A prevenção de perdas é uma estratégia muito importante para empresas de diferentes setores que precisam prevenir, combater e eliminar potenciais perdas, garantindo a proteção do patrimônio da companhia, evitando furtos e diferentes tipos de fraudes.
Você sabia que o índice de perdas do segmento do varejo em 2018 chegou a 1,38% sobre o faturamento líquido das empresas?
Isso é o que revela o levantamento feito pela ABRAPP (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), que revela ainda que essa perda equivale a aproximadamente R$ 21,46 bilhões.
Entre os setores que apresentaram as maiores perdas estão os supermercados, com 2,05%, o segmento de perfumaria, com 1,92% e também a área de esportes, que chegou a 1,80%.
Quer saber como elaborar uma gestão prevenção de perdas e manter a sua empresa sempre com uma saúde financeira protegida e com os lucros esperados?
Então, vem conhecer os benefícios de adotar essa metodologia, os tipos de perdas existentes e como aplicar essa estratégia na sua empresa de varejo! Dá uma olhadinha!
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O que é prevenção de perdas?
É um conjunto de estratégias para evitar desperdícios nas empresas e evitar gastos desnecessários, contribuindo para a conscientização das companhias de que o resultado somente será alcançado com o envolvimento de todos os setores.
A proposta para que essa metodologia dê certo é tornar os processos eficientes, utilizar tecnologia avançada, manter sempre as informações atualizadas e integradas, além de acompanhar indicadores de desempenho das métricas mais importantes para a empresa.
De maneira prática e resumida, para você que quer entender o que é prevenção de perdas, esse método é uma combinação de atividades para o gerenciamento e monitoramento das atividade das empresas no que tange às perdas financeiras, humanas, de imagem e físicas.
Prevenção de perdas: conheça os tipos mais comuns
Dentro de uma organização, independente do setor e do porte, há os mais diferentes tipos de perdas que, inclusive, podem levar uma empresa à falência.
Listamos aqui as principais e que todo empresário precisa ficar de olho para evitar problemas de ordem financeira!
Furtos
Para os empresários que querem implantar a prevenção de perdas no varejo, é importante ficar de olho nos furtos, mesmo aqueles em pequenas quantidades que, sem dúvida, podem somar um valor considerável quando somados.
Aliás, vale lembrar que esses furtos não somente aqueles quando um consumidor entra em uma loja e leva um produto sem pagar, uma vez que é possível que essas situações aconteçam também por parte de funcionários, que podem lesar a empresa.
Nesses casos, é importante que punições sejam aplicadas para evitar a ocorrência de situações como essa, diminuindo as chances de que elas aconteçam constantemente.
Consumo dentro do estabelecimento
Outra situação que também deve ser evitada é o consumo de produtos dentro do estabelecimento, principalmente, os empreendimentos de gêneros alimentícios, como supermercados, por exemplo.
Isso porque, consumidores podem violar a embalagem e consumir itens dentro da loja ou supermercado sem passar pelo caixa para fazer o pagamento.
Troca de etiquetas ou de embalagens
Em seu plano de ação de prevenção de perdas, é importante também ficar de olho na troca de etiquetas ou de embalagens. Muitas vezes, os consumidores tiram a etiqueta de um determinado produto e trocam por outro de valor menor.
Dessa forma, o item com um valor mais alto é retirado de sua embalagem original e colocado em outro, com um preço inferior, o que acaba gerando prejuízos para as empresas.
Quebras
As quebras de produtos são danos muito comuns na rotina de empresas do varejo, normalmente, ligadas ao manuseio de itens sem o cuidado devido.
Essas situações podem ocorrer quando um item é entregue, por exemplo, ou mesmo durante o manuseio ainda dentro das empresas tanto por funcionários quanto por clientes. Por isso, é sempre importante desenvolver ações para diminuir esses problemas.
Produtos vencidos
No checklist prevenção de perdas, os produtos vencidos também entram na lista de itens que precisam ser observados, já que o prazo de validade dos produtos expiram, sendo uma perda irremediável.
Lembrando que um produto vencido pode causar problemas de saúde aos consumidores e também sua venda é proibida.
Sendo assim é importante que sua empresa crie estratégias de como controlar produtos vencidos, além de poder gerar contaminação de outros produtos.
Falhas de administração
As falhas de administração também devem entrar na lista de prevenção de perdas, que podem gerar muito prejuízo nos caixas das empresas.
Nessas situações, é possível ocorrer falta de organização por parte dos funcionários, precificação imprópria, processos manuais desatualizados, erros em registros e controle de estoque inadequado, entre outros.
Deteriorações
Há também as perdas que ocorrem em razão da deterioração de produtos que, diferente dos itens que passam do prazo de validade, nesses casos eles estragam antes da validade.
Geralmente, entre as causas mais comuns estão a conservação irregular nas gôndolas e também no estoque, falta de controle contra pragas e insetos ou, até mesmo, manuseio incorreto.
Benefícios da prevenção de perdas no varejo
Um plano de ação prevenção de perdas pode garantir as mais variadas vantagens para a sua empresa como, por exemplo, a redução de perdas por conta de avarias, desperdícios, frutos, roubos, expiração de prazos de validade, entre outros.
Outra vantagem ao adotar essa metodologia é aumentar a produtividade da equipe com a realização de treinamentos no sentido de manusear os produtos de forma correta e monitorar o comportamento dos consumidores dentro dos estabelecimentos.
Os benefícios das ações de prevenção de perdas também incluem uma melhora no atendimento aos consumidores, garantindo uma experiência de compra satisfatória.
Todas essas ações são capazes de aumentar o faturamento da loja com relação à venda de produtos que deixam de ser perdidos, alcançando, inclusive, uma maior lucratividade, tornando possível investimentos em vários setores.
O que faz um fiscal de prevenção de perdas?
Um fiscal que atua na gestão de prevenção de perdas é responsável por fazer a fiscalização de entrada e saída de funcionários, clientes, fornecedores e mercadoria em lojas.
Esse profissional deve identificar o comportamento de pessoas suspeitas e garantir o atendimento às normas de segurança e processos administrativos, no sentido de zelar pelo patrimônio pessoal e físico de uma empresa.
Qual o salário de um fiscal de prevenção e perdas?
Hoje em dia, o profissional que atua na prevenção dessas perdas tem, em média, um salário de 1.388,00. Inclusive, antes de se tornar um fiscal de prevenção de perdas, muitos profissionais eram fiscais de lojas e promotores de vendas.
A verdade é que a passagem por diversos setores garante uma bagagem maior para realizar as atividades de forma mais eficiente.
Fiscal de prevenção de perdas tem direito à periculosidade?
Não há uma lei que determina que esse profissional tem direito à periculosidade. Isso porque, recentemente, a Justiça do Trabalho negou um processo para um trabalhador que solicitou o benefício. No entanto, a Justiça analisa os casos de forma individual.
Existe um curso de prevenção de perdas?
Existem sim. Para atuar nessa área, há um curso de Prevenção de Perdas, que oferece uma qualificação livre e profissionalizante, além de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional.
Ao fazer esses cursos, os profissionais tornam-se capazes de atuar na Gestão de Perdas das empresas, implantando ferramentas e práticas para aumentar a eficiência de um negócio.
Como fazer um plano de ação para prevenção de perdas no varejo?
Um bom plano de ação prevenção de perdas deve levar uma série de aspectos em consideração para que, de fato, essas ações geram os resultados esperados, garantindo melhor rendimento e, consequentemente, o faturamento. Confira quais são eles!
1. Implemente soluções de segurança e monitoramento
Para os empreendedores que desejam ter ações de prevenção eficiente, implantar soluções de segurança e monitoramento é importantíssimo.
Hoje em dia, é possível encontrar soluções modulares e customizáveis para empresas do varejo, como ferramentas e aplicativos de gestão, que oferecem recursos de circuitos internos, supervisão do ambiente e vigilância eletrônica de produtos, que são aquelas etiquetas que disparam alarmes na saída da loja.
Para garantir uma prevenção de perdas no varejo, invista em recursos, como câmeras de alta definição, que ajudam as empresas a identificar possíveis infratores.
É importante que você coloque avisos por todo o estabelecimento informando sobre a presença de câmeras, pois essa atitude ajuda a evitar furtos. Use também espelhos pela loja, pois muitos cantos podem ficar fora da visão das câmeras.
Uma dica é usar estantes com portas de vidro, caixas de acrílicos para expor, mas ao mesmo tempo, proteger os produtos de alto valor agregado.
2. Faça o gerenciamento de estoque
Um dos fundamentos da prevenção e controle de perdas é fazer o gerenciamento eficiente de estoque, mantendo o nível ideal de itens.
Por outro lado, produtos parados no estoque também podem gerar prejuízos em razão dos custos de estocagem e deterioração dos itens. Sendo assim, para evitar que essas perdas ocorram, não deixe de investir em um bom software para controle de inventário.
Além disso, é importante também que esse setor esteja coberto por um sistema de monitoramento, pois grande parte do patrimônio de uma empresa está justamente nesse local.
Câmeras de monitoramento servirão para proteger o patrimônio da sua loja. Estabeleça também um controle de acesso ao local, mantendo rígidos critérios para acessar o setor.
Além disso, mantenha também as instalações de estoque sempre limpas e organizadas para diminuir a perda de produtos.
3. Ofereça treinamento para a equipe
Uma boa gestão prevenção de perdas também oferece uma rotina de treinamentos contínuos para as equipes dos mais diferentes setores.
Por isso, é importante que essas capacitações ocorram com os trabalhadores internos e também com aqueles que serão contratados pelas empresas.
Nesses treinamentos, lembre-se de informar os candidatos sobre as normas da empresa, alertando-os sobre a existência de câmeras e os efeitos que práticas ilícitas podem trazer para o profissional.
Durante os treinamentos, é importante ensinar os profissionais sobre como agir durante o trabalho e como identificar atitudes suspeitas para evitar os furtos e roubos.
4. Invista em gateways de pagamento
Entre os fundamentos da prevenção e controle de perdas está investir em gateways de pagamentos, recursos oferecidos pelo mercado de pagamento, que são essenciais para companhias dos mais diversos setores.
Isso porque, o checkout é um dos recursos mais importantes do varejo e também onde acontecem fraudes.
Por isso, para evitar perdas, como fraudes, por exemplo, invista em gateways de pagamento que oferecem APIs eficientes, seguros e transparentes.
Uma boa opção para diminuir essas fraudes é optar por uma solução private label, como um cartão de crédito, que é emitido pela própria loja para que os consumidores possam fazer compras no estabelecimento com segurança e muitos outros benefícios.
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Conclusão
A prevenção de perdas é uma estratégia muito importante para empresas de varejo dos mais variados portes e segmentos, pois uma gestão eficiente evita situações, como roubos, furtos, consumo dentro do estabelecimento, troca de etiquetas, quebras, entre outros.
Para que as ações de prevenção realmente gerem resultados, não deixe de implementar soluções de segurança e monitoramento, fazer o gerenciamento de estoque, manter rotinas de treinamento para a equipe e usar um bom gateway de pagamento.
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