Em um mercado tão competitivo, conhecer as melhores estratégias de vendas no varejo é essencial para garantir não somente a sua sobrevivência, mas também ter lucros significativos.
E nesse sentido, as previsões para o setor nos primeiros de 2023 requerem uma dose de atenção. Isso porque, a previsão do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) é que as vendas do varejo sofram uma queda no início de 2023.
A expectativa é que a receita do setor fique abaixo neste mês de janeiro de 2023, uma queda de 6,4% em comparação com o mesmo período de 2022.
Então, é hora de colocar em prática as melhores estratégias para aumentar as suas vendas no varejo. Vem com a gente!
O Que Significa Vendas No Varejo?
Vendas no varejo faz parte de uma modalidade de negócio onde as empresas comercializam produtos diretamente com o consumidor final; normalmente, essas negociações são realizadas por meio de uma loja física ou online.
Neste setor, os gestores e donos de loja precisam levar em consideração uma série de fatores para estimular as vendas no varejo, como sazonalidades, comportamento do cliente e também o cenário econômico do país.
Como Funciona As Vendas No Varejo?
Diferente do atacado, onde os produtos são vendidos em lotes ou em grandes quantidades, as vendas no varejo ocorrem, normalmente, por unidade, com preços estabelecidos a partir de uma média de preço do mercado e também da sazonalidade.
Nessa modalidade de vendas, os preços dos produtos tendem a ser mais altos, especialmente, por conta da comercialização unitária dos itens. A vantagem é que, nesse caso, os consumidores conseguem parcelar o pagamento.
Uma das formas de pagamento mais usadas nas vendas no varejo é o cartão de crédito e boleto bancário, mas com a consolidação do pix, ele também tem se tornando uma das modalidades de pagamento mais usadas.
Quais São As Melhores Ações Para Aumentar As Vendas No Varejo?
Se você quer se destacar, independente, se as suas vendas no varejo acontecem online ou offline, ou seja, em lojas físicas, conhecer as melhores ações para aumentar as suas vendas é essencial nesse mercado tão competitivo.
Para te ajudar a potencializar as vendas do seu e-commerce ou loja física, confira as nossas dicas!
Mantenha-Se Ativo Nas Redes Sociais
Mesmo que você seja uma loja física, saiba que, hoje em dia, a presença nas redes sociais é essencial. Porém, muito mais do que ter um perfil nesses canais, você precisa se manter ativo.
E isso significa interagir com a sua audiência, divulgar os seus produtos, descontos e promoções. Se tiver uma loja de roupa, por exemplo, é preciso mostrar ao seu público as peças disponíveis de maneira constante. Se possível, várias vezes ao dia.
Não deixe de responder mensagens, comentários e até criar publicações que engajem o seu público, fazendo pesquisas de opiniões, sorteios, etc.
Capacitar Sua Equipe Em Vendas
Hoje em dia, o setor de vendas no varejo está sempre em constante evolução. Nesse sentido, novas tecnologias e tendências surgem todos os dias.
Então, manter a sua equipe capacitada é extremamente importante, principalmente, quem atua no varejo online.
Estabelecer Metas Claras
Já ouviu aquela máxima “Se você não sabe aonde quer chegar, nenhum vento lhe é favorável”? Pois bem, ela cai muito bem para quem quer aumentar as vendas no varejo.
Para fomentar os negócios, é preciso definir metas claras e alcançáveis. De nada adianta criá-las se você não conseguir alcançá-las. Por isso, estabeleça metas objetivas e determine um período para atingi-las!
Defina os produtos que deseja focar. Está com muitos produtos de beleza parados no estoque do seu e-commerce? Quer aumentar as vendas de itens novos e de lançamento? Quer aumentar as vendas gerais do seu negócio?
Independente de quais sejam as suas metas, é importante traçá-las para, assim, alcançá-las.
Fidelizar Seu Cliente
Hoje em dia, a concorrência é grande e os canais de divulgação estão cada vez mais facilitados. Por isso, para vender e também para fidelizar seu cliente, você precisa oferecer algo a mais para que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.
Para quem faz vendas no varejo, é possível oferecer programas de desconto, cashback, promoções exclusivas e muito mais.
Para fidelizá-lo, lembre-se de proporcionar uma experiência completa para o seu cliente; de preferência, aquela que seu concorrente não disponibiliza.
Ofereça Vários Canais de Atendimento
Uma das melhores dicas para aumentar as vendas no varejo é oferecer vários canais de atendimento. Já imaginou se seu cliente precisar tirar uma dúvida sobre um produto e não conseguir? Certamente ele vai procurar a concorrência.
Além disso, hoje em dia, os consumidores usam canais variados para se comunicar com as empresas; por isso, para atender os novos hábitos dos clientes, é fundamental que ele possa te encontrar com facilidade.
Além de canais de telefone, tenha também atendimento pelo chat, WhatsApp, direct de redes sociais e por aí vai.
Lembre-se que quanto mais facilitado for o atendimento, mais chances sua empresa tem de aumentar as vendas no varejo, seja online ou offline.
Ouça O Seu Cliente
Não basta ter vários canais de atendimento, é preciso saber ouvir o cliente com cuidado e total atenção. Isso é fundamental para que possa entender as dores e necessidades do seu consumidor para que, dessa forma, seja possível oferecer o melhor serviço e produto
Hoje em dia, os clientes buscam atendimentos cada vez mais personalizados, e ouvir os clientes é o caminho certo para uma relação próxima com o seu público e, claro, para aumentar as suas vendas no varejo.
Ofereça Diferentes Meios De Pagamento
Outro cuidado fundamental para aumentar as vendas no varejo é disponibilizar aos seus clientes meios de pagamentos. Saiba que ter em mãos diferentes formas de pagar pelas compras impacta diretamente na decisão de compra.
Lembre-se que, quando o cliente não tem disponível o meio de pagamento que ele precisa ou que cabe no seu orçamento, possivelmente, ele vai procurar outra marca que ofereça os meios de pagamento que são mais vantajosos.
Por isso, invista em uma diversificação de pagamento para aumentar as vendas no varejo, como boleto bancário, cartões com várias bandeiras, transferência, pix, débito, etc.
Conclusão
Agora que você já sabe quais as melhores estratégias para aumentar as vendas no varejo, chegou a hora de colocar a mão na massa e potencializar o seu negócio.
Na hora de escolher as melhores formas de pagamento para o seu cliente, conheça a Ewally, a melhor solução para sua empresa receber ou fazer pagamentos.
Com a Ewally, sua empresa pode integrar diretamente os meios de pagamento e recebimentos, garantindo muito mais facilidade para os seus clientes pagarem e mais rentabilidade para sua operação.
E o melhor é que a integração é rápida e fácil, permitindo que sua empresa ofereça para seus clientes o pix como meio de pagamento ou recebimento.
Na Ewally, você não tem taxa de adesão e nem mensalidade, sendo que sua empresa paga apenas pelas transações realizadas.
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