Já ouviu falar do real digital? Saiba que ela é a nova moeda digital brasileira, que chegará ao mercado com a promessa de tornar as transações financeiras ainda mais ágeis.
A nova moeda foi anunciada pelo Banco Central do Brasil em dezembro de 2022, e a expectativa é que ela seja lançada no primeiro semestre de 2024, porém, os testes começarão ainda em 2023.
Quer saber mais sobre o que é a real digital, como ela funciona, vantagens e muitos outros detalhes? Então, confira o nosso artigo!
O Que É O Real Digital?
Real digital, como já mencionamos no início deste artigo, é a primeira moeda virtual do Brasil, que será lançada em 2024.
Basicamente, essa moeda virtual é uma extensão das cédulas físicas que usamos, porém, ela será operada apenas no ambiente digital.
A moeda digital brasileira é chamada oficialmente como Central Bank Digital Currency (CBDC), criada e regulamentada pelo Banco Central, respeitando a
Por Que O Banco Central Criou O Real Digital?
O Bacen criou a real digital por uma série de motivos, como, por exemplo, visando a redução dos custos com as transações bancárias que envolvem a emissão do papel moeda.
Além disso, a moeda digital brasileira também tem como objetivo a ampliação de pessoas atuando no mercado financeiro.
Sem contar que a nova moeda do Brasil também tem a finalidade de facilitar o acesso aos recursos financeiros a partir da tecnologia.
A proposta do Banco Central é possibilitar que a população brasileira possa usar a real digital no dia a dia, como em compras, transações e até investimentos.
Assim como diversas medidas do Bacen, o lançamento da moeda digital brasileira é fomentar a digitalização da economia do Brasil para que o país possa andar lado a lado com os avanços da tecnologia e estar preparado para a Web3, internet que tem como base a tecnologia blockchain.
Sem contar que a real digital também será capaz de garantir maior eficiência ao mercado de pagamento de varejo, permitindo uma maior competição entre as empresas, além de estimular a inclusão financeira.
Como Vai Funcionar O Real Digital?
Ao ser lançada, a real digital poderá ser acessada a partir de uma carteira digital, que deverá ser gerida por instituições financeiras e bancárias, desde que autorizadas pelo Banco Central.
A intenção é que a moeda virtual brasileira possa ser usada, em um futuro próximo, em todo o mundo, sem que seja necessário realizar qualquer tipo de conversão.
Mesmo com o lançamento da moeda digital do Brasil, outras modalidades de movimentação de recursos continuarão disponíveis, como pix, saques, boletos, transferências, etc.
Além disso, sua operação também terá uma proximidade com a Internet das Coisas, que já está presente em nosso dia a dia. A ideia é que ela facilite a utilização de contratos inteligentes, por exemplo.
Quais As Principais Vantagens Do Uso Do Real Digital?
A moeda virtual brasileira chegará ao mercado com muitas vantagens para pessoas físicas e jurídicas. Entre elas estão os seguintes benefícios:
- Fomentar a inovação no ambiente digital;
- Inibir crimes financeiros;
- Garantir agilidade nas operações financeiras nacionais e internacionais;
- Diminuir o uso de papel-moeda;
- Simplificar o rastreamento do dinheiro;
- Simplificar a tributação;
- Oferece outras possibilidades compras no varejo;
- Utilização em todo o mundo, sem precisar fazer conversão para a moeda local;
- Mesma cotação em relação às outras moedas;
- Maior segurança jurídica e privacidade de dados.
Qual É A Diferença Entre Pix E Real Digital?
Pix e a moeda brasileira virtual não tem relação. Mesmo sendo transações realizadas apenas no mundo digital, elas não têm a mesma finalidade. O pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Bacen, enquanto a real digital é uma moeda virtual.
Como já explicamos, a real digital é uma transação eletrônica da moeda original, sendo uma versão do real brasileiro.
Outra diferença muito clara entre ambas as moedas é que a real digital não precisa de uma autenticação bancária, já que ela será transacionada por meio de carteiras digitais, sem precisar da intermediação dos bancos.
Vale lembrar que a moeda digital brasileira também é considerada um passivo do Bacen e não de outras instituições bancárias, como ocorre com uma moeda comum operada em canais digitais.
Além disso, ela também pode ser usada apenas por meio da internet para receber valores ou realizar pagamentos.
O Real Digital Será Uma Criptomoeda?
A resposta é não. O real digital não é uma criptomoeda. Isso porque, a moeda virtual brasileira será controlada pelo Bacen.
No caso das criptomoedas, elas não possuem nenhum tipo de controle governamental, tendo, portanto, uma gestão descentralizada. Para você entender, a moeda digital do Brasil terá o mesmo tipo de emissão, como já acontece com a moeda em espécie.
Já as criptomoedas não são reguladas e nem fiscalizadas pelos órgãos reguladores do Brasil e, portanto, são consideradas movimentações financeiras anônimas.
Lembrando que as criptomoedas são ativos, enquanto a real digital será uma moeda nacional, que pode ser usada para qualquer pessoa na hora de fazer compras ou transações financeiras.
Quando O Real Digital Será Lançado?
Como mencionamos ao longo deste artigo, a real digital entrará em operação apenas em 2024, porém, os testes acontecerão ainda neste ano.
Em outubro de 2022, o Banco Central emitiu unidades da moeda brasileira apenas como um experimento, que ocorreu no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift).
Dessa forma, não há uma data oficial para o início das operações da real digital, porém, a expectativa é que ela seja lançada no primeiro trimestre de 2024.
As Transações Do Real Digital Usarão A Mesma Estrutura SPB?
As transações da moeda brasileira virtual acontecem em sistemas capazes de se comunicar com outros sistemas de meios de pagamento. Sendo assim, ela pode ser usada a partir da estrutura atual do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
Com isso, será possível a realização de pagamentos com o seu banco e também conseguirá transferir reais digitais ou transformá-los em depósitos bancários ou saques, por exemplo.
Conclusão
Entendeu como será o funcionamento do real digital? A verdade é que essa nova moeda virtual brasileira chega para facilitar ainda mais as operações financeiras entre os brasileiros.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos do mercado financeiro? Então, continue acompanhando o blog da Ewally, pois, trazemos aqui sempre os assuntos mais relevantes do setor.