Você entende a diferença entre produtos e serviços? Para você essa pergunta até pode parecer óbvia, mas a verdade é que essas definições podem gerar muitas dúvidas e, principalmente, na esfera corporativa.
Isso porque, dependendo se você comercializa produtos ou serviços, há diferenças de tributações e enquadramento do seu modelo de negócio nos mais diversos aspectos.
Então, se você tem uma empresa, independentemente do segmento, é bom conferir o nosso artigo e entender como fazer essas diferenciações. Confira!
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Produtos e serviços: conceito
Produtos e serviços de uma empresa não são a mesma coisa. Para você entender, produto é o resultado de um processo natural ou atividade humana, tendo relação com um processo produtivo.
Inclusive, esse termo também serve para definir bens de comércio ou consumo, como mercadorias ou artigos.
Já o conceito de serviço é definido, basicamente, como a realização de uma ou mais atividades no sentido de atender demandas, mas sem estar relacionado à uma mercadoria, já que ele é intangível.
Para contextualizar, podemos citar serviços de educação, transporte, telefonia, refeições, entre outros. O termo proporciona uma ideia sobre o ato de servir algo ou alguém, não estando relacionado a algo palpável.
Como diferenciar produtos e serviços?
Entendendo o que é um produto e um serviço, é importante aprendermos a diferenciar esses dois termos para que não haja dúvidas na compreensão do tema.
Confira como fazer a diferenciação dos dois conceitos da forma mais acertada!
1. Tangibilidade
Uma das principais diferenças está na tangibilidade, ou seja, um produto é algo que pode ser tocado, observado, podendo ter, inclusive, sua qualidade questionada por meio do toque, visão e, muitas vezes, do cheiro.
O serviço é algo mais abstrato, que não pode ser tocado, observado ou sentido, tendo sua qualidade observada por meio de resultados da sua prestação.
2. Propriedade
É possível observar a diferença entre produtos e serviços por meio da propriedade. Ou seja, o produto é adquirido por um comprador e, depois, ele passa a ter posse sobre aquele item.
No caso do serviço, essa posse não acontece. Isso porque, você pode contratar um curso, por exemplo, podendo usufruir de todos os seus ensinamentos, mas ele não é seu. Você não pode ter posse do serviço adquirido, podendo apenas utilizá-lo.
Inclusive, na maioria das vezes, a prestação de serviço tem contrato e prazo de utilização, por exemplo.
3. Perecibilidade
Os produtos podem ser perecíveis, serem armazenados, podendo perder a validade ou até mesmo se esgotar, não tendo uma mudança relevante de valor ou até perdê-lo.
No entanto, o mesmo não acontece com o serviço, já que seu valor é gerado a partir do consumo. Quando não há mais interesse, o fornecimento pode ser interrompido.
4. Inseparabilidade
Outra diferença entre produto e serviço está na inseparabilidade, ou seja, um serviço é produzido e consumido de forma simultânea, sendo que ele precisa da presença do cliente, mas não necessariamente, precisa ser física.
Já o produto precisa da presença do cliente, sendo produzido, entregue e consumido de diferentes formas e etapas.
Produtos e serviços de uma empresa: exemplos
Como falamos no tópico acima, o produto é algo tangível e você pode pegá-lo, senti-lo e usá-lo como um calçado, um móvel, materiais de escritório e por aí vai.
Já o serviço é algo que não pode ser tocado como, por exemplo, a internet contratada para sua empresa, o software de gestão usado entre os mais diversos setores, a energia consumida, entre outros.
Entendeu a diferença de produtos e serviços? Exemplos ajudam a tornar o tema ainda mais fácil de ser compreendido.
Por que é importante conhecer as diferenças entre produtos e serviços?
É importante entender as diferenças entre dois conceitos, principalmente, porque é muito comum encontrar gestores tratando esses dois termos como se fosse um só ou que trocam o tipo de cuidado que deve ser dado para cada um deles.
Saber diferenciá-lo fará com que os gestores empreguem diferentes energias em cada um deles. Por exemplo: o produto de uma empresa deve ter qualidade e preços competitivos, garantir segurança e por aí vai.
E o serviço, por sua vez, deve garantir que esse cliente retorne para a sua empresa, como um bom atendimento, por exemplo. Então, produtos e serviços andam lado a lado em um negócio, mas são totalmente diferentes.
Empresa de produtos ou serviços: o que vale mais a pena?
Esse é o tipo de pergunta muito difícil de ser respondida, afinal, ambos os segmentos geram ótimos retornos financeiros, dependendo das estratégias comerciais adotadas por uma empresa.
Para responder essa questão, é preciso que você avalie cada caso de forma muito particular.
Antes de qualquer coisa, entenda os objetivos da empresa, qual é valor que está disposto a investir, se tem recursos humanos disponíveis, e todos outros aspectos que estão atrelados ao seu negócio.
Por isso, definir em quais deles investir exige pesquisa e muita cautela. É preciso definir os principais produtos e serviços que serão oferecidos, entender o nicho de mercado, o perfil dos consumidores, concorrentes e por aí vai.
Dessa forma, fica mais fácil escolher em qual segmento que a sua empresa deve atuar e que, claro, traga mais resultado.
Diferenças tributárias em relação a empresas de produtos e serviços
Além de todos esses conceitos apresentados ao longo desse artigo, saiba que há diferenças também quando o assunto é tributação.
Os impostos que incidem sobre a venda de produtos não são os mesmos aplicados para o setor de serviços. Por exemplo, no caso de bens produzidos pela indústria, há o IPI (Imposto sobre Produtos Industriais).
Para a prestação de serviços, há taxas como ISS (Imposto Sobre Serviço) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que incidem sobre as duas categorias de produtos e serviços.
Além disso, o modelo de documento fiscal, que é usado como referência para o pagamento de impostos, também não é o mesmo.
A Nota Fiscal Eletrônica de produtos vendidos é um documento emitido à Secretaria de Fazenda estadual, enquanto a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica está ligada à prefeitura, onde a empresa tem registro.
Produtos e serviços: principais dúvidas respondidas
Ao redor desse tema o que não faltam são dúvidas entre gestores e profissionais, mas para que esse tema fique ainda mais claro, selecionamos aqui alguns dos principais questionamentos e as respostas para cada uma delas.
Na hora de fazer a gestão de produtos e serviços, é importante que nada fique para trás. Confira!
Qual a diferença entre mercadorias, produtos e serviços?
Uma dúvida muito comum está relacionada a diferença entre mercadorias, produtos e serviços.
Para esclarecer essa questão, saiba que produtos e mercadorias são basicamente a mesma coisa, já que são tangíveis, ou seja, é possível pegá-los, senti-los ou usá-los, tendo, inclusive, prazo de validade e orientações de utilização.
O produto remete a ideia de produção, enquanto a mercadoria está relacionada com a disponibilidade no ponto de venda, porém, possuem a mesma definição.
Já o serviço possui algumas limitações com relação à disponibilidade associadas no que tange materiais e recursos humanos, dependendo, inclusive, da participação ou presença do cliente para que ele possa acontecer.
Qual a diferença entre bens e serviços?
Existem sim a diferença entre bens e serviços e também é importante que ela seja esclarecida. Os bens econômicos são aqueles que possuem valor ou preço, sendo divididos em bens materiais, como carros, móveis, calçados, eletrônicos e por aí vai.
Lembre-se que bens como um produto são tangíveis, enquanto os serviços, embora possuam preço, são intangíveis, como por exemplo serviços de telefonia, educação, consulta de um médico, atendimento de um advogado, entre outros.
Quais são os principais produtos e serviços oferecidos pelo mercado?
Hoje em dia, é difícil definir quais são os principais produtos e serviços oferecidos pelo mercado devido a vasta variedade. No caso dos produtos, podemos citar itens eletrônicos, vestuário, cosméticos, calçados, acessórios, livros, apostilas, entre outros.
Em relação aos serviços, nos últimos anos, os mais procurados pelos consumidores são atividades especializadas na área de transporte, como Uber e o 99 táxi, por exemplo, setor de alimentação e bebidas saudáveis, vestuário personalizado e sob medida.
Além disso, incluem ainda serviços de construção, reformas e reparo, além de rastreamento de veículos. Inclusive, o setor de serviços tem apresentado estabilidade nos últimos meses, mesmo com a pandemia.
Em janeiro deste ano, o Brasil completou oito meses sem registrar queda no volume de serviços prestados.
O volume de serviços prestados cresceu 0,6% em janeiro, quando comparado com dezembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o setor ainda está tentando recuperar das perdas do ano passado, por conta da pandemia.
Quais são os principais produtos e serviços bancários?
Com a implantação do open banking e a regulamentação dos bancos digitais, o setor bancário está em alta, principalmente, por conta do surgimento das contas digitais, que oferecem os mais variados serviços tanto para empresas quanto para pessoas físicas.
Entre produtos e serviços financeiros mais usados estão transferências, depósitos, pagamentos, previdência privada, financiamentos, empréstimos, caderneta de poupança, investimentos, cheques, cartão de crédito e débito, capitalização, entre outros.
Como descrever os produtos e serviços de uma empresa?
Antes de mais nada, você precisa separar o que é produto e serviço na sua empresa. Feito isso, no caso dos produtos, recomenda-se fornecer especificações técnicas, características e formas de uso, se tiver.
Já no caso do serviço, é preciso explicar do que se trata o serviço, formas de utilização, tipos de cobrança, data de vencimento, multas sobre atraso de pagamentos, término do contrato, entre outros.
Lembre-se que essas informações das categorias de produtos e serviços são fundamentais para que o cliente não possa alegar desconhecimento ao usá-los ou contratá-los, podendo gerar até problemas judiciais.
Como fazer a inovação de produtos e serviços?
Se você quer promover inovação de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, comece por entender o perfil do seu cliente e o que ele deseja da sua marca, faça pesquisas de opinião, sempre que conseguir, ouça-os.
Outro ponto é conhecer de maneira profunda todo o processo que a sua empresa realiza para atender às necessidades dos clientes, a fim de melhorar toda a cadeia de produção dos produtos ou fornecimento dos serviços.
Faça pesquisas de mercado para analisar quais são as tendências e novidades do seu setor. Fique de olho no seu concorrente, não para copiá-lo, mas para ter insights sobre as lacunas deixadas por ele e o que você pode fazer para sair na frente.
Como garantir a qualidade de produtos e serviços?
Para garantir a qualidade de produtos e serviços é importante usar as mesmas estratégias que mencionamos no tópico anterior. É preciso conhecer o seu público e o que eles acham da sua empresa, onde estão os problemas e o que pode ser melhorado.
Você vai precisar estar sempre antenado nas novidades do mercado, nas matérias-primas que podem ser usadas, no caso de produtos, e ferramentas que possam melhorar também os serviços prestados aos seus clientes.
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Conclusão
Agora com o nosso guia ficou muito mais fácil entender o que são produtos e serviços, não é mesmo?
Lembre-se que separá-los na sua empresa é importante para que você possa oferecer sempre o melhor para o seu cliente, desenvolvendo estratégias muito mais eficientes e assertivas.
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