A conciliação bancária é uma dos recursos indispensáveis para garantir uma boa gestão financeira de toda empresa, independente do porte e nicho de mercado.
Essa metodologia permite que você entenda melhor o saldo existente, fraudes, lançamentos errados, compras canceladas e valores não compensados e muito mais. Vem com a gente saber mais!
O que é e para que serve a conciliação bancária?

Conciliação bancária e fluxo de caixa: qual a diferença
Conciliação bancária: por que é indispensável para as empresas do varejo
Como fazer uma conciliação bancária da sua empresa [Passo a Passo]
Agora que você entende a importância dessa atividade para o seu negócio, vamos aprender como fazer conciliação bancária do jeito certo. Confira o passo a passo que preparamos para você!
1 – Prestação de Contas
O primeiro passo para adotar essa metodologia na sua empresa é implantar uma cultura de prestação de contas, onde você precisa fazer o registro diário das entradas e saídas na conta corrente da sua empresa.
Nessa etapa, inclua também tarifas e juros das operações, pois esses pagamentos têm um peso enorme no final do mês.
2 – Verifique Constantemente os Saldos
Manter uma rotina de conferência de saldos é fundamental, seja em uma conta corrente de uma instituição bancária tradicional ou em um banco digital.
Sempre que puder, verifique se os saldos iniciais e finais do controle interno estão corretos com os saldos do extrato bancário, pois, dessa forma, é possível evitar prejuízos financeiros.
3 – Fique de Olho nos Detalhes
No modelo de conciliação bancária ideal, esse processo também inclui uma análise minuciosa dos detalhes das contas da sua empresa. Essa conferência é imprescindível para verificar se todas as datas batem com as anotadas pelo controle interno.
Esse cuidado pode diminuir os riscos de possíveis encargos ou multas, nos casos de pagamentos em atraso, evitando gastos que não estavam previstos naquele período.
4 – Correção Imediata e Armazenamento
Sempre que houver qualquer divergência entre os dados do controle interno e da conta bancária, faça a correção imediata assim que notar as divergências.
Para se resguardar, guarde extratos, comprovantes de pagamento, mesmo que sejam transações feitas pelo Pix, além de notas fiscais, para ter acesso sempre que precisar, às informações da situação da área financeira da sua empresa.
Modelo de conciliação bancária [Planilha]
Para te ajudar a adotar esse procedimento na sua empresa, disponibilizamos planilha de conciliação bancária para download grátis. Clique no link abaixo e baixe agora mesmo esse modelo.
PLANILHA DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA