A prevenção de fraudes tem sido um tema cada vez mais discutido em todo mundo, principalmente, porque as transações online têm sido utilizadas para os mais diferentes tipos de negociações, envolvendo desde valores baixos até grandes quantias.
Mas ao passo que esse tipo de negociação pela internet representa um grande avanço, em contrapartida, quando feito de maneira indiscriminada, pode gerar prejuízos devido a possibilidade de invasões e fraudes.
Para você ter uma noção, durante a pandemia, fraudes com serviços financeiros tiveram um aumento de 457% no Brasil, segundo uma pesquisa sobre segurança digital feita pela TransUnion, gerando prejuízos financeiros inestimáveis.
Quer saber como se prevenir de fraudes e garantir transações cada vez mais seguras para a sua empresa? Vem com a gente, pois vamos te explicar do que se tratam esses recursos, quais tipos de fraudes existem e como identificar esse tipo de ações.
O que é prevenção à fraude?
A prevenção de fraudes é uma estratégia implementada em diferentes empresas no sentido de detectar ações bancárias ou transações fraudulentas, impedindo que essas ações aconteçam e causem prejuízos financeiros ou afetem a reputação do cliente ou instituição.
O que pode ser considerado fraude?
Para implementar um manual de prevenção a fraudes, antes de tudo é preciso entender o que pode ser considerado ações fraudulentas e quais são as principais motivações para esse comportamento.
Segundo estudos, o estímulo para a execução desta ação ilegal partem de três fatores, que envolvem necessidades pessoais e incluem também o ambiente corporativo. Confira:
Pressão
Se você quer entender como diminuir os processos de fraude na empresa, é importante compreender que uma dessas motivações é a pressão que, normalmente, tem origem em problemas financeiros que, muitas vezes, nem são compartilhados pelo indivíduo.
Nesse caso, muitas vezes, essas situações são capazes de afetar o padrão de vida, o medo de perder o emprego, comprometendo de maneira significativa a renda, fazendo com que uma pessoa pratique um ato ilícito.
Oportunidade
A fraude também está associada à oportunidade. Geralmente, ela acontece quando um fraudador identifica a ocorrência de falhas em sistemas ou controles internos, o que possibilita atos ilícitos em benefício próprio, prejudicando a organização.
Racionalização
No manual de prevenção a fraudes, a racionalização também é um dos fatores que motivam essa ação. Nesse caso, o indivíduo entra em um processo de convencimento de que esse ato fraudulento pode ser justificado por necessidades individuais.
Quando isso acontece, o fraudador coloca-se acima das normas éticas e regras para obter vantagens.
Quais os tipos de fraudes mais recorrentes?
Se você quer implementar ações para a prevenção e detecção de fraudes, é preciso entender quais são as mais comuns adotadas em diferentes tipos de transações. Confira!
Fraude com cartão de crédito
Essa é uma das fraudes mais comuns no ambiente virtual, sendo considerada um roubo de identidade. Nesse caso, o fraudador utiliza as informações de um cartão de crédito roubado de forma física ou virtual.
Embora prejudique o dono do cartão, o lojista acaba sendo o mais prejudicado, já que o titular do cartão, normalmente, recebe o estorno, mas o e-commerce só é informado da fraude após o envio do produto e não recebe o dinheiro de volta.
Fraude cadastral
Para você que se pergunta quais são as formas de prevenção da fraude, saiba que a cadastral também entra nessa lista. Quando ela acontece, normalmente, o objetivo é obter empréstimos em nome da vítima.
Nesse caso, a fraude cadastral gera prejuízos para o consumidor que pode ficar com “nome sujo” e também para a empresa que concede o crédito, que não receberá os valores devidos.
Os dados roubados podem ter origem de site alimentado por hackers ou por meio de vazamentos de informações na internet.
Fraude com CNPJ
Para implementar a prevenção de fraude na sua empresa, é importante saber que as fraudes com CNPJ também são muito comuns. Nesse caso, os dados das empresas podem ser usados para operações ilegais, como empréstimos indevidos, compras, entre outros.
A consequência desse tipo de fraude pode ser a negativação dos representantes legais da organização.
Como identificar uma fraude?
Para quem quer entender como diminuir os processos de fraude na empresa, a primeira coisa é utilizar a tecnologia a seu favor, garantindo um monitoramento preventivo em relação a essas ações.
Outra forma de identificar uma possível fraude é fazer uma pesquisa minuciosa sobre um potencial cliente ou determinada instituição. Tenha também um monitoramento frequente dos recebimentos de avisos em caso de ações suspeitas.
Há também um sistema de antifraude avançado, chamado de inteligência ampliada, uma espécie de camada extra de tecnologia às soluções de análise a partir de packs de dados.
Outra atitude é a conferência de documentos pessoais em processo de validação, que devem passar por checagem rigorosa das informações. Se possível, use também o reconhecimento facial como prova de vida.
Quer saber quais são as ferramentas à disposição da empresa para identificar fraudes e erros, a Base de Fraudadores é um importante recurso, já que possui mais de 400 mil registros reunidos.
Dicas para prevenção a fraude
Para te ajudar a evitar essa ação e implementação das melhores estratégias para diminuir essas ocorrências, selecionamos duas dicas importantes para atuar na prevenção à fraude na sua empresa.
Cuidado na contratação de novos profissionais
Antes de contratar qualquer pessoa, é importante fazer a checagem das informações do novo profissional na internet, incluindo sistema de proteção de crédito, redes sociais, entre outros.
É importante, se possível, até solicitar carta de referência de empresas que ele trabalhou, garantindo que, de fato, o novo contratado tenha uma reputação idônea ou antecedentes criminais.
Invista em tecnologias e empresas parceiras de confiança
Hoje em dia, para garantir um monitoramento de fraudes efetivo, é preciso contar com tecnologias que garantam acesso a bancos de dados atualizados e confiáveis, e com informações consistentes.
Hoje em dia, há muitos APIs que fazem a validação e a interpretação das informações enviadas pelos clientes, que também são submetidas a rigorosos sistemas de Inteligência Artificial, que fornecem insights relevantes e ajudam na tomada de decisões.
Mas lembre-se em investir sempre em tecnologias e empresas de confiança e que possuem reputação no mercado.
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Conclusão
A prevenção à fraude deve ser um cudiado continuo na sua empresa, se você naõ quer correr o risco de ter dados tanto da sua organização quanto dos seus clientes sendo usadas de maneira ilegal.
Por isso, tenha sempre empresas parceiras que te ajudem a manter seus dados e procedimentos internos protegidos de possíveis fraudes.
Esse cuidado inclui também os serviços financeiros oferecidos pela sua empresa. Se quer ter acesso às melhores soluções financeiras e de uma forma segura, conheça a Ewally, que oferece produtos, como conta digital, white label, Banking as a Service e muito mais.
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