Nos últimos anos, o banco de varejo tem ganhado espaço no mercado, conquistando consumidores dos mais diversos segmentos.
Isso porque, esse formato de banco é capaz de oferecer soluções completas e personalizadas para atender o público nos mais diferentes aspectos. Quer saber como se tornar um banco neste modelo? Vem com a gente!
O Que São os Bancos de Varejo?
Vamos começar por entender o que é um banco de varejo. Saiba que esse modelo de banco oferece serviços e produtos financeiros diretamente para os consumidores finais, ou seja, para as pessoas físicas.
Aliás, esse tipo de banco tem a permissão de ofertar serviços tradicionais bancários, como contas corrente e poupança, empréstimos pessoais, cartões de crédito, débito, seguro, entre outros.
Qual a Proposta por Trás dos Bancos de Varejo?
A proposta do banco de varejo no Brasil é disponibilizar soluções financeiras para o seu público de maneira completa, mas de uma forma muito mais precisa e eficiente.
A intenção é ser muito mais do que um centro de venda e agregar serviços que, de fato, possam contribuir com a jornada de compra dos consumidores, facilitando também o dia a dia das pessoas.
E esse formato de banco de varejo é muito vantajoso para as empresas devido a proximidade e o relacionamento com o cliente, que possibilita um conhecimento mais aprofundado sobre as necessidades e dores do seu público.
Dessa forma, as lojas varejistas têm a oportunidade de criar soluções que realmente façam diferença na vida do consumidor, agregando ainda mais valor à marca, além de promover a inclusão financeira e a desburocratização dos serviços financeiros.
Essa forma de atuação de bancos do varejo também contribui para promover a inclusão financeira colaborando, assim, com o processo de desbancarização.
Quais Os Serviços Oferecidos Pelos Bancos De Varejo?
O banco de varejo pode oferecer os mais diversos produtos aos seus clientes. Entre os principais podemos citar conta corrente e poupança, empréstimos, cartão de débito, de crédito, pré-pago, financiamentos, aplicações, transferências via TED, DOC e Pix.
Como Opera um Banco de Varejo?
Diferente de uma instituição bancária convencional, que exige uma série de burocracias para que o cliente possa abrir uma conta corrente, solicitar um cartão de crédito ou empréstimo, em um banco comercial de varejo, a burocracia é bem menor.
Além disso, essa proposta de banco, geralmente, não cobra tarifas para as operações, como depósito, transferência, extrato e tampouco mensalidades.
Esse tipo de banco oferece soluções, como conta corrente, cartão de crédito e outros serviços sem precisar passar por aquele processo de aprovação, que hoje é feito pelas instituições bancárias tradicionais.
Qual A Diferença Do Banco De Atacado E Varejo?
O banco de atacado e o banco de varejo não são a mesma coisa. Isso porque, a principal diferenças entres eles é justamente seu foco de atuação.
O banco de varejo destina-se às pessoas físicas; já o banco de atacado tem como finalidade a atração de pessoas jurídicas, empresas e órgãos governamentais.
Além disso, no banco de varejo, o lucro fica por conta dos juros e taxas cobrados pelos serviços ofertados. No caso do banco do atacado, o lucro está relacionado com a diferença na margem de juros de credores e devedores.
Quais as Vantagens dos Bancos de Varejo para Empresas e Clientes?
Atualmente, um banco de varejo no Brasil garante uma série de vantagens para os clientes, mas principalmente contribui para a desburocratização dos processos como, por exemplo, a concessão de empréstimos, que é muito morosa.
Outra vantagem é que, para solicitar os serviços bancários, basta o cliente se dirigir a uma loja varejista para abrir uma conta em poucos minutos ou solicitar um empréstimo, que pode ser concedido de forma rápida.
O horário de atendimento também é um benefício desse tipo de banco, já que o funcionamento inclui também feriados e finais de semana, já que essas lojas varejistas costumam ficar abertas nesses dias, algumas, até 24 horas.
Para as empresas, as vantagens também são inúmeras, como estimular a fidelização dos clientes, aumentar o poder de atração e conquistar novos públicos para a marca.
Além disso, os bancos de varejo também tornam as empresas muito mais competitivas, o que aumenta o seu portfólio de produtos e serviços, além de gerar novas oportunidades de venda, garantindo um incremento na receita.
Como os Bancos de Varejo Podem Aprimorar os Seus Serviços?
Mas em um ambiente tão competitivo, como um banco de varejo pode aprimorar os seus serviços para se destacar no mercado e ganhar a preferência dos clientes? Selecionamos aqui algumas atitudes que podem trazer benefícios para a sua loja varejista!
Foco na experiência positiva
Hoje em dia, os consumidores estão muito mais exigentes e buscando sempre os melhores serviços bancários. Para atender um público muito mais consciente, as empresas estão investindo na experiência de marca positiva.
Dessa forma, essas empresas oferecem experiências muito mais agradáveis e eficientes em todos os canais, incluindo os físicos e os digitais.
Reformulação dos negócios
Um banco comercial de varejo também precisa reformular os seus negócios para acompanhar as transformações do mercado financeiro, que anda a passos largos.
Com isso, é importante que essas empresas varejistas invistam no aprimoramento estrutural dos seus sistemas, que inclui tecnologia, estrutura física, sistemas modernos, capacitação de equipes e por aí vai.
É preciso também utilizar métodos mais rápidos e modernos, além de reorganizar o modelo de trabalho e o setor de atendimento.
Inovação para além dos aplicativos
As inovações tecnológicas estão presentes em todas as áreas da nossa vida. Hoje em dia, fazemos tudo pelo celular, desde compra, pagamentos, pedidos de comida e muito mais.
No caso dos bancos, tudo acontece por meio do internet banking, que está entre os canais mais usados pelos brasileiros com conta em banco.
Diante disso, a tendência é que as instituições invistam em soluções omnichannel e canais mais dinâmicos, como assistentes de voz e também chatbots, que garantem maior agilidade na oferta dos serviços e na solução dos problemas.
Qual o Futuro dos Bancos de Varejo?
O futuro dos bancos de varejo é muito promissor para os próximos anos. Isso porque, como esse formato de serviço é baseado no embedded finance, ou seja, em empresas que não possuem core business, a tendência é que novos negócios se interessem por esse formato.
Sendo assim, a expectativa é que surjam mais bancos de varejo, já que as empresas não vão querer perder espaço para os seus concorrentes. Além disso, a criação de novos bancos também é impulsionado pelo acesso da população de baixa renda aos serviços.
Qual O Papel Das Fintechs No Banco De Varejo?
As fintechs auxiliam empresas a disponibilizarem produtos financeiros aos seus clientes sem a necessidade de ter provedores de bancos centrais, garantindo integração de sistemas de uma forma mais facilitada, por meio de API’s.
Com isso, empresas de diversos setores podem ofertar serviços financeiros de uma forma ainda mais facilitada.
Como se Tornar Um Banco de Varejo?
Para se tornar um banco de varejo, o empresário precisa buscar uma empresa que ofereça soluções de Banking as A Service e API ‘s modulares, que permitem que os serviços financeiros possam ser incorporados à rotina de trabalho das suas empresas.
Normalmente, esse tipo de solução é oferecida por empresas como a Ewally, que oferece produtos de marca branca, onde é possível personalizar os serviços de acordo com a sua necessidade e incluir a sua marca, como se fosse tivesse desenvolvido os produtos.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
A verdade é que o banco de varejo já é uma realidade e grandes varejistas já utilizam esse formato de trabalho para atrair seus clientes, aumentar a renda e fidelizar seus consumidores.
Mas lembre-se que, para isso, você precisa contar com uma empresa que ofereça as melhores soluções financeiras para o seu formato de negócio.
Na hora de oferecer os melhores serviços para o seu cliente, seu lugar é na Ewally, uma fintech que disponibiliza produtos financeiros modernos, como conta digital, cartão de crédito, débito, pré-pago, Banking As a Service, soluções White Label e muito mais.