Com uma quantidade expressiva de operações bancárias realizadas pela internet, a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) é uma organização que surgiu para controlar o volume de transações e garantir o bom funcionamento dos processos bancários.
E no meio de tantos agentes envolvidos nesses processos é importante para todas as empresas que atuam no mercado de pagamento entender quem são, para que servem e como funcionam entidades, como a CIP bancos. Vem com a gente!
CIP: O Que É a Câmara Interbancária de Pagamentos?
Em um universo cada vez mais digital onde as transações de pagamentos acontecem em grande escala, saber o que significa CIP te ajudará a entender melhor como são feitas as operações bancárias, quem são os agentes envolvidos e como elas funcionam.
Criada em 2001, a Câmara Interbancária de Pagamentos é uma associação civil sem fins lucrativos, que integra o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), associada ao Bacen (Banco Central do Brasil).
Para Que Serve a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP)?
A Câmara Interbancária de Pagamentos faz o processamento das transferências de valores e pagamentos, evitando que ocorram fraudes nas operações, permitindo que elas aconteçam com segurança e eficácia.
Para quem se pergunta para que serve o CIP bancos, saiba que ele é usado para fazer a gestão das operações de boletos bancários, cartão de crédito e débito, processamento de transferência de fundos, controle de financiamento e registro de contratos de crédito.
Essa entidade auxilia no fornecimento de ferramentas e soluções para o pleno funcionamento das organizações, como cartórios, consórcios, bandeiras de cartão, credenciadoras e cooperativas de crédito, entre outros.
Como Funciona a CIP?
A CIP funciona para garantir a realização das transações eletrônicas de pagamento de forma segura e atua baseada nas diretrizes do BIS (Bank for International Settlements, ou Banco de Compensações Internacionais).
Essa organização internacional trabalha no sentido de promover a cooperação entre os Bancos Centrais de diferentes países para manter a estabilidade monetária e financeira.
A Câmara Interbancária de Pagamentos participa de todo o fluxo de recebimento de valores de vendas das empresas, recebendo os dados emitidos pelas adquirentes e bandeiras.
A CIP bancos recolhe e consolida os dados das transações antes de liberar o pagamento para a conta do estabelecimento comercial. A entidade opera ainda o SITRAF, responsável pela compensação e liquidação de transferências TED.
Qual a Importância da CIP Para o Mercado Financeiro?
A Câmara Interbancária de Pagamentos é extremamente importante nesse universo, pois ela é responsável por assegurar a proteção das operações feitas por meio eletrônicos, trabalhando para diminuir golpes financeiros e riscos de fraudes em ambientes virtuais.
Para você entender, sempre que realiza uma transação como TED ou passa o seu cartão em uma compra, a CIP está ligada ao processamento seguro da operação.
Além disso, a entidade também é fundamental, pois ela também cria diretrizes e regras para que negócios, como os marketplaces, façam transações regulamentadas em um sistema central de liquidação e compensação.
Sem contar que ela proporciona ainda autonomia, agilidade e eficiência nos processos de pagamento, reduzindo custos. Sem elas, os pagamentos estariam mais vulneráveis.
Quais Bancos Estão na CIP?
Agora que você já entendeu o que significa CIP, saiba que diversos bancos participam da Câmara Interbancária de Pagamentos, que são os seguintes:
- Banco ABC Brasil S.A.
- Banco Alfa S.A.
- Banco Bradesco S.A.
- Banco do Brasil S.A.
- Banco BMG S.A.
- Banco Cooperativo SICOOB S.A. – Banco SICOOB
- Banco C6 Consignado S.A.
- Banco Citibank S.A.
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
- Banco Daycoval S.A.
- Banco Industrial do Brasil S.A.
- Banco Indusval S. A.
- Banco Fibra S.A.
- Banco J. P. Morgan S. A.
- Banco Mercantil do Brasil S.A.
- Banco Itaú BBA S.A.
- Banco Inter S.A.
- Banco Sofisa S. A.
- Banco Triângulo S.A.
- Banco Mizuho do Brasil S.A.
- Banco Master S.A.
- BCV – Banco de Crédito e Varejo S/A
- Banco Ribeirão Preto S.A.
- Banco Santander (Brasil) S. A.
- Banco Triângulo S.A.
- Banco PAN S.A.
- Banco Paulista S.A.
- Caixa Econômica Federal
- Elong Administração e Representações LTDA.
- Deutsche Bank S.A. – Banco Alemão
- Itaú Unibanco S.A.
- Banco Sofisa S. A.
- Scotiabank Brasil S.A. Banco Múltiplo
- Banco Votorantim S.A.
- China Construction Bank (Brasil)
- Banco Múltiplo S.A.
- BRB – Banco de Brasília S.A.
Dúvidas Frequentes (Guia Rápido)
Mesmo entendendo para que serve o CIP bancos, muitas pessoas ainda ficam com uma série de questionamentos sobre o tema.
Pensando nisso, separamos aqui as dúvidas mais frequentes, uma espécie de guia rápido para que não reste nenhuma dúvida sobre a Câmara Interbancária de Pagamentos.
O Que É o Tipo de Transferência CIP?
Esse tipo de operação são, basicamente, as compensações das Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs), além de incluir também outras transações bancárias.
O Que É CIP no Boleto?
Para você entender, há dois tipos de boletos registrados, feito banco e pelo CIP. No caso do banco, ele emite o boleto e gera a remessa para a instituição bancária, com todos os dados deste título, podendo ser pago em qualquer banco e lotéricas até o dia do vencimento.
Após essa data, o pagamento será feito somente na instituição emissora do documento com atualização do valor.
Já no caso do CIP, o boleto emitido já está negociado com o banco para ser registrado na Câmara Interbancária de Pagamentos. Neste caso, todas as instituições bancárias poderão validar a cobrança mesmo após o vencimento.
Como Saber se Um boleto Está Registrado na CIP?
Basta verificar no boleto as informações sobre as instituições de recebimento. Se o boleto puder ser pago em qualquer banco mesmo depois do vencimento, o documento foi registrado na Câmara Interbancária de Pagamentos.
O Que É Saldo CIP?
São os valores das operações controladas pelo CIP Bancos, que é responsável por garantir a segurança das informações trocadas e a agilidade dos processos de pagamentos.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
Conseguiu entender do que se trata CIP? Agora, fica mais fácil compreender melhor o mercado de pagamentos e como ocorrem as operações, não é mesmo?
Se você atua neste mercado, conheça a Ewally, uma fintech financeira que oferece soluções modernas, personalizadas e seguras para empresas dos mais variados portes e segmentos, como cartão private label, conta digital, cartão de crédito e muito mais.
Acesse o nosso site agora mesmo!