Você sabe ou já ouviu falar na P2P ou Rede peer-to-peer? Saiba que essa tecnologia está presente em softwares de compartilhamento de arquivos, servindo como base para mecanismos de comunicação como o Skype e as criptomoedas.
Se tem curiosidade em entender mais sobre esse tema, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar do que se trata essa tecnologia, como funciona e as principais vantagens de usá-la nos sistemas da sua companhia.
O Que É Uma Rede P2P (peer-to-peer)?
Para nos aprofundarmos neste assunto, é importante entender o que é P2P. Saiba que a rede peer-to-peer é, basicamente, um sistema responsável pelo compartilhamento de documentos, informações e diversos tipos de arquivos sem precisar de um servidor central.
Para você entender, a palavra peer-to-peer, em português é traduzida como “ponto a ponto”, onde computadores dos usuários são, justamente, os “pontos” que se conectam entre si para formar uma rede descentralizada de troca de informações.
Quais As Características Da Rede P2P?
Entre as principais características da rede P2P estão as seguintes:
- Aplicativo que mantém conexões com outros usuários;
- Software integrado e simples de utilizar;
- Interface do usuário opera fora de um navegador da web;
- Computadores podem ser clientes e servidores;
- O aplicativo possui ferramentas que dão suporte aos usuários na criação de conteúdo ou na inserção de funcionalidades;
- O software garante auxílio em protocolos de rede cruzada como SOAP ou XML-RPC.
Como Funciona Uma Rede P2P (peer-to-peer)?
Mesmo sendo, talvez, um assunto que não tem familiaridade, o funcionamento do P2P programas não é difícil de ser compreendido.
Saiba que a maioria das conexões feitas pelos computadores, atualmente, são do tipo cliente-servidor, onde o servidor é um software que oferece serviços como acesso a jogos ou mídias e muitos outros arquivos.
No formato de sistema cliente-servidor, um único servidor pode garantir o funcionamento da transferência de informações, mas na rede no modelo peer-to-peer, esse processo é diferente.
Isso porque, na peer-to-peer não há um servidor central, sendo que os clientes desse sistema podem atuar como uma espécie de servidores.
Os arquivos que percorrem toda a rede P2P estão divididos em uma quantidade igual de blocos em cada nó dos computadores dos usuários.
Para um usuário baixar um arquivo, por exemplo, ela precisará utilizar esse sistema, onde ao iniciar o processo, esse programa aciona uma plataforma de busca, que pesquisa detalhadamente o sistema para encontrar cada computador conectado à rede que possui os arquivos.
Lembrando que cada bloco de arquivo pode ser baixado por diferentes computadores, que estão espalhados por diversos lugares do mundo.
Como negociar pela rede peer-to-peer?
Para fazer negociações peer-to-peer, você precisa encontrar vendedores P2P em grupos de conversa no WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais.
Outra forma de negociar pela rede P2P é por meio de plataformas, como Paxful, LocalBitcoins e Catálogo P2P, que contam com vendedores e compradores de criptomoedas, operando com uma espécie de marketplace.
Para garantir total segurança, plataformas como a LocalBitcoins e da Paxful disponibilizam as criptomoedas em uma conta de custódia até que o negócio seja, de fato, concluído.
No Catálogo P2P, os usuários têm acesso a um ranking de reputação dos vendedores, com pontuação que varia de 1 a 5. Quanto maior a nota, melhor é o seu posicionamento.
Para negociar nessas plataformas P2P, você precisa adquirir criptomoedas e, depois, iniciar uma conversa com o vendedor P2P via aplicativo de conversa.
Depois, o vendedor passa a cotação do criptoativo em moeda fiduciária. Se ambos concordarem com o valor, o vendedor fornece a conta bancária, e o comprador envia o endereço de sua carteira de criptomoedas.
Qual É o Melhor P2P (peer-to-peer)?
Entendendo o que é P2P, uma dúvida muito comum é sobre qual é o melhor peer-to-peer. Saiba que entre as melhores empresas que oferecem essa tecnologia estão a Tutu Digital, Iouu, Lending e Nexoos.
Quais São as Principais Características de Um Sistema P2P (peer-to-peer)?
Entre as principais características de um sistema P2P está o compartilhamento de serviços e dados sem a necessidade de possuir um servidor central.
Além disso, outra característica desse sistema é a descentralização de funções tradicionais de rede, já que cada usuário pode ter funções de servidor e cliente simultaneamente, possuindo as mesmas capacidades funcionais e responsabilidades.
Quais as Vantagens da Rede P2P (peer-to-peer)?
O P2P programas oferece muitas vantagens, sendo que a conexão eterna é uma das principais, uma vez que, mesmo quando um computador está desativado, outros estão conectados à rede funcionando como servidores.
Com essa rede peer-to-peer, os usuários têm maiores acessos em um tempo inferior, pois os arquivos são divididos em blocos, permitindo que os arquivos sejam baixados com mais velocidade, otimizando o processo, já que partes desse arquivo ficam em vários servidores.
O P2P também permite uma perpetuação dos arquivos, uma vez que por ter uma rede descentralizada não há um controle total dos dados, não permitindo que sejam deletados ou restringidos a um número específico de usuários, porque milhares estão conectados.
Quais as desvantagens da Rede P2P?
Além das vantagens, há algumas desvantagens da redes P2P, sendo que uma delas é a confiança, já que não existe um órgão para garantir a idoneidade da transação, abrindo espaço para a aplicação de golpes. Outra desvantagem é que muitas pessoas não têm conhecimento do mercado de criptomoedas e acabam fazendo negócios ruins.
Nesse tipo de negociação, os compradores precisam procurar os vendedores e, se você não tiver muito tempo, essa modalidade de compra de ativos pode não ser vantajosa.
Além disso, é importante frisar que em negociação P2P, é preciso ficar atento à custódia e a segurança dos ativos digitais, pois não há uma exchange para manter as criptomoedas armazenadas.
Quais os tipos de Organização de Redes P2P (peer-to-peer)?
Há dois tipos de peer-to-peer, que são as redes não estruturadas, que usam, basicamente, algoritmos de busca baseados em técnicas de inundação, mas não oferecem boa escalabilidade.
Existem também as redes estruturadas, que têm uma topologia e organização, onde as informações são guardadas em localizações específicas, o que proporciona buscas mais simplificadas e utilizam um esquema DHT (Distributed Hash Table).
Como Criar Uma Rede P2P (peer-to-peer)?
O ideal é sempre contar com a ajuda de profissionais para criar uma rede P2P programas, mas se você quer criar esse tipo de rede em programas como o Windows XP, é necessário definir os endereços IP dos computadores.
Vá até Conexões de Rede no Painel de Controle, clique com o botão direito do mouse na “Rede Local” e escolha o ícone “Propriedades”. Defina a máscara de sub-rede para 255.255.255.0.
Agora conecte os cabos à placa de rede do computador, e cada cabo ao hub. Depois disso, com o botão direito do mouse crie uma pasta para compartilhar e selecione o ícone “Compartilhamento”, depois, escolha “Compartilhar esta pasta”.
Agora, com o botão direito do mouse, escolha qualquer rede que queira compartilhar e selecione o ícone “Propriedades”. Nela, você deve permitir o acesso da rede que preferir para concluir as configurações.
Como evitar golpes na rede P2P?
Para evitar golpes nas negociações P2P, o ideal é fazer uma pesquisa profunda sobre a idoneidade do vendedor antes de fechar negócio.
A vantagem é que, hoje em dia, muitas plataformas possuem ranking de reputação, diminuindo as chances de golpes e permitindo que faça negócio com um vendedor idôneo.
Se possível, converse com outras pessoas que já fizeram negócio com esse vendedor. Além disso, outra maneira de evitar não cair em golpes, é negociar valores mais baixos, pois, é uma forma de atestar a segurança da transação com determinado vendedor.
Para não cair em golpes da rede P2P, lembre-se que os vendedores nunca procuram os compradores, a negociação é inversa.
Diferença entre mineração, Peer-to-Peer e exchange
Para quem fica em dúvida, saiba que mineração, P2P e exchange, saiba que elas não são a mesma coisa. A mineração é o processo que coloca mais criptomoedas em circulação, ou seja, esse processo ocorre quando os mineradores incluem novos blocos na blockchain.
Como já explicamos, a rede P2P é, basicamente, um sistema responsável pelo compartilhamento de documentos, informações e diversos tipos de arquivos sem precisar de um servidor central.
Já a exchange é uma plataforma digital, que possibilita a compra, venda, troca e armazenamento de criptomoedas, como Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE) e Cardano (ADA).
Como Acontece O Compartilhamento Da Rede P2P Na Web?
Os sistemas de compartilhamento de arquivos P2P e transferência de dados ocorrem acima do protocolo da Internet.
Ou seja, para acessar esse tipo de rede, é preciso baixar e instalar um aplicativo cliente, que pode ser apenas uma rede P2P ou uma rede cruzada.
Principais Aplicações Da Rede Peer-To-Peer
Entendendo todos os aspectos que envolvem a rede P2P, vamos entender um pouco das suas principais aplicações. Confira!
Transferência de arquivos
Uma das principais aplicações P2P é a transferência de arquivos, que é uma das mais populares e mais antigas, criada em 1999.
Hoje, a transferência em uma rede P2P é muito ágil quando comparado com uma conexão entre servidor e cliente.
Comunicação
A comunicação também é uma das principais aplicações da rede P2P. Um dos exemplos dessa comunicação são os softwares como o Skype, que oferecem um contato eficiente e rápido.
Nesse sentido, a Microsoft utiliza a rede P2P, para que a chamada ocorra ponto a ponto entre os servidores dos usuários, o que agiliza e facilita a conexão entre os pontos, além de reduzir custos.
Criptomoedas
Outro exemplo de aplicação Peer-to-Peer são as criptomoedas, que utilizam diversas tecnologias, como o blockchain, um livro contábil que faz o registro das transações envolvendo as moedas digitais.
Esse livro funciona como um grande banco de dados digitais, criptografados e, de certa forma, invioláveis. Para você entender, o blockchain é uma rede Peer-to-Peer.
Como não há uma organização centralizadora, todas as transações na rede são feitas pelos mineradores, que se conectam por meio da P2P, garantindo todo o funcionamento e descentralização do blockchain.
Consumo de Mídias
A P2P possibilita, inclusive, o consumo de mídias, como rádio e televisão para que os sinais possam ser transmitidos. Nesse caso, para consumir internet na rede p2p para a transmissão, é necessário internet de 3MB.
P2P é seguro?
Todo sistema tem suas vulnerabilidades, seja ele distribuído e centralizado, que pode ser explorado por hackers. Mesmo garantindo uma certa segurança, é importante fazer pesquisas sobre os vendedores e plataformas confiáveis, a fim de reduzir os riscos de golpes.
Para se proteger de ataques hackers, é recomendado manter o computador com o sistema operacional atualizado, instalar antivírus e nunca fazer download de programas suspeitos.
O Que São Redes P2P caseiras?
O sistema P2P, de forma geral, é uma rede ponto a ponto, onde os usuários residenciais configuram suas máquinas em grupos para permitir o compartilhamento de arquivos e outros recursos.
Redes domésticas com e sem fio são consideradas ambientes peer-to-peer, uma vez que o roteador conecta a rede doméstica à internet, não alterando a forma como os recursos da rede são compartilhados.
Perguntas frequentes
O P2P é um assunto muito amplo e, por isso, é comum surgirem muitas dúvidas sobre esse sistema. Por isso, listamos aqui algumas perguntas muito frequentes.
Confira!
Como O P2P Impacta Nas Operações Com Criptomoedas?
O P2P é um sistema de redes de computadores, mas também impacta na negociação de criptomoedas, como já explicamos anteriormente.
Isso porque, os usuários fazem negócios entre si sem a intermediação de uma corretora, por exemplo. Ou seja, como o peer-to-peer, tudo é negociado entre os agentes envolvidos por meio de plataformas e outros aplicativos.
É Seguro Comprar Criptomoedas Peer-To-Peer?
Esse tipo de operação traz riscos e vantagens para os usuários. No que se refere a segurança, há a possibilidade de fraudes, já que não há um intermediador na transação, ou seja, não há uma fiscalização.
Para garantir maior segurança nos processos, uma boa estratégia é fazer essas operações em plataformas P2P para evitar riscos, pois elas oferecem maior proteção.
Quanto Custa P2p?
O P2P custa US$ 1,54 – cotação realizada em fevereiro de 2023. Lembrando que esses valores podem variar todos os dias ou semanalmente.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
Depois deste artigo, ficou mais fácil entender do que se trata a rede P2P, não é mesmo? Mas lembre-se que ao usar essa rede todo o cuidado é pouco.
Dessa forma, para garantir a segurança das suas transações online, não deixe de usar um bom antivírus, pois nem sempre é fácil saber se a origem da rede é, de fato, confiável.
Lembrando que as vantagens dessa rede são infinitas para as empresas, pois esse sistema pode acelerar o processo de compartilhamento de dados de uma companhia, garantindo também mais controle de dados.
Ao usar essa rede, sua empresa diminui o custo de distribuição de documentos, otimiza as trocas de dados e informações de toda a organização.
Se você atua no mercado financeiro ou quer entrar neste universo, conheça a Ewally, uma fintech financeira que oferece soluções modernas, personalizadas e seguras para empresas dos mais variados portes e nichos de mercado.
Com a nossa empresa, é possível oferecer diversos serviços para seus clientes, parceiros e colaboradores, como cartão private label, cartão de crédito, conta digital e muito mais.
Acesse o nosso site agora mesmo e conheça mais sobre as nossas soluções.