Já ouviu falar sobre BaaS? Saiba que se trata de uma tecnologia que permite que empresas que não possuem core business possam incluir na sua oferta de produtos, serviços financeiros para clientes e equipe interna.
Venha entender o porquê esse modelo de serviço tem transformado empresas de diversos segmentos.
Conheça as melhores soluções da Ewally!
O Que É Banking As A Service (Baas)?
Banking as A Service é uma tecnologia que permite que empresas que não possuem core business possam incluir na sua oferta de produtos, serviços financeiros tanto para os seus clientes quanto para uso interno.
Essa solução é entendida como “banco como serviço” e disponibiliza soluções, como conta digital, cartão de crédito, débito e pré-pago, conta de pagamento, pagamento de boletos, transferências, entre outros.
Essa solução é basicamente um serviço que permite que diferentes empresas tenham um banco com a sua própria marca e que possam utilizar esse modelo de negócio de maneira descomplicada.
Além disso, Banking Software As a Service é um serviço que pode ser ofertado para os mais diferentes segmentos do mercado e públicos, como clientes, funcionários, fornecedores e muito mais.
A tecnologia oferece uma experiência personalizada aos seus clientes, mas boa parte da responsabilidade com as licenças, legislação, operações, compliance e segurança fica a cargo da empresa de tecnologia, que oferece a solução.
E tem mais: as empresas de ferramentas BaaS cuidam de toda a parte técnica e regulatória para que as companhias contratantes possam se debruçar em outras questões, como capacitação, relacionamento e fidelização de clientes.
Conceito ‘As A Service’
O Conceito ‘as a Service’ quer dizer software as a service ou software como serviço, criado em razão da necessidade das empresas em ter programas e tecnologias desenvolvidos para aumentar a eficiência dos processos e reduzir os custos.
Mas para que você possa entender esse conceito é importante compreender como esse mecanismo funciona.
Neste modelo de as a Service, temos a participação de um fornecedor de software que desenvolve toda a estrutura para a disponibilização de um sistema, onde o cliente utiliza apenas esse software via internet, pagando um valor pelo serviço.
Como Se Dá Modernização Das Instituições Financeiras?
Nos últimos anos, o sistema financeiro brasileiro evoluiu, possibilitando novas oportunidades de negócios para empresas de vários segmentos, principalmente, por conta dos incentivos à digitalização e ampliação do mercado financeiro promovido pelo Banco Central.
Fintechs financeiras de contas digitais ganharam o mercado e também caíram no gosto de usuários finais, devido a facilidade de uso, a oferta de soluções sem burocracia e a possibilidade de ter conta bancária sem taxa ou com valores reduzidos.
Outro ponto que merece destaque nessa modernização foi a integração de dados e a padronização tecnológica das instituições por meio do open banking e, em seguida, com a chegada do open finance, abrindo ainda mais o ecossistema financeiro para outras instituições.
Sem contar que, na esteira da modernização, as tecnologias de pagamento também evoluíram, com a chegada do pagamento instantâneo, online e de aproximação.
A Adesão Do Baas No Brasil
O BaaS é uma tecnologia que tem sido cada vez mais usada não somente no mundo, mas também tem ganhado destaque no Brasil. Segundo dados da Fintech Report 2021, apenas nesse período, o Brasil contabilizou 4 bilhões de dólares investidos em startups financeiras.
Além disso, a pesquisa revela que mais de 50% dos investimentos nessas empresas financeiras são para o desenvolvimento de serviços digitais.
O Que Esperar de Uma Plataforma de BaaS?
Sabendo do que se trata essa tecnologia, fica mais fácil saber o que esperar de uma plataforma BaaS – Banking As A Service.
Além da oferta de produtos e serviços financeiros, essa plataforma permite que a companhia que adota esse serviço possa operar suas próprias transações financeiras e também das transações de pagamento e recebimento de clientes.
Com isso, sua empresa tem muito mais eficiência, liberdade e controle das operações financeiras.
A vantagem de usar uma plataforma de BaaS – Banking as A Service, é que é possível ter acesso a uma série de produtos e soluções financeiras. Confira os principais recursos oferecidos por essa tecnologia.
P2P Peer-to-Peer
P2P, ou peer-to-peer que significa ponto a ponto, é basicamente uma rede de computadores que é capaz de compartilhar arquivos pela internet, sem o uso de um servidor geral para fazer o armazenamento de informações, já que é feito pelos usuários.
Nesse caso, eles fazem o download e disponibilizam para que outras pessoas busquem arquivos em seu próprio computador, funcionando, ao mesmo tempo, como servidor e cliente.
PIX
O Pix é um meio de pagamento instantâneo que também é disponibilizado por meio do Banking As a Service. Esse serviço foi lançado recentemente pelo Banco Central que, hoje, é umas das formas de pagamentos mais usadas pelos clientes.
A vantagem é que os valores são compensados de forma instantânea e as tarifas para as transações são mais baratas para empresas e gratuitas para pessoas físicas.
Transferência Entre Contas (TED)
Assim como o Pix, o TED (Transferências entre Contas) é um meio de pagamento também oferecido por essa tecnologia, onde o cliente pode transferir valores para contas com compensação no mesmo dia.
Pagamento de Contas
Outro produto é a possibilidade de fazer o pagamento de contas por meio da conta digital, com o uso do código de barras. É possível pagar as mais variadas contas, como água, energia, internet, impostos e muito mais.
Geração de Boletos de Recarga e Cobrança
A Banking Software As a Service também permite que os clientes possam gerar boletos de um jeito fácil, incluindo apenas os dados necessários, como valor, data de vencimento e destinatário.
No caso do pagamento de boletos, o dinheiro cai na conta. No caso da recarga, é possível fazer o procedimento por meio da conta digital.
Geração de Cartões Físicos e/ou Virtuais Bandeirados
A emissão de cartões físicos e virtuais bandeirados ou não também estão na lista dos produtos oferecidos por essa tecnologia. É possível solicitar cartões de crédito, débito, pré-pago, internacional, entre outros.
Sistema de Cashback
O sistema cashback é, basicamente, um programa de fidelidade onde o usuário se cadastra no serviço de cashback, faz compras em lojas parceiras e, depois de acumular um valor determinado em compras, o dinheiro volta para a conta-corrente do cliente.
Serviços Satélites
Essa tecnologia BaaS é tão avançada que oferece aos seus clientes serviços de satélites para fins de telecomunicações, como rastreamento, por exemplo.
Integração com Serviços de Adquirência
Esse modelo de serviço disponibiliza também a integração com serviços de adquirência para facilitar os processos de pagamentos digitais de lojas online, garantindo a comunicação entre bandeiras e os bancos emissores dos cartões.
Integração com Soluções de Crédito
Outro produto é a integração com soluções de crédito para que as empresas possam oferecer, por exemplo, a concessão de financiamentos ou empréstimos.
Como Funciona o BaaS?
Os módulos que compõem o BaaS estão disponíveis apenas no ambiente digital por meio de aplicativos customizados, onde o usuário pode ter total controle sobre seus dados e realizar qualquer tipo de transação financeira.
Além de um app, uma conta digital oferece ainda a possibilidade de fazer movimentações em conta, já que, com essa tecnologia, o usuário tem um cartão virtual ou físico, que também pode ser personalizado.
Vale lembrar que as etapas de desenvolvimento dos aplicativos podem ser feitas pela empresa contratante tanto internamente como por meio de terceirização, dependendo das necessidades e condições da contratante.
E quando o assunto é integração do BaaS, você não precisa se preocupar, pois ela é feita de forma facilitada com a utilização de API ‘s (Application Programing Interface), que são adaptáveis de acordo com os sistemas que a sua empresa já possui.
Ao utilizar essas APIs, as empresas aderentes ao banking software as a service, são autorizadas a acessar as funcionalidades de um banco, criando seus próprios recursos, de acordo com as suas necessidades e a de seus clientes.
Ou seja, essa tecnologia faz a integração entre serviços digitais de bancos licenciados com outras empresas que não possuem atividades bancárias, permitindo que consigam ofertar serviços financeiros, sem a necessidade de obtenção de licença própria.
Papel das APIs
Para oferecer serviços financeiros para outras empresas, as fintechs utilizam, como já mencionamos, as APIs que tem papel relevante na extensão dessas aplicações para quem deseja contratar esse produto.
Isso porque, elas utilizam duas aplicações de software para estabelecer uma comunicação entre si, possibilitando que as fintechs criem funcionalidades pré-definidas para, assim, adaptá-las aos mais diversos sistemas.
Tudo isso faz com que os trabalhos sejam otimizados, sem a necessidade de escrever códigos do zero para realizar as integrações.
Quem Pode Ter O Banking As A Service (Baas)?
A vantagem é que essa tecnologia pode ser aplicada às mais diversas empresas de diferentes portes e segmentos, já que não há restrições quanto às áreas de atuação por ser uma plataforma modular e flexível.
Uma ferramenta de Banking As a Service pode atender instituições, como startups ou médias e grandes organizações que sintam a necessidade de oferecer uma conta digital ou outras funcionalidades para funcionários, clientes, parceiros, entre outros.
Quais As Vantagens Do Banking As A Service (Baas)?
Agora que entende como funciona o Banking As a Service, é importante que você saiba quais são as vantagens que levam uma empresa a querer ter o seu próprio banco.
Se ainda tem dúvidas se a sua empresa deve adotar o BaaS, listamos aqui as principais vantagens de ofertar serviços financeiros para os seus clientes, fornecedores ou colaboradores. Confira!
1. Atraia e Retenha Mais Clientes
Ao possibilitar que seus clientes utilizem serviços financeiros de maneira simplificada e sem burocracia, você atrai mais consumidores para o seu negócio, pois sua empresa agrega outros serviços que podem ser úteis para seu público.
Por consequência, você tem a oportunidade de reter esse cliente e fazer com que ele fique sempre ativo no seu banco de dados, ou seja, fazendo negócios com a sua empresa de forma regular.
2. Escolha Os Serviços Mais Indicados Para o Seu Público
Antes de escolher os serviços para oferecer ao seus clientes, conheça o perfil do seu público para entender, de fato, quais são as preferências e necessidades no que se refere a serviços financeiros.
De nada adianta ter um amplo portfólio com serviços que seus clientes não têm interesse e, possivelmente, não vão aderir.
3. Reduza os Seus Custos e o dos Seus Clientes
O BaaS – Banking as A Service tem feito muito sucesso por proporcionar redução de custos tanto para as empresas quanto para os clientes que utilizam o serviço.
Isso porque, ao contrário das instituições bancárias tradicionais, os serviços financeiros nesse formato não exigem o pagamento de taxas ou tarifas para o uso das funcionalidades.
Já para as empresas, essa solução otimiza os processos de pagamentos de fornecedores, funcionários e parceiros, organizando toda a rotina administrativa e reduzindo gastos com impressão, taxas de transferências, pagamentos, entre outros.
4. Promova a Digitalização do Dinheiro
O BaaS também é um ótimo recurso para diminuir a utilização de dinheiro em espécie por parte da sua empresa, fornecedores e clientes. Dessa forma, você promove a digitação da moeda, já que todos os processos acontecem de maneira online.
5. Facilite os Pagamentos
Como já mencionamos, essa tecnologia facilita, inclusive, o pagamento de fornecedores e funcionários, já que você não precisa realizar processos manuais que utilizam a impressão de papéis ou se deslocar para bancos, facilitando os pagamentos.
Para seus clientes, essa solução também permite que pagamentos de boletos, impostos e compras sejam feitos de maneira online e sem complicações.
6.Praticidade
Outra vantagem do BaaS é a praticidade oferecida às empresas é a entrega de processos de ponta a ponta, ou seja, tudo feito de maneira online e facilitada.
Sem contar a simplicidade tecnológica, uma vez que todos os serviços são entregues por meio de APIs.
7. Oferecer Serviços Mais Adequados Ao Público
Uma grande vantagem é que as empresas podem escolher os serviços que serão oferecidos de acordo com a necessidade do seu público.
Ou seja, as empresas interessadas podem contratar apenas serviços que são interessantes para o seu segmento e clientes.
Isso permite que sua empresa não desperdice tempo e nem dinheiro em serviços ou estratégias.
8. Gerar Uma Nova Fonte De Receita
O Banking as A Service – BaaS, além de gerar mais autoridade e confiança dos seus clientes, também é capaz de gerar uma nova fonte de receita, aumentando, assim, o faturamento da sua empresa.
Outros Motivos Para Trabalhar Com Banking As A Service
As vantagens do BaaS não param por aí. Confira outros motivos para contratar esse serviço para a sua marca.
- Ampliação do seu portfólio de serviços;
- Oferta de serviços financeiros exclusivos para seus clientes;
- Gerenciamento da cadeia de pagamentos sem ter intermediador, como os banco;
- Promove experiências personalizadas aos seus clientes, melhorando o seu relacionamento;
- Diferencial competitivo de mercado.
BaaS e Open Banking ou Open Finance
Como já explicamos, BaaS é uma tecnologia que viabiliza a ofertas de vários serviços, entre eles o Open Banking e Open Finance
Para você entender, o Open Banking e Open Finance são sistemas abertos, que possibilitam que bancos e outras instituições possam acessar, consumir e processar os dados financeiros do consumidor com total segurança.
Quais As Mudanças Do Baas Com O Open Finance?
Com a chegada do Open Finance, ou seja, o sistema financeiro aberto, os bancos tradicionais terão que se reinventar, já que a competitividade digital na oferta de produtos e soluções será muito maior.
Isso acontece porque o consumidor poderá movimentar seus dados bancários para qualquer instituição que preferir, movimentando-a por meio de um aplicativo que preferir.
Nesse sentido, a tecnológica BaaS tornou-se um elemento complementar na disponibilização de soluções financeiras especializadas no ambiente digital como, por exemplo, contas digitais para organizações em plataformas e aplicativos com o sistema white label.
Sendo assim, o Banking as a Service é um componente que atua na entrega de operações bancárias ou de crédito para empresas dos mais diversos segmentos.
Quais São os Desafios do Banking As A Service?
Quais São os Desafios do Banking As A Service?
A verdade é que não há grandes desafios de implementar o Banking as A Service na sua empresa. Isso porque, a implementação é simples, porém, precisa de atenção em alguns importantes fatores.
Uma delas é manter a regularização no que se refere às leis do mercado financeiro, principalmente, quando o assunto é a segurança nas movimentações financeiras e no armazenamento de dados.
Nesse sentido, as empresas contratantes desses serviços precisam exigir que as companhias que oferecem esse tipo de serviço tenham todas as licenças e regulamentações necessárias para atuar no setor.
Como Sua Empresa Pode Adotar o BaaS?
A primeira coisa para contratar um Banking Software As A Service é entender quais são as necessidades da empresa e dos seus clientes.
Avalie quais são os produtos e serviços que atendam aos interesses dos seus consumidores e dos seus colaboradores e, claro, que também sejam vantajosos para o seu negócio.
Feita essa avaliação interna, você pode procurar empresas que oferecem esse tipo de serviço.
Como Contratar o Banking As A Service (BaaS)?
Não tem segredo na hora de contratar uma plataforma de Banking As a Service – BaaS, pois há as mais variadas empresas do mercado. No entanto, é importante ficar atento à qualidade, segurança e tecnologia oferecidas por essas empresas.
Mas antes de fechar negócio com uma empresa, verifique primeiramente quais são os serviços que ela oferece e, se realmente, fazem sentido para o seu negócio. Entenda o nível de suporte e inovação disponibilizado por ela.
Uma das empresas mais completas no fornecimento desse serviço é a Ewally, que disponibiliza serviços variados e integrações rápidas e fáceis.
Quanto Tempo Demora Para Ter o Meu Banking As A Service?
Uma das facilidades de utilizar uma plataforma Baas – Banking as A Service é que o seu tempo de desenvolvimento é muito rápido, já que as principais tecnologias que sustentam essas soluções estão prontas, bastando apenas adequações de acordo com cada modelo de negócio.
O tempo médio para a implementação de uma conta digital pode levar em torno de 30 dias ou mais, dependendo das especificidades do projeto e do seu time técnico.
O BaaS vai Acabar Com os Bancos Tradicionais?
Mesmo sendo um recurso que tem sido usado em substituição aos modelos de bancos tradicionais, saiba que o BaaS não vai acabar com as instituições bancárias conhecidas, já que elas não precisam ser concorrentes dos modelos digitais.
A tendência, na verdade, aponta para que os bancos tradicionais adotem tecnologias disruptivas dos Banking as A Service para adaptar os modelos e implementar soluções mais eficientes com foco no cliente.
Quais São os Principais Exemplos de Banking as a Service?
Para que esse conceito fique ainda mais claro, selecionamos alguns exemplos de Banking As a Service Brasil. Confira as principais:
iFood
Um bom exemplo da presença é o iFood, uma startup líder do setor de delivery de alimentos que também tornou-se um banco digital para as empresas parceiras.
O nome dessa conta digital é iFood Facilita, que disponibiliza cartão pré-pago com bandeira Visa ligado a um banco digital da própria empresa.
Ao oferecer esse serviços, os restaurantes parceiros conseguem fazer saques, transferências, pagar contas, fazer compras e muito mais.
Magazine Luiza
Outro exemplo de BaaS é o e-commerce Magazine Luiza, que possui o MagaluPay, uma conta digital que permite transferências, depósitos nas lojas da rede ou no Banco do Brasil, pagamento de contas, sem cobrança de tarifas.
Além disso, a Magazine Luiza oferece também outros serviços financeiros como empréstimo pessoal.
Via Varejo
A Via Varejo, uma empresa que coordena as redes varejistas Ponto Frio e Casas Bahia, também adota a tecnologia, disponibilizando o banco para clientes e não clientes.
O banco digital não cobra tarifas para oferecer serviços, como empréstimo, depósitos, cartão de crédito, cartão pré-pago, cheque especial, empréstimo, além de saques que podem ser realizados em lojas físicas.
Qual É a Diferença entre Baas e Bancos Digitais?
O Banking as a Service – BaaS é um modelo de serviço que permite que qualquer empresa possa criar o seu próprio banco digital que, por sua vez, oferece outros serviços, como pagamentos, saques, transferências e muito mais.
Já a conta digital, como mencionado, é um dos serviços que as empresas podem oferecer aos seus clientes ao adotar a plataforma BaaS.
Por Que O BaaS É Um Modelo Inovador?
Além de todas as vantagens que já mencionamos neste artigo, a plataforma BaaS oferece ao mercado financeiro uma proposta inovadora e disruptiva, permitindo que empresas possam participar do mercado financeiro de maneira eficiente e segura.
Ele é um modelo inovador, já que possibilita que empresas de diversos segmentos possam adicionar serviços financeiros ao seu portfólio.
Essa desburocratização bancária promovida pelo BaaS facilita o dia a dia dos consumidores e também aumenta as receitas das empresas que adotam essa tecnologia.
Qual É A Importância Do BaaS Para A Área Financeira?
O BaaS – Banking as a Service possibilita que diferentes empresas possam expandir sua área de atuação ao oferecer serviços financeiros desburocratizados.
No passado, empresas como startups tinham dificuldades e também eram limitadas na oferta de soluções bancárias.
O BaaS permitiu que as empresas sem core business na área financeira possam oferecer serviços mais atraentes e baratos com sua própria marca, impulsionando o mercado e estimulando cada vez mais uma aceleração tecnológica.
Com isso, cria-se ainda uma relação mais próxima entre instituições financeiras e seus clientes, que também podem oferecer serviços para aqueles que, anteriormente, não tinham acesso por uma série de burocracias.
Banking As A Service (Baas) Ewally
Para as empresas que estão pensando em ter o seu próprio banco, saiba que a Ewally pode te ajudar nesta jornada.
Somos uma fintech que investe alto em tecnologia para oferecer serviços e soluções financeiras 100% digitais em uma conta digital.
Nossa tecnologia possibilita que empresas de diferentes segmentos possam atuar como instituições de pagamento, mesmo que essa não seja sua área de atuação.
Com o nosso BaaS, sua empresa pode fazer o pagamento de contas, tributos e boletos de maneira automatizada por meio de código de barras, além de permitir transferência via TED para qualquer outro banco ou na mesma hora para outras contas Ewally.
Sem contar que a nossa plataforma também disponibiliza serviços de saque em todo o território nacional nos terminais do Banco24horas, ou no exterior, na rede Pulse.
Mediante a uma pesquisa de interesse do seu público, é possível escolher exatamente aqueles produtos que farão diferença no dia a dia dos seus clientes, aumentando a reputação da sua empresa no mercado e a autoridade entre seus consumidores.
Quais As Oportunidades Do BaaS No Brasil E Na América Latina?
De acordo com um levantamento feito pela Future Market Insights, a expectativa do mercado global é que o BaaS obtenha um faturamento de US$ 12,2 bilhões na próxima década, o que representa um crescimento de 15,7% ao ano.
Para você ter uma ideia, somente no Brasil, o BaaS conquistou a quantia de US$ 1,3 bilhão, segundo dados do Introspective Marketing Research.
Esses números se justificam em razão de diversos fatores, como um crescimento de usuários de contas digitais, aumento dos players de contas digitais, além da expansão desse mercado, já que, atualmente, diversas empresas podem aumentar sua oferta de serviços.
Conclusão
A BaaS é uma solução tecnológica que está revolucionado o mercado financeiro devido às suas facilidades tanto de implementação quanto de utilização.
Se sua empresa quer ampliar as suas vendas, conquistar novos clientes, facilitar as transações financeiras com consumidores, fornecedores e parceiros, esse é um serviço que você precisa adotar na sua organização.
Entre as melhores BaaS do mercado, a solução oferecida pela Ewally tem ganhado cada vez mais espaço no segmento pela sua tecnologia inovadora, facilidade de aplicação e serviços disponíveis.
Monte o seu banco com a nossa infraestrutura modular, API ‘s flexíveis e customizados para a abertura de conta, KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).
Com a nossa conta digital, sua empresa tem acesso a uma variedade de serviços, como pagamento de contas, saque, transações P2P, TEDs, emissão de boleto bancário, recarga de celular, vale transporte e muito mais.
Ofereça uma experiência personalizada para o seu cliente e aumente a receita da sua empresa com os produtos financeiros da Ewally.