Não tem como negar que a tecnologia invadiu o nosso dia a dia e revolucionou a forma como fazemos negócios, certo?
Exemplo disso é a utilização de plataforma de pagamento para a realização das mais diversas transações financeiras.
Para se ter uma ideia da força desse mercado, um levantamento realizado pelo IDC, na América Latina, revelou que seis em cada 10 brasileiros usam uma plataforma de pagamento online no dia a dia, o que demonstra um interesse significativo pelos meios digitais por parte da população.
Se quer adotar esse recurso na sua empresa, mas não sabe como escolher as melhores plataformas do mercado, esse artigo é para você.
Selecionamos 10 dicas para que consiga escolher o sistema ideal para o seu modelo de negócio.
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O que é uma plataforma de pagamento?
Para mergulharmos nesse assunto, é importante que fique bem claro o que é uma plataforma de pagamento e quais as vantagens que ela pode agregar para o seu negócio.
Esse recurso consiste em um sistema de gerenciamento e intermediação de cobranças e pagamentos por meio da internet, oferecendo métodos, como cartão de crédito, emissão de boleto bancário, entre outros.
Como escolher uma plataforma de pagamento?
As melhores plataformas de pagamento online de 2020 já se consolidaram no mercado, e antes de escolher a sua para 2021, saiba que você precisará levar em consideração alguns aspectos que são determinantes para a viabilidade das operações.
É preciso observar quais são os níveis de segurança proporcionados pelas plataformas, quais são as taxas praticadas e se há integração com outras ferramentas.
Fique de olho em questões como antecipação de recebíveis, experiência dos usuários, suporte oferecido pela plataforma e se ela está de acordo com as regulamentações exigidos pelos órgãos reguladores.
Mas para você não deixar nada passar na hora de escolher um sistema de pagamento online, vamos detalhar cada um desses cuidados logo abaixo. Confira!
10 dicas para escolher a plataforma de pagamento ideal
Para oferecer os melhores serviços financeiros aos seus clientes, entender quais os cuidados necessários antes de contratar uma plataforma de pagamento é essencial, já que o mercado oferece as mais diferentes opções.
Listamos aqui 10 dicas para escolher o sistema mais adequado para o seu modelo de negócio.
1 – Credibilidade junto ao público consumidor
Antes de decidir por uma determinada plataforma de pagamento online, observe qual é a reputação junto ao consumidor. Converse com outras empresas que usam esse sistema, pesquise na internet o que as pessoas estão falando sobre ela.
Quais os pontos fortes e fracos? Ao entender a credibilidade junto ao público, você saberá se, de fato, essa plataforma se adequa às suas necessidades e valores da sua empresa.
2 – Antecipação de recebíveis
Se você deseja ter acesso às melhores formas de receber pagamentos online, escolha uma plataforma que ofereça antecipação de recebíveis.
Isso porque, esse recurso permite que os lojistas possam retirar os valores das suas vendas parceladas antes de serem totalmente quitadas, o que auxilia no seu fluxo de caixa e ajuda na alimentação do estoque de forma constante.
3 – Segurança completa – Sistema antifraude
A segurança é prioridade na hora de fazer qualquer tipo de transação financeira. Por isso, os meios de pagamento online devem contar com um bom sistema antifraude.
Esse recurso basicamente é uma certificação de que a loja online protegerá os dados dos seus clientes. Já para o lojista, esse sistema impede que compras consideradas suspeitas sejam aprovadas ao analisar dados e históricos dos consumidores.
4 – Plataforma com tarifas flexíveis
Para garantir a saúde financeira e lucro para a sua companhia, fique de olho também nas tarifas cobradas pela meios de pagamento.
Normalmente, essas empresas cobram um percentual com base na quantidade de transações realizadas e no número de parcelas.
5 – Formas de pagamento para e-commerce
As formas de pagamento também devem ser vantajosas para os seus clientes. Por isso, certifique-se que as plataformas de pagamento para e-commerce oferecem variações, como débito em conta, cartão de crédito, boleto, entre outros.
Garantir boas formas de pagamento impactará diretamente nas suas vendas e também no ticket médio.
6 – Experiência do usuário
A experiência do usuário é determinante para o sucesso de uma transação financeira. Dessa forma, você precisa assegurar que seu cliente tenha facilidade de navegação na hora de fazer um pagamento online.
A plataforma contratada deve suportar o volume de transações e também comportar o aumento de tráfego em datas de grande quantidade de vendas.
As etapas entre o carrinho de compras e a confirmação do pagamento precisam ser as mais curtas possíveis. Tudo isso fará com que seus clientes sintam-se mais seguros ao fazer uma compra no seu e-commerce.
7 – Assistência e suporte 24 horas
Um bom meio de pagamento digital deve oferecer assistência e suporte 24 horas para a sua empresa.
Isso porque, você precisa ter a segurança que terá auxílio em caso de dúvidas ou em algum problema técnico durante a sua operação.
8 – Regulamentação BACEN
O meio de pagamento contratado também precisa cumprir as regulamentações do BACEN (Banco Central), que dispõe sobre a operação das instituições financeiras e de pagamento.
9 – Integração com o site da loja
A integração da plataforma de pagamento com a sua loja virtual determinará o sucesso das transações online.
Esse sistema deve garantir que o meio de pagamento ofereça integrações com outras ferramentas utilizadas pela sua loja, como seu sistema de gestão financeira e plataforma de marketing, por exemplo.
Isso porque, além de diminuir a incidência de erros, uma boa integração aumenta a produtividade e a escalabilidade do seu negócio.
10 – Checkout transparente
Por fim, o checkout transparente é um item que merece sua total atenção na hora de fazer a contratação de um gateway de pagamento. Na fase de conclusão de compra, seu cliente precisa sentir total confiança nas transações do seu site.
Um checkout transparente e seguro possibilita que o consumidor finalize a compra sem precisar sair da sua loja, o que garante maior profissionalismo e agilidade nos processos.
Com isso, você certamente terá maior conversão de vendas, diminuindo, inclusive, a taxa de abandono de carrinho.
Conclusão
A plataforma de pagamento é um recurso imprescindível nas mais diversas transações financeiras, mas saber como escolher o sistema certo para seu modelo de negócio é importantíssimo.
Por isso, analise bem todos os pontos apresentados nesse artigo antes de contratar um gateway de pagamento para a sua loja virtual. Segurança, agilidade e transparência são itens inquestionáveis na hora de adotar uma plataforma.
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