Seu negócio já utiliza plataforma omnichannel? Se você ainda não adotou essa estratégia, saiba que essa metodologia de trabalho tem ganhado espaço no mercado, principalmente, no varejo, por oferecer uma experiência de compra completa e eficiente aos consumidores.
O objetivo é possibilitar o atendimento ao cliente em todos os pontos de contato com a marca, onde e quando ele desejar de uma forma linear e harmônica.
Inclusive, esse método não traz benefícios apenas para os clientes, mas também para as empresas que passam a vender mais e fidelizar o seu público.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte revela que os consumidores com acesso a vários canais gastam em torno de 37% a mais do que em marcas que possuem canais únicos.
Vem com a gente entender como funciona essa metodologia e 4 razões para investir no marketing omnichannel.
O que é omnichannel?
Omnichannel é uma estratégia que baseia-se na utilização simultânea e integrada dos mais diversos canais de comunicação.
Para você entender, “omni” é uma palavra em latim que quer dizer tudo, e “channel” significa canais. Ou seja, essa nomenclatura é entendida como “todos os canais”.
Sendo assim, a principal proposta do atendimento omnichannel é estreitar a relação entre canais online e offline, garantindo o mesmo atendimento em qualquer ponto de contato com os clientes.
Como surgiu o omnichannel?
Com o surgimento da internet e com a mudança do estilo de vida, o consumidor também mudou a forma com que se relaciona e compra das empresas, o que torna o mercado cada vez mais competitivo.
Com essa mudança de comportamento e a necessidade de manter contato mais próximo e estimular uma relação personalizada, surgiu a plataforma omnichannel, que é uma forma de manter um atendimento linear e igual em todos os aspectos.
O termo omnichannel surgiu nos Estados Unidos há dois anos, quando empresários do varejo perceberam que somente 12% dos consumidores americanos preferiam fazer a maior parte do processo de compras em estabelecimentos físicos.
A partir daí, os varejistas começaram a planejar uma forma inteligente de oferecer um atendimento mais consistente, onde fosse incluído o ciclo de compras em todos os seus pontos de contato. A partir daí, tudo mudou!
Como funciona o omnichannel?
O omnichannel propõe que uma marca ofereça uma sincronia em todos os canais de comunicação, onde todos os pontos de contato com o cliente possam garantir um mesmo diálogo com o consumidor.
A ideia é mostrar para o consumidor que ele pode se relacionar da mesma forma com marca tanto no site, loja física, redes sociais, chat, telefone, Whatsapp e por aí vai.
Além de manter um mesmo padrão de atendimento em todos os canais, o relacionamento omnichannel integra o mundo físico e online. Ou seja, um consumidor pode comprar um produto em uma loja online e retirar em um estabelecimento físico.
O cliente pode também ir em uma loja física, mas comprar o produto no site, pois não há o produto em estoque naquele momento. Esse método foi criado para oferecer oportunidades de compras interligadas simultaneamente e que se complementam.
4 razões para investir em uma plataforma omnichannel:
Agora que você entende o que é uma loja omnichannel, separamos quatro razões para você investir nesse modelo de trabalho no seu negócio. Confira!
1. Comunicação integrada
Um dos principais benefícios em adotar uma comunicação omnichannel é que ela oferece aos seus clientes diferentes canais de relacionamento, que incluem:
- chat,
- e-mail,
- site,
- redes sociais,
- whatsapp.
Com a oferta de vários pontos de contato, independentemente do canal, a sua empresa estará sempre pronta para oferecer a melhor experiência para seus clientes.
2. Histórico de dados e atendimentos
Outra vantagem de usar uma plataforma omnichannel é que as empresas conseguem ter um histórico de atendimento devidamente registrado e que pode ser consultado durante todo o contato com o cliente, garantindo um atendimento específico e costumizável.
Vale lembrar que essas plataformas possuem funcionalidades para o armazenamento de dados e busca rápida e inteligente dos dados do cliente.
3. Automação no atendimento
A automação no atendimento também é uma grande vantagem ao adotar esse modelo de trabalho, já que com ela, você consegue ter uma escalabilidade na atuação.
Ou seja, essa é uma forma de solucionar as demandas sem o auxílio de um profissional, uma vez que os processos são feitos de forma automática.
4. Atendimento personalizado
O canal omnichannel é vantajoso para seu negócio também porque sua marca consegue garantir um atendimento personalizado, pois esse modelo de trabalho permite a coleta e processamento de dados para mapear a jornada do consumidor.
Com isso, é possível oferecer atendimentos mais personalizados com base nas necessidades identificadas, o que contribui para a redução do tempo para conclusão de um atendimento, aumentando as chances de resolução e melhorando a relação com o cliente.
Como adotar omnichannel no atendimento ao cliente?
Se você quer adotar marketing omnichannel, o primeiro passo é integrar os canais no sentido de compartilhar as informações de forma inteligente e unir todas as tecnologias usadas pelo seu negócio.
Um ponto muito importante em toda a estratégia que envolve o omnichannel é focar no atendimento do cliente, identificando o consumidor e padronizar esse relacionamento.
Crie uma boa experiência de venda tendo como base a troca de informações entre os canais e seus clientes. Nesse sentido, foque nos desejos dos clientes, defina um tom de voz e uma linguagem para falar com seus consumidores.
Procure também otimizar a gestão, captando as informações dos clientes, que incluem mapeamento, armazenamento, análise, filtro e divulgação para todas as áreas, permitindo o acesso a esses dados.
Por fim, se você quer um atendimento omnichannel de qualidade, diversifique as formas de compras, já que o mercado de pagamentos oferece as mais diversas modalidades.
Com a possibilidade de escolher o pagamento mais conveniente, as chances de aumentar as vendas são ainda mais altas, além de garantir que esse consumidor volte a comprar da sua marca.
Sendo assim, ofereça a possibilidade de pagamento com cartão de crédito, cartão pré-pago, corporativo, pix, boleto, carteira digital e por aí vai.
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Conclusão
Conseguiu entender a importância de adotar uma plataforma omnichannel no seu negócio?
Então, mãos à obra e coloque essa estratégia em prática o mais rápido possível.
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