O embedded finance é uma solução financeira que chegou para possibilitar que empresas de diferentes segmentos possam incluir em seu portfólio produtos financeiros, mesmo que não tenham core business no setor.
Essa solução garante benefícios não somente para o cliente, mas também para a empresa, que fomenta ainda mais seus negócios. Confira!
O Que Significa o Conceito Embedded Finance?
O embedded finance, em tradução para o português, significa finanças embutidas. É basicamente a inclusão de soluções financeiras ao portfólio de uma empresa que não possui core business no mercado financeiro.
A partir dessa tecnologia, empresas de diferentes setores podem atuar como um banco, disponibilizando serviços personalizados e muito mais direcionados para as necessidades dos seus clientes.
Como Surgiu o Embedded Finance?
A embedded finance no Brasil e em todo mundo surgiu com a expansão das fintechs, empresas de serviços financeiros, que passaram a introduzir esse modelo de tecnologia, flexibilizando o acesso aos produtos e serviços, que antes era excluído dos bancos.
Quais as Principais Características do Embedded Finance?
Essa tecnologia permite que uma empresa crie um banco digital, mas saiba que ela tem muitas outras características, como uma cultura baseada em dados, soluções personalizadas para os clientes e aumento do portfólio de serviços de uma empresa.
Além disso, essa tecnologia promove também a conexão com provedores de serviços Banking as a Service, além de transformar uma “empresa” para “fintech”.
Entenda mais nos próximos tópicos:
Ampliação Do Portfólio De Serviços
Como mencionamos ao longo deste artigo, o embedded finance é uma solução permite que empresas que não atuam setor financeiro possam oferecer serviços com essas características.
Dessa forma, essas organizações ampliam o seu portfólio, além do seu modelo tradicional de negócio, possibilitando que seus clientes possam contratar de maneira prática outros serviços que facilitem o seu dia a dia, como uma conta digital ou um cartão de crédito, por exemplo.
Decisões Baseadas Em Dados
O embedded finance é uma solução que pode ser implementada em diversas empresas, porém, é preciso que ela seja baseada em dados para que, de fato, as soluções possam atender ao perfil e as necessidades do público-alvo.
Como Funciona o Embedded Finance?
O embedded finance é uma tecnologia oferecida por uma fintech por meio de APIs que faz a conexão com Banking As a Service, permitindo que a empresa possa contratar serviços de marca branca dos mais variados.
Confira quais são eles:
Pagamentos
O embedded finance é uma tecnologia que possibilita que os usuários possam usar soluções, como carteira digital para pagar diferentes tipos de serviços. Ou seja, a pessoa insere uma quantia e pode fazer pagamentos no formato de débito.
Empréstimos
Além disso, outra solução que pode ser oferecida por meio do embedded finance são os empréstimos. Hoje em dia, grandes varejistas e lojas de departamentos já possuem programas que oferecem valores aos seus clientes por meio dessa tecnologia.
Banco Digital
Com o embedded finance, é possível oferecer ainda conta digital para os clientes, com as soluções de movimentações financeiras mais diversas, como cartão de crédito, transferências e até investimentos, pagamento de contas, recargas, etc.
Quais as Vantagens do Embedded Finance?
Essa tecnologia é responsável por tornar uma empresa mais competitiva, fazendo com que ela ganhe forças de atuação a partir de outros serviços, além de permitir um posicionamento estratégico.
Além disso, a embedded finance no Brasil também oferece soluções mais completas e específicas para as necessidades dos clientes, o que gera uma maior fidelização devido a ampliação da oferta de serviços.
Outra vantagem é a possibilidade de fazer a atração de clientes desbancarizados, ou seja, daquelas pessoas que não têm conta em uma instituição financeira bancária por uma série de questões.
Para você ter uma ideia, o número aproximado de pessoas sem conta em banco no Brasil chegou a 34 milhões de pessoas, em janeiro de 2021. Ou seja, a possibilidade de negócios é enorme.
Entre as vantagens de adotar a embedded finance estão uma melhora no branding, fortalecimento de marca e geração de nova fonte de receita.
Quais Modelos de Empresas Podem Trabalhar com Embedded Finance?
A boa notícia é que o embedded finance pode ser implementado em empresas dos mais diversos segmentos ou do perfil do seu público.
É possível adotar essa tecnologia em marketplaces, e-commerces, empresas varejistas e demais negócios.
Quais os Motivos Pelos Quais Vale a Pena o Varejo Oferecer Essa Solução?
Ao adotar a embedded finance elevará a sua empresa para outro patamar, permitindo que ela se torne mais competitiva e que seu negócio possa atuar nas necessidades do seu cliente, garantindo um serviço ainda mais personalizado.
O resultado disso é uma maior atração de clientes e o aumento das oportunidades para sua empresa.
Quais as Mudanças Promovidas pelo Embedded Finance nas Fintechs?
A embedded finance no Brasil e também ao redor do mundo trouxe várias mudanças para o mercado financeiro, promovendo a inclusão de serviços financeiros por parte de empresas que não têm core business, mas há muitas outras mudanças observadas.
Confira!
Diversificação Nas Experiências Oferecidas
Uma das principais mudanças é a diversificação das experiências oferecidas, pois qualquer empresa consegue gerar valor aos seus clientes e até à sua marca com essa solução financeira.
Lembre-se que quanto mais serviços com qualidade e personalizados oferecer, mais chances sua marca tem de fidelizar os seus clientes.
Uso de Dados Obrigatório
A embedded finance também obriga o uso de dados dos clientes, o que é importantíssimo para entender melhor o seu público, preferências e necessidades.
Com isso, sua marca pode oferecer as melhores soluções e serviços aos seus clientes, sendo muito mais objetiva na abordagem com o público.
Quais as Tendências do Embedded Finance?
De acordo com previsões de especialistas, a tendência do embedded finance no Brasil é que novas parcerias sejam fomentadas entre empresas e bancos no sentido de melhorar a experiência ao cliente.
Com a ampliação do Open Banking, Pix e outras mudanças promovidos pela transformação digital no setor e também aplicação de medidas de regulamentação, a possibilidade é que novos produtos inovadores sejam incorporados ao mercado financeiro.
A tendência dessa tecnologia é sempre garantir que os clientes possam ter acesso aos serviços e produtos modernos e de alta qualidade, tendo ainda uma experiência mais inteligente e satisfatória.
Quais Os Segmentos De Empresas Têm Se Destacado?
Entre os segmentos que mais se destacam quando o assunto é embedded finance é o setor de varejo.
No entanto, com o sucesso das “finanças embutidas”, hoje, outras empresas passaram a utilizar essa tecnologia, como cooperativas, indústrias, redes de supermercados, lojas de departamento, etc.
Embedded Finance E Sua Relação Com O Open Banking
O Open Banking chegou para abrir as portas para que outras empresas sem core business no setor financeiro pudessem ofertar serviços bancários para os seus clientes.
Isso porque, o Open Banking foi implementado pelo Banco Central para democratizar o setor financeiro, porém, para oferecer esse tipo de produto, as empresas precisam ser reguladas pelo Bacen e permitir o acesso às suas APIs.
A partir disso, as empresas podem realizar o embedded finance com total segurança e facilidade, ampliando seu portfólio e incrementando as suas receitas com a oferta serviços financeiros.
Qual O Impacto Do Embedded Finance Para Os Grandes Bancos?
Um dos maiores impactos, certamente, é a competitividade em relação à oferta de serviços bancários.
Isso porque, com o embedded finance, outras empresas podem oferecer muitos produtos financeiros que, antes, eram oferecidos apenas pelas instituições bancárias tradicionais.
Quais As Recomendações Para Quem Quer Começar?
O primeiro passo, sem dúvida, é conhecer o seu negócio, sua estrutura, limitações e o interesse do seu público.
Dessa forma, é fácil entender o que você precisará para adotar o embedded finance na sua empresa e quais serviços incorporar ao seu portfólio.
O segundo cuidado é encontrar um parceiro de tecnologia financeira de confiança e com experiência na oferta dessa tecnologia.
Outro ponto que precisa ser analisado com cautela é que sua empresa embarcará em um novo negócio e que precisa ser ofertado com total qualidade e segurança para seus clientes.
Por isso, a análise interna de todos esses pontos é imprescindível.
Qual o Caminho Para Aderir ao Embedded Finance?
Se você deseja aderir ao embedded finance, o primeiro passo é procurar uma fintech de serviços financeiros que seja consolidada no mercado e que ofereça recursos de qualidade, personalizados e modernos.
Aliás, esse é um ponto que merece atenção: opte sempre por um fornecedor que garanta a oferta de serviços de qualidade, seguros e inovadores para, assim, conseguir disponibilizar as melhores experiências aos seus clientes.
As melhores soluções financeiras estão na Ewally!
Conclusão
A embedded finance é uma tecnologia que chegou para revolucionar a forma de oferecer serviços financeiros, permitindo que empresas sem core business também possam agregar esse tipo de solução ao seu portfólio de produtos.
Mas lembre-se de contratar uma empresa idônea e que ofereça as melhores tecnologias e serviços financeiros.
Se quer oferecer o melhor para seus clientes, conheça a Ewally, uma fintech que desenvolve soluções de embedded finance para empresas de diversos portes e segmentos, prezando sempre pela qualidade, alta tecnologia e personalização.
A Ewally oferece serviços como conta digital, produtos private label, soluções white label, cartão de crédito e muito mais. Acesse o nosso site agora mesmo e garanta os melhores serviços para o seu negócio.