Open Finance é um tema que está em alta no mercado por se apresentar como uma evolução do open banking. Mas você sabe do que se trata esse sistema, como ele funciona e as principais vantagens de utilizá-lo?
Neste artigo, você encontrará essas e outras informações, além de entender como esse serviço pode te auxiliar nas rotinas financeiras da sua empresa.
O que é Open Finance?
Open finance – Banco Central é um sistema financeiro financeiro seguro, aberto e gratuito, que permite que o cliente possa acessar todas as suas informações bancárias e, se preferir, levá-las para outra instituição bancária onde quiser, sem ter que começar do zero.
Open Banking ou Open Finance?
E nesse contexto, você pode estar se perguntando: mas o que é open banking? Calma, pois vamos explicar as principais diferenças entre ambos os termos, que deixam muita gente confusa.
Open Banking é um sistema que possibilita um maior relacionamento entre bancos e fintechs no que diz respeito aos dados cadastrais que podem ser compartilhados entre esses agentes financeiros.
A partir do lançamento, em 2018, desse sistema por parte do Banco Central, os clientes passaram a ter controle sobre os dados, podendo levá-los para outros bancos sem ter que começar tudo do zero.
Já o Open Finance, considerado uma evolução do Open Banking, é uma expansão do formato original e, desta vez, ampliará essa relação e possibilitará que outras organizações tenham acesso aos dados bancários dos clientes.
Como funciona o Open Finance?
Neste novo sistema financeiro, uma pessoa poderá pegar todos os seus dados registrados em uma instituição e as levar para onde preferir, como corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio, sem começar tudo de novo em termos de cadastro e histórico, etc.
Ou seja, com o Open Finance – Banco Central, se você autorizar, todas essas instituições que passam a compor o novo sistema financeiro também poderão ter acesso às suas informações no mesmo ambiente dos bancos.
Quais as Vantagens do Open Finance?
Agora que ficou mais claro o que é Open Finance, vamos entender um pouco quais as vantagens que esse novo sistema garante para as instituições financeiras e também para os clientes. Confira!
Gestão Financeira Consolidada
Com o novo sistema do Banco Central, os clientes poderão movimentar todos os seus dados, incluir informações bancárias e dados de seguros, por exemplo, em um único lugar, podendo controlar melhor suas finanças.
Praticidade
Após a conclusão da última fase de implantação do Open Finance – Banco Central, os clientes terão muito mais praticidade, já que será possível acompanhar as informações de todos os bancos onde possui conta de uma só vez.
Mais Personalização
O Open Finance vai permitir que pessoas jurídicas e físicas tenham as melhores ofertas de produtos e serviços, já que as instituições que você escolher compartilhar seus dados poderão oferecer produtos mais atraentes com base no seu histórico e perfil.
Autonomia
Outra grande vantagem é uma maior autonomia para os clientes, já que o novo sistema descarta as burocracias internas que, hoje, são uma barreira na hora de mudar de banco ou escolher uma seguradora, por exemplo.
Quais as fases do Open Finance?
A 1ª fase do Open Finance começou em fevereiro de 2021, onde foram abertas as informações das instituições participantes, os produtos e serviços oferecidos como poupança, operações de crédito, pagamento e também os seus canais de atendimento.
A 2ª fase está relacionada ao compartilhamento de dados cadastrais, transações das contas correntes, cartões e operações de crédito entre instituições.
A partir do 30 de agosto entra em operação a 3ª fase, onde será permitida a iniciação de pagamentos de qualquer conta e compartilhar as propostas de crédito.
No 15 de dezembro está prevista a 4ª e última fase, que é a continuação da segunda, mas, nesta, incluirá outras operações, como investimentos, seguros, câmbio, dentre outros.
Quem Pode Aproveitar o Open Finance?
O Open Finance – Banco Central pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas elegíveis, desde que utilizem canais digitais e que possuam produtos e serviços financeiros seguindo as regras e as fases determinadas pelo Banco Central.
Inclusive, a pandemia do coronavírus acelerou ainda mais a utilização dos serviços bancários digitais.
Segundo uma pesquisa realizada pela FIS, em conjunto com o Ipsos, revelou que 50% dos entrevistados utilizam app ou banco digital para fazer operações financeiras.
Quais Instituições participam do Open Finance?
Instituições financeiras de pagamento e outras empresas autorizadas pelo Banco Central, como corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio, entre outros, podem participar do novo sistema.
Vale lembrar que algumas instituições, como bancos e fintechs, já participam de forma obrigatória, desde o início do Open Finance. No entanto, a participação das demais instituições é facultativa.
Quais Informações Serão Compartilhadas?
O novo sistema permite o compartilhamento de dados das instituições financeiras, como canais de atendimento, produtos e serviços, informações cadastrais dos clientes, contas bancárias, cartão de crédito e operações de crédito.
Ao finalizar de todas as etapas será possível ainda compartilhar dados, como serviços de credenciamento em arranjos de pagamentos, seguros, investimentos, operações de câmbio, e previdência.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
A verdade é que o Open Finance trará uma série de benefícios para os clientes, que poderão escolher onde compartilhar os seus dados, evitando todo aquele processo lento e burocrático, que ocorre em uma migração de banco ou ao contratar um seguro.
Com isso, não tem como negar que a competição entre as instituições financeiras e bancárias ficará mais acirrada, pois, com mais autonomia, os clientes podem mudar de banco quando quiserem.
Se você está em busca das melhores vantagens para você e seus clientes, conheça a Ewally, uma fintech que oferece produtos financeiros modernos e de alta qualidade, como conta digital, cartão de crédito, débito, pré-pago, soluções White Label, private label e muito mais.
Quer saber mais sobre as nossas soluções financeiras e como podemos tornar a sua empresa muito mais competitiva?
Então, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um dos nossos especialistas