Você já ouviu falar sobre unified commerce? Esse termo, em tradução para o português, quer dizer comércio unificado.
A proposta dessa solução é, como o próprio nome sugere, é unificar todos os canais de venda e atendimento de uma empresa, seguindo, basicamente, a mesma proposta do conceito do omnichannel, que utiliza uma única plataforma de compra.
Ao adotar o unified commerce, sua empresa possibilita uma experiência de compra mais satisfatória com base no perfil do consumidor, que está cada vez mais tecnológico e exigente.
Quer conhecer mais sobre esse conceito, o que é unified commerce e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio? Vem com a gente!
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O Que É Unified Commerce?
Como já explicamos no início deste artigo, unified commerce consiste no uso de um único sistema, que promove a centralização e a integração de todos os canais de um negócio, seja de venda ou atendimento.
Essa unificação é capaz de melhorar a transição de informações de clientes de forma simultânea e em tempo real, melhorando a experiência do seu cliente e tornando as operações mais lineares.
Por Que O Unified Commerce É Uma Tendência?
O unified commerce é uma tendência e o futuro para o e-commerce, principalmente, porque ele torna a experiência do consumidor muito mais fluída.
Clientes felizes e satisfeitos compram mais e isso significa mais vendas para a sua empresa. Sabemos que o comércio eletrônico é um setor muito concorrido e conquistar os clientes está cada vez mais difícil, visto a quantidade de ofertas atraentes.
Muitos varejistas já notaram que o segredo para o sucesso de uma loja virtual é a experiência do cliente. Dessa forma, muitas marcas têm investido pesado no unified commerce.
Com isso, as e-commerces estão aprimorando ainda mais seu ecossistema para melhorar a unificação dos canais, como site, redes sociais, loja física, aplicativos de mensagens, entre outros.
Muitas empresas varejistas já trabalham de uma forma harmoniosa em todos os seus canais, melhorando a comunicação e o relacionamento com os clientes.
Como Funciona O Unified Commerce?
O funcionamento do unified commerce depende de alguns aspectos importantes, que explicaremos nos tópicos seguintes. Continue lendo!
Navegação
Um dos principais fatores para a operação do unified commerce é a navegação. A proposta desse conceito é permitir que os consumidores naveguem entre as plataformas de uma forma muito mais fluida e facilitada.
Essa navegação precisa ser eficaz em todos os canais, que incluem, e-commerce, atendimento e redes sociais.
Transacionalidade
Outro aspecto importante da unified commerce é permitir aos clientes fazer transações de compra e pagamento, migrando entre os mais variados canais sem que ele seja interrompido.
Por exemplo: a ideia é que o cliente possa iniciar a transação no site e terminar no aplicativo da marca, por exemplo.
Aquisição
A aquisição no unified commerce está relacionada com a possibilidade de tornar um consumidor seu cliente.
Por isso, a ideia é aprimorar as áreas de logística de um e-commerce, permitindo, por exemplo, que o cliente possa comprar na loja online e retirar na loja física um determinado produto.
A intenção é que o cliente possa comprar e receber seu produto da maneira que for mais conveniente.
Consumo
Quando o assunto é o consumo, o unified commerce tem como objetivo proporcionar aos clientes todas as informações necessárias para auxiliá-lo na tomada de decisão de compra.
Nesse sentido, a ideia é usar diversos canais para tirar dúvidas do consumidor, como por meio de um chat, por exemplo.
Quais São Os Benefícios Do Unified Commerce?
Há muitos benefícios em adotar o unified commerce no seu negócio. Para você entender quais são as vantagens, listamos todas elas logo abaixo
Maior E Melhor Experiência Do Consumidor
Uma das mais importantes vantagens é proporcionar uma melhor experiência de compra para o seu cliente.
Ao integrar todos os canais em uma única plataforma, você consegue tornar o processo de compra mais fluido, rápido e eficiente, garantindo maior satisfação dos seus clientes.
Atração De Clientes Mais Conectados
Investir no unified commerce é benefício também porque ele favorece uma atração de clientes mais conectados. Hoje, boa parte dos consumidores faz pesquisas na internet antes de decidir pela compra, além de comparar preço pelo celular, etc.
Por isso, ao oferecer soluções modernas, você consegue conquistar cada vez mais clientes.
Maior Alcance Do Consumidor
O consumidor moderno busca marcas que garantam uma experiência mais cômoda e rápida.
Por isso, alcançar esses clientes e conquistá-los é uma forma de aumentar as suas vendas, já que a tendência é que eles prefiram marcas que atendem às suas necessidades tecnológicas.
Processos Mais Simplificados
O unified commerce traz também processos mais simples, diminuindo a necessidade de fazer com que seu cliente passe por processos burocráticos, como os pagamentos em diversos canais.
Fazer pedidos e pagamento em uma única experiência é ainda mais atraente para o seu consumidor.
Qual A Diferença Entre Unified Commerce X Omnichannel?
Unified commerce e omnichannel, embora tenham abordagens parecidas, não são a mesma coisa.
O unified commerce, por exemplo, tem como principal característica a utilização de uma única plataforma para viabilizar a integração.
No omnichannel, essa integração não acontece. Nesse caso, o consumidor pode começar um atendimento por meio de aplicativos de mensagem e concluí-lo por e-mail ou chat, sem precisar fornecer todas as informações de novo.
O omnichannel tem canais integrados, mas não possui o mesmo sistema.
Como O Unified Commerce Pode Ser Aplicado No Varejo?
Para aplicar o unified commerce, você precisa fazer um mapeamento da sua loja para entender como esse sistema pode ser implementado.
Entenda tudo que precisará ser feito para usar uma plataforma unificada, como, por exemplo, a experiência do seu cliente e qual o seu perfil de compra.
Descubra também qual a tecnologia usada no seu e-commerce e se ela é eficiente para adotar essa aplicação.
Faça uma pesquisa de satisfação e entenda como é o comportamento do seu cliente para, assim, desenvolver ações que atendam às suas necessidades.
Qual A Relação Do Unified Commerce Com Os Meios De Pagamentos?
Os meios de pagamento são igualmente importantes em um processo de compra, impactando diretamente a experiência do cliente.
Por isso, o ideal é que a sua loja virtual possa ter um parceiro de tecnologia financeira que se adapte à estratégia unified commerce.
Dessa forma, a plataforma de meios de pagamentos deve ser integrada com pagamentos digitais e físicos para que seja possível ter um controle maior das operações, desde a atração até o pós-venda.
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Conclusão
Quer oferecer uma experiência unified commerce? Então, a regra é encontrar uma plataforma que se adapte ao cenário da sua empresa e atende às suas necessidades.
Não se esqueça que os meios de pagamento também precisam fazer parte dessa solução. Saiba que a Ewally é a empresa certa para oferecer as melhores soluções de integração de meio de pagamento para a sua empresa.
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