Você já ouviu falar sobre o payment experience? Saiba que esse conceito surgiu com a consolidação dos métodos de pagamento eletrônicos, que tornam a experiência do cliente mais satisfatória e otimizada no comércio eletrônico.
Para você entender, payment experience é um termo inglês, que significa experiência de pagamento. Essa etapa é importantíssima para as lojas virtuais, principalmente, no que diz respeito às vendas e à redução das taxas de abandono de carrinho.
Quer entender mais sobre como o payment experience e o porquê dessa etapa ser importante para o seu e-commerce? Vem com a gente!
Conheça as soluções de pagamento da Ewally para o seu e-commerce!
O Que É Payment Experience?
O payment experience consiste, basicamente, na experiência das etapas que o consumidor percorre após ter adicionado um produto no carrinho de uma loja online até a conclusão da compra.
Nesse sentido, esse caminho inclui a escolha do meio de pagamento, que pode ser cartão de crédito, pix, boleto, etc, o preenchimento de dados pessoais, e também a inclusão das informações sobre a forma de entrega.
Basicamente, esse momento é aquele onde o consumidor efetiva a compra do produto ou serviço.
Dessa forma, para que a venda, de fato, aconteça, essas etapas precisam ser alinhadas e otimizadas, garantindo, assim, a melhor experiência de pagamento para o seu cliente.
Quais Os Motivos De Abandono De Carrinho Em E-Commerce?
Saiba que a etapa de checkout é onde acontece boa parte das desistências de compra no e-commerce, o que chamamos de abandono de carrinho.
Segundo uma pesquisa do Opinion Box, o abandono de carrinho no comércio eletrônico chega a 85%. Entre os principais motivos, de acordo com o levantamento, estão o valor elevado do frete e checkouts longos e cheios de burocracia.
Além disso, outros motivos levam a desistência da compra como, por exemplo, a demora no carregamento da página, métodos de pagamento limitados, insegurança, redirecionamento para outra página, etc.
Quais As Vantagens De Planejar O Payment Experience?
Por isso, investir em payment experience é importantíssimo para os vendedores online que querem aumentar as suas vendas e reduzir os índices de abandono de carrinho.
Mas saiba que há ainda outras vantagens em adotar essa estratégia no seu e-commerce. Confira quais são elas:
Maior Vantagem Competitiva
Adotar o payment experience é uma estratégia capaz de gerar mais confiança nos seus clientes na etapa de pagamento, já que os clientes se sentem seguros ao efetuar a compra na sua loja online.
Com isso, os consumidores passam a divulgar voluntariamente a boa experiência no seu e-commerce, tornando a sua loja ainda mais conhecida no seu nicho de atuação.
Garantir Mais Lucros
Ao proporcionar uma experiência de pagamento satisfatória, você contribui para a decisão de compra, aumentando as vendas da sua loja online, o que garante mais lucro para o seu negócio.
Fidelização De Clientes
Quando o consumidor se sente mais seguro e percebe a praticidade ao comprar em uma loja, a tendência é que ele volte regularmente sempre que precisar dos produtos ou serviços que comercializa, tornando-o um cliente fiel.
Sem contar que clientes satisfeitos tornam-se divulgadores voluntários da sua marca, o que impacta diretamente nas vendas do seu negócio.
Garantir Um Checkout Sem Fricções
O payment experience é uma estratégia que garante um checkout sem fricções, ou seja, seu cliente tem um caminho muito mais fluido até a decisão de compra, já que essa etapa se torna mais ágil, segura e sem interrupções.
Como Melhorar A Experiência De Pagamento Dos Clientes?
Se você deseja implementar o payment experience, saiba que é preciso seguir algumas etapas, que incluem recursos de segurança e estratégias para facilitar o processo de pagamento e tornar o checkout mais prático.
Entenda mais sobre cada um desses aspectos:
Segurança
Um dos aspectos mais importantes para oferecer uma payment experience satisfatória é a segurança, pois, a falta dela é um dos motivos que levam ao abandono de carrinho.
Por isso, tenha todos os certificados de segurança, com recursos de criptografia e processos em uma única página e sem a necessidade de redirecionar o usuário para outro ambiente.
Todos esses aspectos são capazes de aumentar a sensação de segurança dos seus clientes.
Facilidade
A facilidade também é um ponto de destaque para garantir uma boa payment experience. Hoje em dia, o cliente busca cada vez mais facilidade na hora de fazer suas compras; por isso, as etapas até a decisão de compra precisam ser rápidas, simplificadas, claras e intuitivas.
Praticidade
A praticidade também é um aspecto que impacta no payment experience. Isso porque, os clientes também buscam processos práticos também no momento do pagamento.
Por isso, oferecer meios de pagamento variados, pois, assim, o cliente pode escolher o método que preferir.
Como A Tecnologia Pode Contribuir Com O Payment Experience?
Para oferecer um payment experience satisfatório, saiba que a tecnologia é uma grande aliada. Hoje em dia, há empresas de meios de pagamento que oferecem recursos avançados e diversas opções de pagamento para o comércio eletrônico.
A Ewally, por exemplo, possui APIs que facilitam a integração de diversos meios de pagamento no seu e-commerce, tornando a experiência de pagamento do seu cliente muito mais simples e rápida.
Quais Estratégias Utilizar Para Promover A Experiência De Pagamentos?
Além de escolher a melhor empresa de tecnologia financeira, saiba que é preciso utilizar outras estratégias para promover uma boa payment experience.
Um dos passos mais importante é entender a dificuldade dos seus clientes na hora de finalizar a compra, que pode ser na oferta limitada de meios de pagamento, na demora do carregamento da página ou na falta de transparência nas informações.
Por isso, descubra junto aos seus clientes o que pode ser melhorado na etapa de pagamento. Faça pesquisas!
Outro cuidado é oferecer diversos meios de pagamento para que seu cliente possa ter a opção de escolher aquele método que mais atende às suas necessidades, como já mencionamos.
Evite que o cliente seja redirecionado para outro ambiente na etapa de compra, pois, isso, pode gerar uma sensação de insegurança no consumidor. Tenha um caminho unificado, com o menor número de etapas possível, desde a escolha do produto até a efetivação de compra.
Torne os processos mais ágeis do checkout, com cadastro simplificado e objetivos. Evite o preenchimento de informações irrelevantes para o seu e-commerce e para o seu cliente.
Conclusão
Oferecer o melhor payment experience possível é importante para facilitar a decisão de compra, o que impacta diretamente nas suas vendas.
Por isso, investir em uma experiência satisfatória é o ponto de partida para atrair mais clientes e consolidar a sua marca ainda mais no mercado.
Por isso, comece agora mesmo a investir no payment experience. Conheça as soluções de pagamento da Ewally para sua empresa receber ou fazer pagamentos.
Com a Ewally, sua empresa pode integrar diretamente os meios de pagamento e recebimentos, garantindo muito mais facilidade para os seus clientes pagarem e mais rentabilidade para sua operação.
E o melhor é que a integração é rápida e fácil, permitindo que sua empresa ofereça para seus clientes o pix como meio de pagamento ou recebimento.
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