Se você tem uma loja virtual e ainda não utiliza um gateway de pagamento, é bom rever a contratação dessa ferramenta agora mesmo.
Isso porque, essa solução de automação muito usada no comércio eletrônico garantirá maior segurança, agilidade e credibilidade nas transações financeiras online realizadas dentro do seu e-commerce.
Sem contar que essa ferramenta que recepciona essas operações também oferece uma experiência diferenciada aos seus consumidores ao efetuar uma compra na sua plataforma digital.
Quer entender o que é, como funciona e o porquê adotar o gateway de pagamento na sua loja online, ferramenta oferecida pelo mercado de pagamento? Vem com a gente, pois preparamos um artigo interessante sobre esse os famosos gateways para pagamentos.
O Que É Gateway De Pagamento?
Para você entender, o gateway de pagamento online é uma solução digital responsável por fazer a comunicação entre a operadora do cartão de crédito, o cliente e a instituição bancária.
Esses sistemas permitem a conexão do seu negócio online com diferentes adquirentes, que são as tradicionais máquinas de cartão, mantendo centralizada toda a operação de pagamentos.
Para tornar ainda mais claro esse processo, em uma transação financeira online, o gateway faz a captura dos dados, a comunicação e o armazenamento dos dados dos consumidores, possibilitando que os processos sejam rápidos e seguros, já que você utiliza apenas uma interface.
E se você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa solução para o seu negócio, saiba que a expectativa para o comércio eletrônico, que já vive em um crescimento acelerado nos últimos anos, deve seguir a mesma tendência de alta em 2021, alcançando números expressivos.
Segundo um relatório da XP Investimentos, divulgado em junho de 2020, a estimativa é que o comércio eletrônico apresente um aumento de compras na casa dos 32% em comparação ao ano passado.
Em 2020, por exemplo, impulsionado pela pandemia do coronavírus, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$41,92 bilhões em agosto. Esse montante representa um crescimento de 56,8% em comparação com os oito primeiros meses de 2019.
Quer aproveitar as oportunidades deste mercado que está aquecido e, ao que tudo indica, vai permanecer dessa forma para os próximos anos?
Então, é bom ficar de olho nos melhores gateway de pagamento do mercado para contratar aquela opção segura, eficiente e que mais se adequa ao perfil do seu negócio.
O Que Faz Um Gateway De Pagamento?
Com tantos agentes envolvidos nessas transações financeiras online, o que faz um gateway de pagamento, normalmente, gera muitas dúvidas em profissionais e varejistas do setor, que desconhecem todo o processo que envolve esses sistemas.
Funciona assim, quando um consumidor entra no seu site, escolhe o produto, coloca a compra no carrinho, ele entra na etapa da escolher o meio de pagamento para finalizar a compra, certo?
É aí que essa solução de pagamento entra em cena, pois o gateway permite que todo esse processo aconteça em um ambiente no site destinado para a realização dessa transação.
Além da execução de todo esse processo de pagamento, o sistema garante que os valores sejam recebidos tanto pela loja, quanto pelo banco credenciado e a operadora do cartão.
Para tornar as transações ainda mais seguras para todas as partes, a ferramenta de pagamento gera ainda um comprovante para entrega dos itens no endereço cadastrado pelo cliente.
O Que Acontece Se A Compra Não For Reconhecida Pelo Cliente?
Caso a compra não seja reconhecida pelo cliente, o titular do cartão deve fazer uma reclamação por desconhecimento da compra junto à operadora.
Com isso, a operadora analisará a situação e, se for constatado irregularidade, ela fará o estorno na compra, chamado de chargeback.
Porém, o pagamento deve ser feito pelo lojista, já que no gateway de pagamento, ele é o responsável por toda operação no seu e-commerce.
Quais São As Vantagens Do Gateway De Pagamento?
O lojista que opta por utilizar os gateways de pagamento tem acesso a uma série de vantagens oferecidas por esses sistemas de pagamento, que podem tornar o seu negócio ainda mais competitivo e rentável.
Selecionamos alguns dos principais benefícios para você entender melhor o porquê adotar essa ferramenta é uma ótima alternativa para o seu negócio!
Conexão Direta Com Bancos E Operadoras
Uma das vantagens de usar essa solução tecnológica na sua loja é que você mantém uma conexão direta com os bancos e as operadoras de cartão, uma vez que a negociação de tarifas é feita de forma direta, sem a necessidade de intermediação de terceiros.
O melhor é que todo esse processo é feito de maneira rápida e fácil, mas lembre-se que todos os riscos dessa operação financeira também ficam por sua conta.
Dessa forma, ao adotar um gateway de pagamento é importante que você reforce os seus sistemas de segurança para prevenir erros ou fraudes nas operações, pois essas situações podem afetar e muito a sua previsão de pagamento, comprometendo, inclusive, os seus lucros.
Redução De Despesas
Ao não ter mais a necessidade de terceirizar a sua gestão de pagamento, sua loja também consegue reduzir as despesas com contratos e também com as mensalidades, que sabemos o quanto pode pesar no seu orçamento e até prejudicar a sua lucratividade.
Por isso, para que a redução de custos aconteça de maneira segura é sempre bom escolher o melhor gateway, que garanta que as transações sejam executadas de forma precisa e eficiente.
Acesso Ágil
Outra vantagem de um gateway de pagamento é que as operações usando esse sistema são muito rápidas, em razão da ágil comunicação com bancos e operadoras para a liberação do pagamento.
O mais legal é que os processos acontecem em poucos segundos, o que garante também a satisfação dos seus clientes que tem a sua compra aprovada rapidamente e sem complicações.
Segurança
Outra vantagem de adotar um gateway de pagamento online para a sua loja online é a segurança proporcionada por esses sistemas.
Isso porque, as mensagens que transitam por esses softwares são criptografadas, impedindo que terceiros possam acessar os dados das transações financeiras. Inclusive, essa é uma prática exigida pelas bandeiras de cartão de crédito.
Com isso, todos os dados armazenados nesse banco de dados conseguem ser melhor gerenciados pelo setor de finanças, evitando possíveis problemas com fraudes ou invasões de dados.
Blindagem Das Informações
Outra vantagem de um gateway de pagamento é a blindagem de informações. Isso porque, normalmente, os servidores dessas empresas possuem alta proteção contra invasões, já que os dados são criptografados, dificultando o acesso às informações.
Em caso de transações suspeitas, os riscos são rapidamente identificados. Lembrando que, ao contratar um gateway de pagamento, o fornecedor da tecnologia é responsável pela segurança desses dados.
Assistência
Além disso, as lojas que adquirem essa tecnologia podem contar com total assistência das empresas, que possuem todos os conhecimentos necessários para resolver problemas diversos e possíveis crises com as transações financeiras.
Autonomia E Independência
Os melhores gateways de pagamento do mercado garantem aos lojistas autonomia e independência, permitindo que você escolha as condições de pagamento ideais para o seu modelo de negócio.
Em razão dessa autonomia, é possível ter muito mais agilidade nas transações financeiras.
Integração Com Sistemas
O gateway de pagamento disponibiliza ainda a integração com outras ferramentas como, por exemplo, softwares contra fraude, que faz a verificação dos dados em uma transação para aprová-la ou não.
Quais As Desvantagens do Gateway de Pagamento?
Mesmo sendo um recurso muito vantajoso, o gateway de pagamento apresenta algumas desvantagens como, por exemplo, a falta de uma gestão de risco tão eficiente.
Isso porque, ele não possui um sistema de filtragem tão preciso, o que obriga a loja online contratar um sistema antifraude.
Além disso, outra desvantagem é que ao usar o gateway de pagamento, o recebimento de valores é um pouco mais lento, com prazo de cerca de 30 dias.
Como São As Taxas De Um Gateway De Pagamento?
Os gateways de pagamento cobram taxas para a oferta desses serviços, que podem variar de acordo com o pacote contratado. Além disso, há empresas que cobram também taxas de ativação.
Outras, no entanto, cobram taxas no valor das vendas e também para a transferência do dinheiro da conta do empresário na carteira de pagamento para uma conta corrente, por exemplo.
Lembrando que essas cobranças variam de acordo com a modalidade de gateway e da abrangência de seus serviços.
Por isso, antes de contratar uma empresa de gateway de pagamento, entenda quais são as taxas praticadas.
Como Escolher Um Gateway De Pagamento?
Para escolher o melhor sistema, é importante levar em consideração alguns aspectos. Confira os principais para não errar na contratação:
Sistema De Alta Segurança
Um ponto que deve ser levado em consideração antes de contratar esse tipo de serviço é o sistema de segurança oferecido.
Exija sempre que as transações sejam realizadas em ambientes altamente protegidos, com sistema de criptografia dos dados para impossibilitar qualquer exposição e o vazamento de dados.
Bom Suporte E Atendimento
Por ser um sistema totalmente online, imprevistos podem ocorrer. Sendo assim, é primordial ter um time de atendimento sempre pronto para te auxiliar em qualquer questão.
Checkout Transparente
A página de checkout deve ter total atenção, afinal, é onde acontecem as transações financeiras.
Por isso, é importante contratar um gateway de pagamento que ofereça transparência e segurança, mantendo sempre o consumidor na mesma página da loja, o que melhora a experiência de compra e a confiabilidade das transações.
Estabilidade
A estabilidade de um gateway de pagamento é fundamental, afinal, ninguém vai querer perder uma venda bem na hora do pagamento, não é mesmo?
Então, priorize sistemas que não oscilem frequentemente.
Como Criar Um Gateway De Pagamento?
Para você que se pergunta como criar um gateway de pagamento, saiba que é possível sim, porém, uma solução desenvolvida pelo seu negócio pode custar alto, exigindo a contratação de profissionais altamente capacitados, além de demandar tempo para seu desenvolvimento.
Sem contar que o tempo gasto na concepção de um produto, que é facilmente encontrado no mercado pode comprometer até a energia da sua equipe, que poderia estar se dedicando às atividades que, de fato, gerem retorno para o seu negócio.
Aliás, hoje em dia, você consegue encontrar soluções altamente tecnológicas, inovadoras e também baratas.
Para quem deseja encontrar os melhores gateways de pagamento do mercado, recomendamos que você escolha aquele que disponha de API de integração, como a Ewally, que oferece essa solução altamente customizável.
Na hora de contratar um gateway com o sistema do seu site, a primeira coisa, claro, é ter uma plataforma de e-commerce e contratar uma empresa confiável e que ofereça os melhores sistemas de processamento e também de segurança para suas transações.
Depois disso, a integração deve ser feita pelo seu desenvolvedor, desde que ela tenha experiência na integração da plataforma de e-commerce e gateway de pagamento para que tudo saia como planejado, diminuindo, assim, as chances de erros.
Lembre-se que antes de colocar qualquer sistema do ar, você deve seguir uma regra bem simples, que é fazer testes quantas vezes forem necessárias.
Uma dica bem importante nesse processo é que você jamais deve colocar algo em funcionamento sem antes ter certeza de que ele está funcionando perfeitamente.
Depois de todo o período de teste e confirmação que o sistema está operando de forma adequada, você pode publicar a opção de pagamento via gateway de pagamento, permitindo que seus clientes tenham acesso a um sistema rápido, eficiente e seguro.
Qual Tipo De Negócio O Gateway De Pagamento É Indicado?
O gateway de pagamento é uma tecnologia indicada, principalmente, para lojas virtuais, já que essas empresas oferecem um controle mais efetivo e seguro com relação ao controle sobre a gestão financeira do seu negócio, sem precisar terceirizar o pagamento online.
O Que É O Intermediador De Pagamentos?
O intermediador, chamado também de subadquirente, disponibiliza as mesmas tecnologias de um gateway de pagamento.
A diferença, no entanto, está na forma de gerir os processos online, já que ele é responsável por todas as operações financeiras, retendo os valores das compras e reunindo-os em sua conta.
De forma resumida, o intermediador de pagamento media as transações entre sua loja virtual e as instituições financeiras.
Quais São As Vantagens Do Intermediador De Pagamento?
Entre as diferenças está a facilidade na implementação em um ambiente externo e simplicidade de acesso, além de ser integrado com as mais diversas soluções.
O intermediador de pagamento também garante total segurança nas transações tanto para empresas quanto para o consumidor, já que ele oferece sistema antifraude que detecta compras simultâneas e valores duvidosos.
Essa tecnologia também é capaz de facilitar as cobranças pontuais e recorrentes, pois a transação é feita pelo sistema contratado, o que possibilita ainda a otimização das cobranças.
Com o sistema antifraude integrado ao intermediador de pagamentos, a sua empresa não precisa se preocupar com o comportamento do consumidor e com ações fraudulentas.
O Que É Um Subadquirente?
O subadquirente é a mesma coisa do que intermediador de pagamento. Portanto, muda-se apenas o termo, mas a funcionalidade é a mesma, como citamos nos tópicos anteriores.
Qual É A Diferença Entre Processador De Pagamento E Gateway?
Uma das principais diferenças entre o processador de pagamento e o gateway é a forma de prestar esse tipo de serviço.
O processador faz a intermediação entre as operadoras e o lojista, já o gateway precisa de um contato direto.
Além disso, ao usar um processador, o cliente é redirecionado para outra janela, enquanto no gateway, tudo acontece dentro do e-commerce.
Quais As Diferenças Entre Gateway De Pagamento E Intermediador?
Há algumas diferenças pontuais entre o gateway de pagamento e o intermediador de pagamento.
O primeiro presta um serviço financeiro bem parecido com a um banco, sendo que o segundo é responsável pelo sistema e pelos riscos pela cobrança.
No caso do gateway, a responsabilidade nas integrações com instituições e operadoras é do lojista, que tem mais autonomia para escolher as modalidades de pagamento.
No caso do intermediador de pagamento, essa responsabilidade é da empresa de tecnologia, sendo que o lojista tem menos autonomia, mas garante que as vendas sejam recebidas em sua totalidade.
Quando o assunto é o checkout de pagamento, no caso do gateway de pagamento, todas as transações são feitas dentro do ambiente da própria loja virtual.
Já no intermediador de pagamento, o checkout e a finalização da compra acontecem em página externa.
Quais Os Principais Gateways De Pagamento No Brasil?
Hoje em dia, há muitas opções de gateways de pagamento no Brasil, sendo que os mais utilizados são os seguintes:
- PagSeguro;
- Cielo;
- Gerencianet;
- PayPal;
- Moip (por PagSeguro);
- Mercado Pago;
- Pagar.me;
- Iugu;
- Stripe.
Conheça as soluções de pagamentos da Plataforma BaaS Ewally
Como falamos no tópico acima, na hora de contratar uma empresa que ofereça o sistema para o seu negócio é preciso se preocupar com uma série de questões, mas principalmente com o nível de integração que essa solução oferece.
Uma empresa que vem se destacando no mercado por garantir uma ótima integração com diferentes sistemas é a nossa fintech Ewally.
Nossa empresa disponibiliza para as lojas virtuais uma plataforma de Banking as a Service com todos os recursos para que a sua empresa possa desenvolver a sua solução financeira, de maneira ágil e personalizada, atendendo às necessidades do seu negócio.
A Ewally garante soluções tecnológicas com APIs modulares, ou seja, que se adaptam às empresas de diferentes portes e segmentos.
Se você quer contratar os melhores gateways de pagamento, saiba ainda que oferecemos APIs para Onboard com a abertura de contas digitais e subcontas tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Com nossos sistemas, é possível que sua empresa faça ainda a cobrança por meio de boleto, cartão de débito e link de pagamento, além de realizar pagamento de boletos, contas e tributos, transferências entre contas via TED, DOC e Pix.
Além disso, nossos APIs permitem ainda a emissão de cartão white label bandeirado, crédito, débito, pré-pago, corporativo, entre outros.
Você também tem acesso a um autorizado externo, que é um agente externo no loop de autorização, poderá fazer recarga de celulares e transporte público e ter uma conta vinculada para a abertura e gestão de contas smart escrow.
Com a Ewally, você pode ter uma base tecnológica inteligente e que te permite adicionar novos serviços a qualquer momento, ampliando suas fontes geradoras de receitas e, claro, agradando aos interesses do seu público.
Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!
Conclusão
O gateway de pagamento é um sistema extremamente importante para qualquer varejista online que deseja realizar transações financeiras ágeis, integradas e seguras no ambiente online.
Além de todas essas vantagens que citamos, seu e-commerce conseguirá ainda reduzir custos com mensalidades e contratos com a terceirização da sua gestão de pagamentos.
Na hora de escolher o melhor gateway, fale com a Ewally, que além de oferecer API modulares também disponibiliza diferentes serviços financeiros para sua empresa e seu cliente.
Com a Ewally, você tem acesso a cartão private label, conta digital e muitos outros serviços customizáveis para atender aos mais variados formatos e portes de negócios com soluções totalmente personalizadas, seguras e eficientes.
Entre em contato conosco agora mesmo e saiba o porquê mais de 100 mil empresas já optaram pela Ewally e estão satisfeitas.
Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que a Ewally pode fazer para a sua empresa e também para os seus clientes.
Não deixe também de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre informações relevantes sobre o mercado financeiro, tendências e novidades do setor, além de muitas dicas.