Com a expansão do comércio eletrônico brasileiro, o intermediador de pagamento tornou-se um agente imprescindível nas transações online, já que é uma empresa que faz todo o processo de pagamentos online, facilitando a rotina dos e-commerces.
Vem com a gente e descubra como funcionam esses intermediadores de pagamentos, chamados também de subadquirentes.
O que é um intermediador de pagamentos?
Para que você entenda melhor como todo esse processo funciona, é importante compreender o que é intermediador de pagamento.
As subadquirentes são empresas especializadas em pagamentos online, responsáveis por fazer a intermediação com as instituições financeiras, garantindo a segurança dos dados dos clientes e que os valores dos recebimentos sejam, de fato, repassados ao vendedor.
Como funciona um intermediador de pagamentos?
O intermediador de pagamento online é um agente que entra em cena apenas na finalização de uma venda, ou seja, na área do checkout de pagamento.
Por exemplo: o cliente acessa um e-commerce, seleciona os produtos, coloca-os no carrinho de compra e, depois, ao clicar em finalizar a compra, o usuário é direcionado para um ambiente destinado exclusivamente para a realização do pagamento.
Nessa etapa, o intermediador de pagamento é o responsável por agilizar o processo de venda, coleta de dados, como endereço de entrega, frete, opção de pagamento e parcelamento, além de fazer a validação do limite do cartão de crédito junto às operadoras.
Quais os benefícios do intermediador de pagamentos?
Agora que você sabe como funciona todo o processo com as subadquirentes, vamos conhecer quais as vantagens de um intermediador de pagamentos. Dá uma olhadinha!
Opções de pagamento
Por terem expertise nessa áreas, as subadquirentes oferecem os mais diversos meios de pagamento, além de serem capazes de ofertas diferentes de bandeiras de cartão de crédito, além das tradicionais, o que pode abranger um público maior.
Sem burocracia
Para quem se pergunta quais as vantagens de um intermediador de pagamentos, saiba que a ausência de burocracia é uma das principais, já que o varejista online não precisa se preocupar com os processos de recebimento dos pagamentos.
Isso acontece porque o sistema integrado oferece as formas de pagamentos, garantindo a execução de todas as etapas, como gerenciamento do recebimento e o repasse do valor com o desconto das tarifas.
Inclusive, as análises de crédito são feitas pelo intermediador de forma automática, podendo ser ou não aprovada, o que traz muito mais segurança para o empresário.
Mais segurança
Os intermediadores de pagamento e e-commerce trabalham juntos, garantindo mais segurança nas transações, já que os subadquirentes oferecem tecnologias avançadas de segurança de dados e sistemas antifraudes, como criptografia, firewalls, anti ataques, etc.
Além disso, essas empresas auxiliam em processos, como problemas com cartões roubados ou clonados, cancelamento de transações, falta de recebimento de produtos e por aí vai.
Escalabilidade
A escalabilidade é também uma das vantagens, pois o varejista consegue remanejar seus custos e pagar as taxas para as empresas de acordo com o seu volume de transações.
Ou seja, os custos aumentam na mesma proporção que o volume de transações cresce, garantindo que você pague o intermediador de forma proporcional, sem comprometer o seu orçamento.
Implementação facilitada
O intermediador de pagamento oferece também uma implementação facilitada, já que seus sistemas se comunicam de maneira fácil e ágil com o provedor da sua loja virtual ou site, sem a necessidade de fazer melhorias no seu ambiente online.
Dessa forma, essa integração facilitada do sistema de vendas com os diferentes áreas possibilita o início rápido do processo de compras e o pagamento online do consumidor.
Auxílio nas cobranças
Essas empresas possuem expertise em vendas pontuais ou recorrentes, permitindo uma flexibilização maior de cobranças em casos de inadimplência para os clientes que possuem contrato de prestação de serviços.
Nesses casos, as empresas oferecem o envio de cobranças por e-mail, cálculo de juros e multas, reconhecimento de pagamentos efetuados e auxílio no processo sistematizado de conciliação financeira.
Gateway de pagamento ou intermediador de pagamentos?
É muito comum as empresas que atuam no varejo online ficarem em dúvida sobre a contração de gateway de pagamento ou intermediador de pagamento.
A verdade é que, antes de qualquer coisa, você precisa analisar dois fatores importantes das subadquirentes. O primeiro é a escalabilidade, uma vez que as taxas, que podem variar de 4 a 7% em cada transação, sobem de acordo com o crescimento do seu negócio.
O segundo é que o período de repasse dos valores por parte do intermediador de pagamento online pode chegar a, no mínimo, 21 dias.
Por outro lado, os gateways de pagamento nem sempre oferecem sistemas de prevenção de fraude, o que é extremamente importante em todo esse processo. Para escolher a melhor opção, é preciso entender as necessidades do seu negócio.
Vale a pena ter um intermediador de pagamento?
A resposta é sim, principalmente, se você precisa garantir custos reduzidos dos seus processos internos.
Um intermediador de pagamento costuma ter custos mais baratos e também oferece sistemas mais práticos, principalmente para micro, pequenos e médios empreendedores, já que possuem convênios próprios com as instituições financeiras.
Além disso, as subadquirentes têm sistema integrado de pagamento, recursos antifraude, o que torna os dados e operações mais seguras. De acordo com o crescimento do seu negócio, é possível negociar as tarifas praticadas por essas empresas.
Aliás, o comércio eletrônico do Brasil tem apresentado crescimento acelerado nos últimos anos. A expectativa é que o setor apresente alta de 26% em 2021.
Então, para aproveitar as oportunidades desse mercado é bom estar preparado e contratar os melhores intermediadores.
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Conclusão
Agora ficou mais claro o que é intermediador de pagamento? Se esse serviço atende às necessidade do seu negócio, não deixe de contratá-los para facilitar os processos de vendas, garantir maior segurança e ganhar tempo no processo de vendas da sua loja virtual
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