Melhorar a conversão de boletos é um dos grandes desafios do comércio eletrônico e também de empresas que prestam serviços variados pela internet.
Mesmo sendo um meio de pagamento que perdeu espaço para outros métodos, ele ainda faz parte do dia a dia de consumidores que não têm acesso às contas bancárias, bancos digitais ou mesmo para aqueles que querem fazer o pagamento à vista de uma compra.
Há também clientes que ainda têm medo de fornecer os dados do cartão em um site, por exemplo.
Independente do perfil do consumidor, esse meio de pagamento ainda é muito importante para as empresas e consumidores. E se você quer melhorar a conversão de boletos do seu comércio online, confira as nossas dicas!
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O Que É Boleto Bancário?
O boleto bancário é, basicamente, um título de cobrança, que pode ser pago em diferentes redes bancárias, exceto aqueles que indicam no documento uma determinada instituição bancária.
Como mencionamos, mesmo com a expansão dos pagamentos instantâneos e o amplo uso dos cartões de crédito nas compras online, o boleto ainda é uma forma muito usada para a realização de pagamentos em lojas virtuais ou sites de serviços.
Quais As Principais Causas Para O Não Pagamento Do Boleto?
Há muitos motivos que impedem que o seu e-commerce ou site aumente a conversão de boleto bancário. Entre as principais causas para o não pagamento desses títulos de cobrança está o esquecimento.
Normalmente, quando um cliente esquece o pagamento de uma compra, certamente, ele não está tão interessado no produto ou serviço.
Outro fator é a baixa confiança na marca. Dessa forma, é normal que o cliente se interesse pelo produto ou serviço, mas depois desista por não confiar na idoneidade da empresa.
A insegurança de comprar pela internet também é um dos motivos para uma conversão de boletos baixa.
Mesmo que a internet tenha se tornado um espaço seguro, muitas pessoas ainda não sentem confiança em comprar produtos por esse canal com medo de não receberem o item adquirido.
Além disso, outra causa para o não pagamento dos produtos é a intenção de garantir rapidamente aquele preço bom do produto, mas depois desistem de comprá-lo por uma série de motivos.
Por fim, há também as compras realizadas por impulso, onde o cliente reflete sobre a aquisição do produto ou serviço e, mais tarde, também acha melhor evitar esse gasto.
Dicas Para Melhorar A Conversão De Boletos
Entendendo os motivos que impactam diretamente na conversão de boletos do seu e-commerce, que tal conferir dicas infalíveis para melhorar esse índice de pagamento?
Confira as nossas dicas!
Use Vários Meios De Envio Do Boleto Bancário
Sem dúvida, uma das dicas mais importantes para melhorar a conversão de boletos da sua loja virtual é disponibilizar diversas formas de envio de boleto bancário.
É possível disponibilizá-lo diretamente na tela de checkout, enviar por e-mail ou nos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
Prefira Boletos Bancários Responsivos
Além disso, outra dica para aumentar a conversão de boleto é oferecer boletos bancários responsivos. Esse formato possui um layout que permite que o documento seja aberto em diferentes tamanhos de telas, até mesmo as menores, como nos celulares, por exemplo.
Essa é uma alternativa que melhora a conversão, já que o consumidor tem a facilidade de fazer a compra em qualquer dispositivo.
Fique De Olho No Prazo De Pagamento
Não esqueça de ficar atento ao prazo de pagamento para melhorar a conversão de boletos. Isso porque, quanto mais distante for a data para a quitação, mais chances o cliente tem de esquecer.
Sendo assim, opte sempre por datas mais próximas às compras realizadas.
Envie Avisos Sobre A Data De Vencimento
Outra dica para melhorar a conversão de boletos do seu e-commerce é enviar avisos sobre a data de vencimento do documento.
Você pode enviar lembretes por e-mail, por SMS ou mesmo pelo WhatsApp.
Faça A Recuperação De Boletos Atrasados
Saiba que fazer a recuperação de boletos atrasados é um cuidado importante para potencializar a conversão de boletos do seu negócio. Você pode usar canais como e-mail, por SMS ou mesmo pelo WhatsApp para abordar o seu cliente.
Uma dica é fazer essa comunicação em uma data próxima ao dia de vencimento do boleto, pois o consumidor tende a estar mais envolvido emocionalmente com a compra do produto ou serviço.
Faça Uma Otimização Da Etapa De Pagamento
Para formatar a conversão de boleto do seu comércio eletrônico, outra dica é otimizar a etapa de pagamento. Esse processo facilita o cliente na hora do pagamento, ou seja, no checkout.
Uma das possibilidades é permitir que seu cliente possa imprimir o boleto ou mesmo copiar e colar o código de barras direto no aplicativo do banco. É possível ainda enviar esse código por e-mail, SMS ou outro canal digital de comunicação.
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Conclusão
Com as nossas dicas, ficou mais fácil criar estratégias para melhorar a conversão de boleto do seu comércio eletrônico, não é mesmo?
Se você quer oferecer as melhores opções de pagamento para os seus clientes, conheça as soluções da Ewally para sua empresa receber ou fazer pagamentos.
Com a Ewally, sua empresa pode integrar diretamente os meios de pagamento e recebimentos, garantindo muito mais facilidade para os seus clientes pagarem e mais rentabilidade para sua operação.
E o melhor é que a integração é rápida e fácil, permitindo que sua empresa ofereça para seus clientes o pix como meio de pagamento ou recebimento.
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