O crédito recorrente é uma das modalidades de pagamento mais usadas em empresas de diversos segmentos para garantir uma entrada de receita regular e conquistar cada vez mais consumidores.
E você, já oferece esse tipo de pagamento aos seus clientes? Vem conhecer como funciona o crédito recorrente e como adotá-lo!
O Que É Cobrança Recorrente?
A cobrança recorrente é, basicamente, uma forma de cobrança feita por meio de serviços prestados a partir de assinaturas, que pode ser tanto mensal, como semestral e anual.
Os pagamentos nessa modalidade são feitos automaticamente por meio de boletos bancários, cartões de crédito ou débito conforme o contrato, a disponibilidade da empresa e as possibilidades financeiras dos clientes.
Para você que deseja entender o que é uma cobrança recorrente, saiba que o assinante pode encerrar o contrato no prazo pré-estabelecido ou quando ele solicita a interrupção dos serviços por algum motivo.
Nesse caso, pode haver a cobrança de multa, desde que previsto em contrato.
Qual a Diferença entre Pagamento Recorrente e Pagamento Parcelado?
Como falamos no tópico anterior, o pagamento recorrente é aquele feito por meio da contratação de um determinado serviço por um período, sem a necessidade de usar o limite do cartão de crédito.
Por sua vez, o pagamento parcelado é uma modalidade que faz o bloqueio do limite do cartão, garantindo, assim, o recebimento por parte da empresa contratada, já que a operadora de cartão faz o faturamento do valor total adquirido.
Como Funciona o Crédito Recorrente?
Entendendo a diferença entre essas modalidades de pagamento, é importante que você saiba como funciona o crédito recorrente para analisar a viabilidade de oferecê-lo para os seus clientes.
Esse meio de pagamento atua como uma garantia de recebimento por um período pré- determinado ou não.
A cobrança da contratação do produto ou serviço ocorre de maneira automática na fatura do cartão do cliente todos os meses, conforme o plano contratado, podendo ser cancelado a qualquer momento.
O crédito recorrente é uma modalidade vantajosa tanto para a empresa que garante a entrada de dinheiro todos os meses quanto para o consumidor que não precisa se preocupar com possíveis atrasos ou interrupção de serviços.
Quais as Formas de Pagamento Recorrente?
Para entender como fazer crédito recorrente, saiba que o mercado de pagamentos oferece duas formas de cobrança neste formato, que é o débito recorrente e o boleto bancário recorrente.
Vamos entender um pouco sobre cada um deles!
Débito Recorrente
O débito recorrente é uma forma de pagamento que acontece a partir de uma autorização que o consumidor, ou seja, o titular do cartão, concede ao banco para fazer o débito do valor do serviço contratado de uma empresa.
Esse tipo de transferência programada será compensada no dia e horário acordado com a empresa contratada, garantindo que o pagamento seja pontual e sem nenhum risco para o consumidor e para a empresa.
Boleto Bancário Recorrente
No crédito recorrente temos também o boleto bancário, que é uma opção de pagamento para aqueles consumidores que não têm conta em banco ou cartão de crédito ou débito.
Somado a isso, essa opção também é vantajosa para os clientes que gostam de guardar os comprovantes de pagamento.
O ponto negativo é que o processamento do pagamento pode demorar em torno de 5 dias, o que pode causar algum problema, como corte do serviço de maneira indevida ou desistência de compra.
Quais as Vantagens da Cobrança Recorrente?
Agora que você entendeu como cobrar recorrente, oferecer essa modalidade aos seus clientes traz uma série de vantagens para os seus clientes, mas também para a sua empresa em diferentes aspectos.
Confira quais são esses benefícios e o porquê sua empresa deve oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes!
Fidelização de Clientes
Uma das principais vantagens tanto do cartão de crédito recorrente quanto do boleto bancário recorrente é a fidelização de clientes, já que, a partir do débito automático, você garante a aderência aos planos, mantendo o consumidor ativo no seu sistema.
Além disso, você pode desenvolver estratégias para oferecer planos mais vantajosos, descontos e promoções para manter o cliente por mais tempo ou para que ele contrate um plano com um valor maior.
Inovação de Modelo de Negócio
Não é de hoje que essa modalidade de pagamento tem conquistado empresas de diferentes segmentos e portes.
Para você ter uma ideia, em 2017, um relatório chamado “Mercado Americano de Pagamentos Recorrentes 2017-2021” já previa o avanço do crédito recorrente em todo o mundo.
Se você não quer ficar para trás, oferecer essa modalidade aos seus clientes torna a sua empresa muito mais competitiva e inovadora, além de garantir processos automáticos e muito mais modernos.
Automação
Outra vantagem para a sua empresa é que você não precisará fazer a cobrança de forma manual e tampouco o controle, já que os sistemas fazem também todo o controle dos pagamentos, poupando tempo da sua equipe.
A vantagem da automação é que ela também é capaz de diminuir os erros ou falhas, o que é mais comum em processos feitos manualmente, além de reduzir os custos com contratações, reembolso por problemas de cobrança indevida, etc.
Qual a Estrutura Por Trás dos Pagamentos Recorrentes?
Para que você possa entender como cobrar recorrente, saiba que há uma estrutura robusta por trás dessa modalidade de pagamento, garantindo a segurança e a viabilidade das operações.
Um sistema de pagamento recorrente permite o gerenciamento e a otimização da cobrança ao utilizar API de pagamentos para fazer a integração da sua base de dados de maneira sistematizada.
Com uma boa conexão de internet, todos os dados são armazenados em nuvem e você também pode fazer o acesso remoto aos sistemas.
Como Implementar o Crédito Recorrente na Sua Empresa?
Para implementar o crédito recorrente na sua empresa, o primeiro passo é escolher um fornecedor de tecnologia que ofereça essa modalidade de pagamento de maneira segura e também que permita a operação tanto no crédito, débito quanto no boleto bancário.
Empresas como a Ewally oferecem soluções customizadas a partir de API ‘s padronizados que permitem apenas adaptações de acordo com a necessidade da sua empresa, garantindo implementações seguras e inovadoras.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
O crédito recorrente é uma ótima opção para fidelizar os seus clientes, mas também para garantir receitas regulares, permitindo uma maior previsão orçamentária a curto, médio e longo prazo.
Mas para garantir a oferta dos serviços de maneira segura, escolha um fornecedor de tecnologia financeira de confiança, como a Ewally, uma fintech que oferece soluções para os mais diversos negócios.
Com a Ewally, sua empresa pode oferecer pagamento recorrente, mas outros serviços, como conta digital, cartão de crédito, débito, pré-pago, soluções de Banking As a Service, Private Label, White Label e muito mais.
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