O processo de pagamento está em constante mudança e, por isso, novas tecnologias têm sido implementadas nas transações financeiras online. Uma delas é a taxa de aprovação das compras realizadas no comércio eletrônico.
Ao longo dos últimos anos, muita coisa mudou para proporcionar ao consumidor e às plataformas de lojas virtuais não somente segurança, mas também agilidade e otimização nos processos de pagamento.
Dessa forma, esses avanços permitem que o comércio eletrônico aumente seu lucro e torne os processos de compra mais seguros, rápidos e efetivos.
Nesse sentido, a taxa de aprovação traz para o comércio eletrônico a facilidade de visualizar o pagamento aprovado e efetivado na comparação com o total de vendas. Vem com a gente e entenda tudo sobre o que é taxa de aprovação e como ela influencia o seu lucro!
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O Que É Taxa De Aprovação?
A taxa de aprovação nada mais é do que uma métrica que indica o percentual de vendas que tiveram o status de aprovado e o efetivado do total de vendas realizadas no comércio eletrônico.
Esse indicador faz a exclusão de usuários que passaram pela etapa de compra, mas não conseguiram efetivar o pagamento por uma série de motivos.
Entre esses motivos estão boleto que não foi pago, erro de digitação ao preencher os dados do cartão, falta de pagamento da fatura do cartão de crédito, falta de saldo em conta bancária ao usar o cartão, suspeita de fraude, etc.
Somado a isso, muitos sistemas de pagamentos usados pelo comércio eletrônico utilizam critérios de segurança rígidos para garantir a proteção dos dados e a segurança das operações, o que possibilita a redução da taxa de aprovação.
Qual A Diferença Entre Taxa De Aprovação E De Conversão?
Quando falamos em meios de pagamento, é comum que os gestores fiquem com dúvida sobre a taxa de aprovação e de conversão. Mesmo sendo bem semelhantes, essas métricas não são a mesma coisa.
Vamos entender logo abaixo as diferenças entre elas:
Taxa De Conversão De Vendas
Como já mencionamos, a taxa de conversão está relacionada diretamente com as vendas que ocorrem dentro de um comércio eletrônico.
Ela é considerada quando o cliente acessa determinada loja virtual, adiciona os itens do carrinho de compras e faz o checkout. A partir daí, ele faz parte das métricas de conversão de uma loja online.
Taxa De Aprovação De Pagamentos
Por outro lado, a taxa de aprovação de pagamentos refere-se ao volume de pagamentos confirmados sobre o número total de vendas em um e-commerce. De forma resumida, essa métrica impacta diretamente na receita do comércio eletrônico.
Por Que É Importante Acompanhar Esses Indicadores?
Não tem como negar que acompanhar essas métricas é o primeiro passo para ter um lucro efetivo no seu e-commerce, pois, a partir dela, é possível implementar ações para aumentar a conversão de venda da sua loja virtual.
Além disso, analisar esses indicadores também possibilita uma redução de custos, já que você consegue identificar as possibilidades de fraudes e, assim, evitar custos com vendas fraudulentas.
Sem contar que a taxa de aprovação também permite uma melhora no desempenho da sua loja online. Isso porque, esses indicadores estão relacionados com a performance de vendas, o que permite uma análise melhor das ações e se elas, de fato, trazem resultado.
A taxa de aprovação também garante uma melhor previsibilidade, pois, é possível compreender um cenário mais próximo, identificando, assim, as ações que devem ser realizadas para otimizar os processos e aumentar as vendas.
Analisar esses indicadores é importante também porque você consegue tomar decisões muito mais seguras e efetivas, uma vez que tem acesso a dados concretos e reais sobre as vendas do seu negócio.
Outro ponto que não podemos esquecer é a segurança que o acompanhamento da taxa de aprovação traz para o seu e-commerce, já que está sempre atento às atividades suspeitas no seu comércio eletrônico, diminuindo, assim, as chances de fraudes.
Esse cuidado melhora, inclusive, a imagem da sua empresa junto ao seu público, pois, os consumidores passam a ter mais confiança em fazer compras na sua loja online.
Lembre-se sempre que fazer o gerenciamento de riscos e acompanhar os indicadores de venda possibilitam um melhor desempenho do seu negócio.
Como Calcular A Taxa De Aprovação?
Basicamente, a taxa de aprovação é uma métrica que resulta da divisão da quantidade de compras com o pagamento efetivado pelo número total de pedidos feitos na loja virtual.
Para fazer o cálculo corretamente, você deverá utilizar a regra de três. Confira a fórmula:
Taxa de aprovação = (compras com pagamento aprovado x 100) / total de pedidos). Para essa conta, lembre-se de estabelecer um período específico.
Como Aumentar A Taxa De Aprovação?
Além de entender a importância de acompanhar a taxa de aprovação do seu e-commerce, é essencial que você trabalhe para aumentar esse indicador que, claro, resultará em mais lucro para sua empresa.
Confira as melhores dicas de como aumentar a taxa de aprovação no seu comércio eletrônico.
Mantenha Seu Site Atualizado
A regra número 1 para melhorar esse indicador, sem dúvida, é manter o seu site sempre atualizado. Isso porque, qualquer problema ou erro como, baixa velocidade de carregamento, pode prejudicar o processo de cobrança, interferindo também nas análises.
Ofereça Um Checkout Transparente
Para obter uma boa taxa de aprovação, é importante que o seu e-commerce ofereça um checkout transparente e rápido. Quanto mais etapas ou erros no processo de pagamento, mais chances do consumidor desistir de efetivar a sua compra.
Invista Em Um Site Otimizado Para Dispositivos Móveis
Hoje em dia, a maioria dos acessos às lojas virtuais e sites variados acontece por meio de dispositivos móveis. Por isso, é importante que seu site seja responsivo para quem o acessa pelo celular.
Lembre-se que páginas quebradas e erros impedem que seu consumidor conclua a compra.
Tenha Uma Boa Solução De Pagamentos
Outro ponto importantíssimo para melhorar a taxa de aprovação é ter uma boa solução de pagamento. Procure uma empresa de confiança e que ofereça um processo seguro, ágil e moderno.
Disponibilize Diferentes Formas De Pagamento
Disponibilize também para o seu clientes diversas formas de pagamento, pois, esse cuidado também pode aumentar a taxa de aprovação.
Quanto mais opções seu consumidor tem na hora de pagar, mais chances você tem de fechar uma venda, pois, certamente, ele encontrará o método que atende às suas necessidades.
Como A Taxa De Aprovação Influencia O Negócio?
Não tem como negar que a taxa de aprovação impacta no faturamento e, consequentemente, na saúde financeira do seu negócio.
Como mencionamos ao longo do artigo, esse indicador permite uma análise minuciosa sobre a performance do seu comércio eletrônico, entendendo vários fatores como, por exemplo, sazonalidade, produtos que vendem mais e menos, etc.
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Conclusão
Agora que você já sabe a importância da taxa de aprovação para seu e-commerce e como acompanhá-la, lembre-se de contar com soluções de pagamento eficientes e seguras.
Saiba que a Ewally é uma instituição de pagamento, que oferece os mais diversos serviços financeiros para o seu e-commerce, como API Pix, por exemplo.
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