma loja virtual, explorando o sistema de um terceiro para oferecer a tecnologia aos seus clientes.
A vantagem é que a plataforma White Label possui integração completa e já tem seus recursos prontos, facilitando a implementação dos seus sistemas e economizando dinheiro.
Esse modelo de negócio aumenta a satisfação e a retenção dos clientes. Além disso, as empresas podem investir em tecnologia, utilizando sua própria estratégia comercial e preços diferenciados.
Além disso, a solução White Label é uma oportunidade de gerar maior valor à marca. Hoje em dia, essas tecnologias estão disponíveis em nuvem, facilitando o acesso às informações.
12 Principais Vantagens Do Modelo White Label
Ao adquirir uma solução white label seu negócio terá inúmeros benefícios nos mais diferentes aspectos.
Mas para você ter ainda mais certeza que esse modelo de negócio é vantajoso para a sua empresa, selecionamos as 10 principais vantagens. Confira!
1 – Redução de Custos
Como já falamos, o principal benefício ao adotar esse formato de negócios é, sem dúvida, o baixo custo para o desenvolvimento de produtos ou serviços.
Isso porque, essas soluções tecnológicas são desenvolvidas sobre um código, que já é pré-construído, o que possibilita uma diminuição do tempo e também dos esforços para a execução e entrega do serviço contratado.
Ao estabelecer parceria com uma plataforma white label, você dispensa a necessidade de contratar profissionais especializados, investir em estrutura, equipamentos e soluções tecnológicas.
2 – Mão De Obra Especializada
As empresas que oferecem esse tipo de tecnologia possuem mão de obra especializada para a elaboração dos mais diversos produtos ou serviços.
São profissionais que, consequentemente, têm know how para produzir as tecnologias mais adequadas para o seu modelo de negócio.
3 – Otimização De Processos E Recursos
Com soluções White Label, sua empresa garante otimização de processos e recursos; afinal, parte do desenvolvimento da solução já está pronta.
Com isso, é possível conduzir processos muito mais ágeis, já que você não precisará esperar todas aquelas longas etapas que envolvem planejamento, execução, testes, finalizações, entre outros.
4 – Garante O Suporte Necessário Para Sua A Expansão
Além de desenvolverem soluções de alta qualidade, essas plataformas garantem também todo o suporte necessário para que você possa vender e usar seus produtos ou serviços de forma segura e eficiente.
Inclusive, você também não precisará se preocupar com a parte técnica da solução adquirida, já que uma plataforma White Label também será responsável pelas adequações, correções e atualizações, sem que precise dispensar tempo e recursos para esse trabalho.
5 – Possibilita A Agilidade Na Entrega De Produtos E Serviços
As plataformas White Label garantem muito mais agilidade e eficiência na entrega de produtos e serviços, uma vez que essas soluções já estão prontas, restando apenas algumas adaptações de acordo com a necessidade do seu perfil de negócios.
6 – Marca Própria: Embalagens Ou Interfaces Digitais Personalizadas
Ao optar por esse formato de negócios, você poderá utilizar a sua marca própria nas embalagens e também em todas as interfaces da sua empresa de maneira personalizada e com seu conceito visual.
E o melhor é que você não precisa pagar também direitos autorais, uma vez que essa solução tem um formato White Label.
7 – Ampliação Da Carteira De Produtos
Com a parceria de uma empresa especializada, é possível ampliar ainda mais a carteira de produtos, já que o desenvolvimento será terceirizado e você terá a oportunidade de ter diferentes produtos sendo produzidos ao mesmo tempo.
Isso possibilita, inclusive, o aumento de clientes e de vendas da sua empresa, uma vez que você terá uma oferta maior de itens a serem comercializados.
8 – Liberdade Para Definir Os Preços Na Revenda
Ao fechar parceria com uma White Label é possível que a sua marca defina os valores praticados e também as formas de pagamento de acordo com o seu planejamento financeiro.
Nessa modalidade de negócios, essas plataformas não têm influência na definição de preços de vendas.
9 – Diminui Os Riscos De Implementação
Ao desenvolver produtos e serviços com uma organização especialista, você diminui as chances de riscos de implementação de produtos e serviços.
Isso acontece porque essas soluções são desenvolvidas por profissionais especializados, reduzindo a possibilidade de problemas ou divergências técnicas.
10 – Foco Na Venda
Outra vantagem do white label é ter um foco maior na parte comercial. Isso porque, por não precisar se preocupar com o desenvolvimento da tecnologia, o time fica dedicado apenas em vender.
11 – Gera Valor
Com a oferta de soluções white label, sua empresa fortalece o vínculo com o seu público, já que ele tem acesso aos mais diversos serviços com mais facilidade e praticidade.
Ou seja, você passa a oferecer soluções extras que resolvem as dores do seu cliente, evitando que ele tenha que procurar por esses produtos em outras empresas.
12 – Escalabilidade E Previsibilidade De Receita
Com a adesão das soluções white label, a sua empresa consegue atender as necessidades dos seus clientes sem ter que investir uma grana alta em tecnologia.
Uma empresa, por exemplo, pode oferecer planos de recorrência, onde o cliente paga por manutenção todos os meses ou assinaturas, o que possibilita uma escalabilidade e previsibilidade de receita.
Dicas para ter sucesso com o modelo White Label
Para ter sucesso em uma solução White Label de pagamentos ou com qualquer outra proposta comercial, não deixe de verificar a reputação da empresa contratada.
Nessa fase, faça consulta em sites, redes sociais, canais de reclamação e, se tiver oportunidade, converse com outras empresas que adotaram soluções dessa organização.
Lembre-se de registrar o acordo firmado ou a parceira com todas as informações necessárias, como prazos, custos, condições, proibições e por aí vai.
Registre tudo em cartório para que sua empresa não tenha problemas judiciais por conta de algum possível desacordo.
Outro ponto que deve ser considerado antes de colocar no mercado um produto ou serviço é fazer testes internos para que você possa ter certeza que a solução atende as expectativas do seu negócio.
Se possível, faça o acompanhamento do processo de desenvolvimento do produto junto à plataforma White Label para ter certeza que o projeto está sendo seguido à risca.
Paralelamente à criação da solução cuide de toda a parte visual com a elaboração de logotipos, rótulos e outros ícones para que haja uma identificação do público com a sua marca.
Quais As Funcionalidades De Uma Plataforma White Label?
Entendendo como funcionam as empresas de White Label, vamos entender um pouco as funcionalidades dessas plataformas para que você possa escolher o fornecedor certo para a sua empresa.
Personalização completa
Uma das principais funcionalidades de uma solução White Label é a possibilidade de personalização completa do serviço.
Isso porque, com essa tecnologia é possível que todo o layout e recurso do produto sejam customizados com a sua própria marca. Por exemplo: você pode contratar a solução de cartão de crédito e personalizá-la do jeito que preferir.
Diversos formatos de produtos e serviços
Além disso, a solução White Label também permite que a sua empresa escolha os formatos que deseja trabalhar, mesclando soluções e oferecendo serviços que atendem às necessidades dos seus clientes.
É possível ter diversos formatos de produtos, garantindo a satisfação completa dos seus consumidores.
Críticas Ao White Label
Mesmo tendo muitas vantagens, o modelo white label pode ter alguns pontos que precisam ser observados. Uma delas é que a empresa contratante não pode influenciar na etapa de desenvolvimento do produto, o que não permite um controle maior de qualidade.
Nesse sentido, o ideal é que, ao cogitar a contratação de um serviço, você faça testes antes de oferecer aos seus clientes, a fim de garantir a qualidade do produto.
Como Escolher Uma Plataforma White Label?
Para escolher um fornecedor white label, o primeiro passo é saber quais são os recursos e funcionalidades oferecidas pela empresa de tecnologia.
Entenda também como é a etapa de implementação e integração dos sistemas. Não esqueça de verificar o nível de suporte e segurança oferecidos pelo fornecedor.
Quais As Necessidades Atendidas Pelas Plataformas De White Label?
As plataformas white label atendem aos interesses dos mais diversos tipos de empresas e necessidades, como marketplaces, loja virtual, plataformas de desenvolvimento de sites, aplicativos de bancos, hospedagem em nuvens, apps customizados, etc.
Quais Os Pontos De Atenção Ao Contratar Uma Plataforma De White Label
Ao investir em uma solução white label, evite comprar serviços prontos, pois isso limita a empresa a implementar ajustes, engessando processos.
Além disso, verifique se o fornecedor de tecnologia detém toda a responsabilidade em casos de defeitos no produto ou na ferramenta.
Quando o assunto é suporte técnico, fique de olho se esse serviço é oferecido pela empresa contratada ou por uma eventual organização que criou a solução.
Mesmo sabendo que o preço deve ser levado em consideração, não utilize apenas esse critério na hora de contratar a plataforma de white label; priorize a qualidade.
Como O White Label Impacta O Crescimento Da Empresa?
A solução white label é um serviço que pode proporcionar maior fluidez nos processos da sua empresa, além de garantir maior qualidade, já que o produto é desenvolvido por uma empresa que tem expertise em tecnologia financeira.
Dessa forma, você consegue oferecer serviços e produtos inovadores e de alta qualidade, melhorando a imagem da sua empresa junto ao cliente e tornando a sua marca ainda mais competitiva no mercado.
Quanto Custa Uma Plataforma White Label?
Os valores desse serviço nem sempre são possíveis de serem mensurados, afinal, ao contratar essa solução há uma série de aspectos que influenciam nos preços.
Porém, especialistas afirmam que ao contratar uma plataforma white label, sua empresa consegue economizar 50% dos valores, caso optasse por desenvolver uma solução por conta própria.
Conclusão
Agora que você entendeu o que é White Label, não deixe de levar em consideração todas as nossas dicas e recomendações ao fechar parceria com uma empresa desenvolvedora de soluções, independentemente da sua área de atuação.
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