O pagamento recorrente é uma modalidade de vendas online que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado entre empresas de diversos segmentos, já que esse formato garante vantagens não somente para as empresas, mas para os consumidores também.
Esse tipo de serviço, que são aqueles famosos clubes de assinatura, apresentou crescimento em 2020 na casa dos 12%, motivado, principalmente, por conta da pandemia do coronavírus.
Para você ter uma ideia, no ano de 2015, cerca de 300 empresas operavam nesse setor no Brasil. No entanto, esse número saltou para quase 4 mil empresas do ramo, movimentando cerca de R$ 1 bilhão no Brasil em 2020.
Quer entender o que é o pagamento recorrente, quais são as vantagens de adotar esse sistema e quais são as empresas que prestam esse tipo de serviço?
Então, continue acompanhando o nosso artigo, pois vamos te contar como adotar essa forma de venda e aumentar o faturamento do seu negócio. Confira!
O que é pagamento recorrente?
Essa modalidade de pagamento funciona basicamente como uma cobrança recorrente por um determinado produto ou serviço, onde o pagamento pode ser feito por um prazo pré-determinado, que pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.
Sendo assim, o consumidor que contrata esse tipo de serviço não precisa se preocupar em ter que fazer o pagamento de forma periódica, uma vez que a cobrança já ocorre automaticamente no cartão de crédito, débito ou no boleto bancário.
Quais as diferenças entre parcelamento e pagamento recorrente?
Para você entender o que é uma assinatura recorrente e as diferenças com o sistema de parcelamento, o primeiro caso acontece quando um serviço é contratado por um determinado período, como uma espécie de assinatura, sem o uso de limite do cartão.
Já o pagamento parcelado é uma modalidade que faz o bloqueio do limite do cartão de crédito, mas sem a necessidade do consumidor ter que fazer o pagamento periódico.
Quais as diferenças entre cobrança recorrente e pagamento recorrente?
No caso da cobrança recorrente e do pagamento recorrente, saiba que não há diferenças entre elas, já que a metodologia é a mesma.
Nesses casos, o cliente também contrata um serviço por um período determinado e o pagamento ocorre diretamente no cartão de crédito.
Quais os Tipos de Pagamento Recorrente?
O pagamento recorrente é uma modalidade que oferece diversas modalidades, como cartão de crédito, débito e boleto bancário. Vamos entender um pouco como funcionalidade cada uma dessas opções!
Cartão de Crédito
Uma das modalidades mais usadas para pagamento recorrente é o cartão de crédito, que funciona como uma espécie de garantia de que o valor contratado, de fato, será pago pelo contratante.
Normalmente, a empresa faz uma cobrança automática de forma periódica na fatura do cliente, que pode variar de acordo com o plano escolhido.
Essa é uma opção vantajosa, pois ela contribui para a prevenção de eventuais atrasos ou esquecimentos do pagamento. Além disso, a cobrança no cartão de crédito é uma maneira de evitar juros ou até suspensão dos serviços
Além disso, essa opção oferece toda comodidade ao cliente e segurança à empresa contratada, que também tem um controle maior e mais efetivo da sua receita.
Cartão De Débito
Com o cartão de débito também é uma das formas de pagamento recorrente. Sua utilização também é muito simples: basta o cliente autorizar a instituição bancária a fazer o débito automático do valor no mesmo dia e horário, mensalmente.
Essa é, basicamente, uma transferência programada, que garante os mesmos benefícios da cobrança feita por meio do cartão de crédito.
3) Boleto bancário
O boleto bancário também é uma opção muito usada para pagamento recorrente, que também proporciona segurança aos clientes.
Essa é uma boa opção, especialmente, para quem não possui cartão de crédito ou conta corrente em banco.
Porém, uma das desvantagens de uso do boleto bancário no pagamento recorrente é o tempo que os sistemas levam para fazer o reconhecimento do pagamento, que pode levar até 5 dias.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente funciona como uma espécie de plano de assinatura, onde a cobrança ocorre a partir do plano contratado, que pode ser mensal, quinzenal ou semanal por um período específico.
Ao contratar um serviço que ofereça essa opção de pagamento, todos os meses o cliente terá a cobrança debitada, creditada ou mesmo quitada por meio do boleto bancário.
Hoje em dia, as mais diversas empresas usam esse serviço, como cursos, editoras, condomínios, empresas de telecomunicações, plataformas de streaming, sites que vendem vinho, livros, kits e por aí vai.
O que define um pagamento recorrente?
Os pagamentos recorrentes são definidos a partir da contratação de um serviço contínuo, onde há uma assinatura ou pagamento de mensalidades.
Ou seja, enquanto o serviço for prestado ou o produto for recebido, o consumidor deverá realizar os pagamentos até o fim do contrato.
Quais serviços podem ser adquiridos com o pagamento recorrente?
Hoje em dia, os mais variados serviços podem ser adquiridos por meio de plataformas de pagamento recorrente, como academia, escolas, software de gestão financeira, plataformas de música e filmes, e-commerce de diferentes produtos, como vinho, cerveja, livros, etc.
Há ainda os tradicionais sites de jornais, revistas, itens para beber, café e por aí vai. Hoje em dia, esse serviço é usado pelos mais diversos segmentos.
Por que o pagamento recorrente é importante para a sua empresa?
Esse modelo de pagamento é importante, principalmente para as empresas que conseguem oferecer serviços ou produtos de maneira recorrente para os consumidores, sendo importante, principalmente, para oferecer comodidade para os seus clientes.
Isso porque, seu cliente não precisa sair de sua casa para realizar uma nova transação na data de vencimento de cada mês ou ter que fazer o processo todos os meses para a aquisição do produto.
Além disso, esse formato garante um fluxo de receita no caixa da empresa, permitindo que você tenha uma previsão orçamentária a longo prazo, entendendo melhor quando pode ou não fazer investimentos.
Além disso, os pagamentos recorrentes também resultam em aumento nas vendas e, consequentemente, em um maior faturamento.
Quais as principais vantagens do pagamento recorrente?
Há inúmeras vantagens em adotar esse formato de trabalho na sua empresa. Confira as principais delas:
- Planejamento financeiro antecipado e adequado;
- Retenção de clientes;
- Receitas muito mais sustentáveis;
- Redução do custo de aquisição de clientes;
- Processos de cobrança automatizados;
- Redução com custos com mão de obra;
- Não ocupa espaço no limite de crédito dos cartões dos clientes;
- Faturamento mais eficiente;
- Aumento da fidelidade dos cliente;
- Redução da inadimplência.
Quais as modalidades de boleto e cartão no pagamento recorrente?
Nesse formato de pagamento é possível utilizar tanto o cartão de crédito quanto o boleto bancário para fazer as quitações das mensalidades.
Para você entender como funciona o pagamento recorrente no cartão, nesse caso, a cobrança é feita de forma recorrente, mas sem que o consumidor tenha que utilizar o limite do cartão de crédito todos os meses.
Nessa modalidade de pagamento, os valores do plano ou assinatura contratado são acrescentados mensalmente na fatura do cartão do consumidor, sem que ele precise se preocupar com quaisquer pagamentos atrelados a essa contratação.
Já no pagamento recorrente via boleto, o documento para quitação é enviado todos os meses também de maneira automática durante o prazo pré-determinado do serviço contratado.
Nesse caso, a vantagem é que todo o processo de emissão, recebimento e pagamento não tem burocracia, tornando as atividades de faturamento otimizadas, permitindo que os profissionais não tenham mais que dedicar tempo para atividades de cobrança manual.
Quais segmentos e empresas podem usar o pagamento recorrente?
A verdade é que esse formato de cobrança pode ser utilizado para empresas dos mais diversos segmentos, desde que você consiga oferecer produtos e serviços de maneira contínua.
Por exemplo: se você tem um e-commerce de produtos de beleza, é possível montar um kit de itens que serão enviados mensalmente para os consumidores que fazem parte de um clube de assinatura.
As escolas e academias, por exemplo, também já utilizam o sistema de pagamentos recorrentes tanto por meio de boleto quanto débito no cartão de crédito.
Esses são alguns dos setores que podem fazer uso dessa modalidade de pagamento, porém, pode ser estendido para qualquer outra área, já que a implantação desse sistema de cobrança não oferece complicações para as empresas.
Quais os papéis dos gateways e subadquirentes no pagamento recorrente?
Tanto os gateways de pagamento quanto os subadquirentes são personagens importantes na maioria das transações financeiras, principalmente, aqueles que utilizam cartão de crédito.
Isso porque, o gateway de pagamento é uma interface que viabiliza a integração e a comunicação entre as operadoras de cartão, adquirentes e as empresas, sendo um provedor de serviços que reúnem diversos meios de pagamento.
Para você entender melhor essa metodologia de cobrança, esses sistemas funcionam como uma espécie de máquina de cartão de crédito, onde o cliente compartilha as informações relacionadas ao pagamento.
Com isso, o gateway faz o envio desses dados automaticamente para o adquirente que, por sua vez, valida e processa a operação em tempo real.
As plataformas de pagamento recorrente também utilizam os serviços de uma subadquirente, que faz a intermediação de pagamentos na relação entre uma adquirente, que são as operadoras que oferecem máquinas de cartão e os lojistas.
Nessas transações de pagamento, que também incluem os recorrentes, a subadquirente é responsável pela coleta dos dados do cliente, faz toda a parte de segurança e antifraude e também envia os dados de processamento das transações.
Resumindo, se você quer realizar operações eficientes, seguras e rápidas, ambos os recursos têm papel importante em todo o processo de pagamentos recorrentes, independentemente do seu setor de atuação.
Exemplos de empresas que usam o modelo de pagamento recorrente
Como já falamos, hoje, o Brasil contabiliza mais de 4 mil empresas que atuam na modalidade de clubes de assinatura que, por sua vez, representam um faturamento significativo para o setor.
Devido à praticidade e, muitas vezes, às promoções oferecidas por essas empresas, essa modalidade de pagamento recorrente tem crescido entre os consumidores brasileiros, que estão sempre em busca de facilidades, praticidades e melhores condições.
Nesse sentido, muitas empresas têm feito o maior sucesso, oferecendo assinaturas com pagamentos contínuos e sem complicações dos produtos e serviços mais variados. Dá uma olhadinha nas empresas mais famosas que atuam nesse ramo:
Spotify
Uma das empresas mais famosas que utiliza essa forma de pagamento é a Spotify, que oferece um serviço de streaming de música, podcast e vídeo, sendo a mais popular no seu segmento de atuação.
Com cerca de 356 milhões de usuários ativos mensais, ela possibilita que qualquer pessoa possa abrir uma conta em sua plataforma e aplicativo digital para ouvir músicas de forma gratuita, porém, nesses planos gratuitos, há funções limitadas.
Isso acontece porque o principal objetivo da empresa é estimular o pagamento recorrente de cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Na versão gratuita, os usuários podem ouvir o que quiser e a hora que quiserem, mas haverá publicidade antes e durante as músicas. Além disso, nessa modalidade, as pessoas também não conseguem fazer download de canções para escutar offline.
Já os planos pagos, como o Premium, por exemplo, o usuário assina do Spotify, passando a fazer os pagamentos recorrentes e tendo a liberdade de ouvir as músicas sem anúncio e fazer o download para ouvir mesmo sem estar conectado com a internet.
Netflix
A Netflix também utiliza uma plataforma de pagamento recorrente para que os clientes possam assistir seu portfólio de filmes, séries e documentários. Criada em 1997, a plataforma de streaming tem, atualmente, cerca de 204 milhões de assinantes.
A empresa revolucionou o mercado de entretenimento, mas também o modelo de pagamento para a aquisição de produtos e serviços, sendo considerado, inclusive, como um dos maiores cases de sucesso nesse formato de cobrança.
Nas estratégias de pagamento da Netflix, os consumidores podem optar por diferentes formas de pagamento recorrentes, que incluem cartão de crédito e débito em conta.
Wine
Considerado o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a Wine foi fundada no estado do Espírito Santo em 2008 e, em 2016, já contava com mais de 140 mil assinantes com um faturamento na casa dos R$ 120 milhões.
O clube também utiliza pagamentos recorrentes e oferece uma experiência exclusiva de degustação de vinho para os seus assinantes, que recebem as bebidas em casa.
Todos os meses, a empresa envia uma caixa com rótulos de acordo com as versões dos vinhos escolhidos pelo cliente no site da empresa.
Aliás, todos os meses os assinantes podem escolher os tipos de vinho que querem receber, podendo alterar as versões sempre que quiser.
BlackSocks
A Black Socks é um e-commerce especializado em produtos para praticantes ou atletas de diferentes esportes, como Cross Training, Levantamento de Peso Olímpico e muito mais, fazendo o maior sucesso por oferecer a modalidade de pagamento recorrente.
Todos os meses a empresa envia meias pretas em intervalos definidos pelo cliente, sem que os assinantes precisem se preocupar em fazer os pagamentos mensais para receber os produtos.
Como Criar Um Plano De Assinatura Recorrente?
Para criar um plano de assinatura recorrente, você precisará contratar uma plataforma de cobrança, que ofereça, além desse serviço, outras opções para facilitar a rotina de pagamentos da sua empresa.
Aliás, nesse sentido, muitas empresas oferecem o pagamento recorrente com emissão de nota fiscal, personalização de datas e valores, envio de avisos de vencimento, atraso e também definição de multas e juros.
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Conclusão
O pagamento recorrente é uma modalidade que pode trazer muitas vantagens não somente para os clientes que recebem produtos em casa sem ter que se preocupar em pagar boleto ou passar o cartão para receber seus itens preferidos em casa.
Com essa modalidade, sua empresa ganha uma série de vantagens, como retenção de clientes, processo de cobrança automatizado, aumento da fidelidade dos clientes, receitas muito mais sustentáveis, redução do custo de aquisição de clientes e muito mais.
Sem contar que seu cliente tem muito mais comodidade para desfrutar dos seus produtos e serviços, mas lembre-se sempre de contar com parceiros eficientes para garantir operações ágeis, seguras e eficientes.
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