Para ter sucesso em qualquer negócio, o planejamento financeiro empresarial deve ser o primeiro passo, afinal, é ele quem vai direcionar os caminhos da sua empresa.
Mas você entende desse assunto?
Sabe o que é e como fazer um planejamento da forma correta? Saiba que cerca de um milhão de empresas fecham as portas todos os anos no Brasil, segundo levantamento feito pelo IBGE, devido a uma série de motivos, que incluem mau planejamento.
Se você não quer fazer parte dessas estatísticas, é bom começar a planejar as finanças do seu negócio para não ver seu projeto ir por água abaixo. Confira esse guia que montamos para com tudo que precisa saber sobre esse assunto!
Encontre os melhores serviços financeiros na Ewally!
O que é planejamento financeiro empresarial?
Vamos começar a discutir esse tema entendendo o que é planejamento financeiro empresarial, pois, dessa forma, fica mais fácil compreender como adotar essa estratégia no seu negócio da forma mais correta possível.
Planejamento financeiro é uma estratégia parte do plano de negócios que estabelece as diretrizes para rentabilizar sua proposta de empreendimento, incluindo recursos que auxiliem no controle, garantindo saúde do caixa e cumprimento de metas.
Qual o objetivo do planejamento financeiro empresarial?
O objetivo do planejamento financeiro empresarial é garantir o sucesso financeiro das empresas, fazendo com que essas ações estratégias agreguem valor aos negócios.
Inclusive, esse planejamento é considerado uma das ferramentas básicas tanto para a operação quanto para a continuidade das organizações, mantendo a saúde e o equilíbrio do sistema financeiro empresarial.
Como o planejamento financeiro pode beneficiar as empresas?
Essa estratégia de planejamento financeiro beneficia as empresas, principalmente, na hora de tomar decisões estratégicas em um negócio, já que ele é o guia para investimentos e despesas, objetivando sempre o crescimento e, consequentemente, o sucesso.
Com a implantação de todas as etapas do planejamento financeiro empresarial, é possível analisar e aplicar seus investimentos na hora certa, uma vez que você terá projeções de rendimentos do seu negócio.
Além disso, esse método ajuda a sua empresa a ter um orçamento colaborativo, integrando orçamentos de diferentes setores.
Com ele, é possível garantir uma estruturação de pessoal, onde todas as relações, que incluem demissão, contratação e qualificação estejam em consonância com o planejamento do setor financeiro.
Outro benefício, sem dúvida, é a previsibilidade, uma vez que é possível simular diversos cenários e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.
Sem contar que a análise planejamento financeiro permite uma gestão eficaz e redução de gastos, já que o gestor tem uma visão macro sobre os dados financeiros da empresa.
Como fazer o planejamento financeiro empresarial? Confira as principais etapas!
E para te ajudar na implementação dessa estratégia no seu negócio, confira as principais etapas do planejamento financeiro empresarial. Siga as nossas instruções e faça a implementação dessa estratégia de forma correta!
1. Levantamento da situação atual
O primeiro passo é fazer o levantamento atual do seu negócio, entendendo onde estão as lacunas, os maiores investimentos, gastos mais expressivos e as principais características do seu negócio, incluindo produtos, mercado de atuação, preços praticados, salários, entre outros.
2. Registro da movimentação financeira
Se você não tem um registro da movimentação financeira do seu negócio, é bom começar o quanto antes, se deseja aprender como fazer um planejamento financeiro empresarial do jeito certo.
É preciso controlar todas as entradas e saídas de dinheiro, para onde os recursos estão indo e de onde eles estão vindo.
3. Compreensão dos custos
Outra etapa é a compreensão dos custos do seu negócio, ou seja, é preciso fazer o estudo da sua planilha de gastos de maneira constante e contínua.
Nesta fase, você precisa identificar gastos simples, aqueles que aparentemente são inofensivos, mas que no montante, eles são determinantes para bater a sua meta orçamental.
4. Definição das metas globais
Para quem se pergunta como deve ser feito o planejamento financeiro, saiba que uma das práticas mais importantes é definir metas globais. Nesta etapa, é preciso estabelecer o faturamento que a sua empresa pretende atingir.
Além disso, você deve determinar os limites de custos e despesas, ou seja, quanto sua empresa pode destinar para novos investimentos operacionais e qual o lucro a ser atingido ao final do período planejado.
5. Criação de um plano de ação
A próxima etapa é criar um plano de ação, que é quando os gestores devem fazer um desdobramento do planejamento financeiro do negócio.
Todos os dados e informações colhidas devem ser colocadas em um documento, seja ele online ou em papel para que as estratégias estejam controladas e muito bem definidas.
Nesse plano de ação é uma das etapas do planejamento financeiro empresarial, mais importantes, pois você definirá os objetivos e mapeará as ações para alcançá-los.
6. Elaboração orçamentária anual
Agora chegou a hora de fazer a elaboração orçamentária anual, que também é determinante para um bom planejamento financeiro, pois sua empresa precisa ter um orçamento detalhado com a definição de metas mensais.
Com todas as informações em mãos, nesta etapa é preciso montar o orçamento onde as metas de faturamento serviram como base para projeções de vendas, capacitação dos funcionários, compras de maquinários e também os impactos no seu orçamento.
Se quiser aproveitar as vantagens do planejamento orçamentário, essa etapa não pode passar em branco, pois o orçamento anual, é possível ter um plano completo sobre as necessidades de faturamento, os limites de custos e quais investimentos precisa realizar.
7. Previsão de cenários alternativos
Por fim, a previsão de cenários alternativos também se faz necessário para o sucesso da aplicação dessa metodologia, uma vez que essa etapa envolve a previsão de os mais variados cenários.
Nesta última fase, é preciso elaborar um cenário base, onde estão descritos aqueles planos que são os mais prováveis de serem atingidos, simulando também e antevendo outras situações.
Recomenda-se a criação de, pelo menos, dois cenários alternativos, um otimista onde todas as expectativas de faturamento serão superadas, despesas reduzidas, metas batidas, e um cenário pessimista, que é a situação oposta.
Dicas para acelerar o sucesso do seu planejamento financeiro empresarial
Além de orientações dadas acima, se você quer dicas de planejamento financeiro para acelerar a implantação desse método, comece por analisar o seu negócio com uma visão macro.
Por isso, ao montar o seu planejamento, é preciso delimitar condições, avaliar tempo de atuação no mercado e analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio.
Entenda também as nuances do seu produto ou serviço, quem é o seu público-alvo, como a sua empresa se comunica com os clientes, etc.
Para acelerar o sucesso do seu planejamento financeiro empresarial, faça a projeção do seu negócio nos mais diversos cenários, já que você consegue ter dados valiosos para te direcionar.
Faça um levantamento das despesas fixas e variáveis, alinhando a estrutura dos gastos, determinando metas e projetando o ciclo operacional em todas as situações possíveis, incluindo aumento de demanda ou uma crise, por exemplo.
Com todas essas informações em mãos, chegou o momento de traçar o seu plano de ação, definindo objetivos, mapeando as ações necessárias para atingi-los e montando um cronograma realista.
Não deixe de mensurar resultados e dividir atividades conforme as competências e responsabilidades e, por fim, documente tudo para ser avaliado, posteriormente e tenha um controle rígido sobre o setor financeiro.
Exemplo de planejamento financeiro empresarial
Se você ainda está um pouco perdido sobre como colocar essa metodologia em prática, confira exemplo de planejamento financeiro empresarial para que seja mais fácil aplicá-lo no seu negócio. Confira:
Passo 1: Diagnóstico atual da empresa
Comece seu planejamento fazendo o diagnóstico da atual situação do seu negócio. Analise os seguintes aspectos:
- Posicionamento
- Tempo de mercado
- Público-alvo
- Principais concorrentes
- Market Share
- Produto ou serviço comercializado
- Principais fornecedores
- Estratégias de marketing e comunicação
- Fatores internos e externos que impactam o seu negócio
Passo 2 – Investimentos
Nesta etapa do seu planejamento financeiro empresarial, entenda quais são os investimentos do seu negócio como, por exemplo, lançamento de produto, abertura de filial, aumento de participação no mercado, entre outros.
Analise investimentos fixos, que são o patrimônio de uma companhia, como imóveis, equipamentos, veículos, móveis, etc. Depois, verifique também o seu capital de giro, que são os gastos operacionais, ou seja, pagamentos relacionados com limpeza, manutenção, impostos, salários, entre outros.
Passo 3 – Financiamento
Análise onde estão as fontes e tipos de financiamento da empresa, ou seja, de onde vem o dinheiro para viabilizar as atividades como, por exemplo, linhas de crédito, empréstimos, etc.
Passo 4 – Receitas
Nesta etapa, indique as fontes de receita e o faturamento médio em um determinado período, como mensal, semestral, anual, por exemplo.
Passo 5 – Projeções
Nesse exemplo de planejamento financeiro empresarial, a etapa 5 inclui as projeções para o seu negócio, tendo como base seus gastos, receitas, investimentos, entre outros.
Uma dica é elaborar uma tabela que indique as variáveis quantitativas imprescindíveis às atividades da empresa. Com tudo isso, você conseguirá prever se precisará fazer investimentos e se as receitas são suficientes para cobrir as despesas.
Essas projeções devem ser feitas frequentemente para que o gestor possa ficar sempre por dentro das previsões financeiras.
Que ferramentas usar para fazer o planejamento financeiro empresarial?
Agora que você já sabe como montar um planejamento financeiro empresarial, saiba que é sempre bom contar com recursos e ferramentas que te auxiliem na implantação dessa metodologia.
Entre as ferramentas mais usadas pelo mercado está a Conta Azul, um programa de controle financeiro empresarial online, que auxilia os gestores a organizar as informações financeiras e também ajuda no controle de estoque e também na integração bancária.
O mais legal é que os seus dados são protegidos por criptografia SSL, proporcionando maior tranquilidade para as empresas. Com esse programa, é possível controlar seu financeiro, setor de vendas, estoque, entre outros.
O Organizze também é uma das ferramentas de planejamento financeiro empresarial mais conhecidas no meio corporativo. Esse recurso permite a categorização de todos os lançamentos a partir de gráficos simples, para entender as movimentações dos recursos.
Essa ferramenta possibilita o controle de contas a pagar e receber, emissão de relatórios e alertas, metas, conciliação bancária, controle de contas, agenda e muito mais.
A Quickbooks ZeroPaper também é uma boa opção, pois é muito fácil de usá-la, onde é possível fazer o controle financeiro do seu negócio através do fluxo de caixa.
Você consegue ainda gerar relatórios financeiros, criar alertas de contas por e-mail, importar dados bancários, fazer acompanhamento por aplicativos no celular, e muito mais.
Lembrando que cada uma dessas ferramentas de planejamento financeiro empresarial têm funcionalidades e operações diferenciadas. Então, escolha aquela que é mais conveniente para o estilo do seu negócio.
Existe curso para aprender sobre planejamento financeiro empresarial?
Quer implantar o planejamento financeiro empresarial? Curso é um importante instrumento para te auxiliar nas etapas de implementação dessa metodologia.
O Sebrae oferece capacitações para os gestores que querem conhecer um pouco mais sobre esse assunto. Inclusive, muitos deles são gratuitos.
O Senac é outra instituição educacional de renome, que disponibiliza um curso bem interessante sobre análise e planejamento financeiro.
Aliás, hoje em dia, é muito fácil encontrar cursos variados na internet, que você pode fazer sem sair de casa e também sem custo algum.
Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!
Conclusão
Não tem como negar que o planejamento financeiro empresarial é uma prática imprescindível para qualquer empresa que deseja ter sucesso no respectivo mercado de atuação.
Mas lembre-se que todas as etapas precisam ser seguidas à risca, incluindo um levantamento da situação atual, registro da movimentação financeira, compreensão dos custos, metas globais, plano de ação, orçamento anual e previsão de cenários alternativos.
Além de um bom planejamento financeiro, é sempre bom contar com serviços financeiros de qualidade na sua empresa para oferecer aos seus funcionários, clientes e parceiros.
Nesse sentido, a Ewally é uma fintech, que disponibiliza soluções financeiras para todos os tipos de empresas: pequeno, médio e grande porte.
A Ewally oferece serviços, como conta digital, Banking as a Service, cartão private label, emissão de cartões, além de APIs para todos os serviços financeiros e muito mais. Acesse o nosso site e conheça as melhores soluções financeiras do mercado.