Com o aumento expressivo nas compras online, o termo subadquirente também ganhou destaque nesse mercado, já que trata-se de empresas responsáveis por fazer a intermediação dos processos de compra.
Mas você entende o que são essas companhias e como elas funcionam nesse mercado de pagamentos? Vem com a gente!
O que é subadquirente?
A subadquirente, chamada também de intermediária, é uma empresa que facilita o processo de compra, já que dispensa a filiação a uma instituição bancária ou um adquirente para receber os pagamentos, diminuindo, assim, as questões burocráticas.
De maneira prática e simplificada, a subadquirente é a empresa responsável pela aprovação dos pagamentos e também por garantir a segurança das transações, atuando em pequenos e grandes negócios dos mais variados segmentos.
Como funciona uma subadquirente?
Agora que você sabe do que se tratam essas empresas, é importante entender como funciona o subadquirente, já que há muitos agentes envolvidos nesse processo de pagamento, o que pode gerar confusão.
As subadquirentes são companhias habilitadas por credenciadoras como a Cielo, Elavon, GetNet, RedeCard e Stone, entre outras, para viabilizar transações com cartões em nome dos estabelecimentos.
Com essa autorização, os lojistas podem oferecer cartões de crédito, débito, pré-pago e outros como meio de pagamento ao cliente final.
E nesse processo de pagamento, as empresas subaquirentes fazem a conexão com as adquirentes, disponibilizando aos lojistas uma solução completa e robusta, que inclui ainda serviços de antifraude e outros recursos.
Além de possuir funcionalidades de uma adquirente, a subadquirente oferece um processo de implantação muito mais fácil e prático, diminuindo o tempo de integração, os custos e também reduzindo os processos burocráticos.
Qual o Papel da Subadquirente?
Como falamos anteriormente, uma empresa subaquirente é responsável por fazer a intermediação de pagamentos de todos os agentes envolvidos em uma transação de pagamento.
Esse recurso é usado, principalmente, por estabelecimentos menores em razão da sua facilidade e praticidade, uma vez que essas empresas pequenas conseguem aceitar pagamentos online com somente uma integração.
Além disso, outra vantagem é o baixo custo para a utilização deste sistema.
Como É O Fluxograma de uma subadquirente?
O fluxograma de um processo que conta com uma subadquirente é o seguinte: consumidor – subadquirentes – adquirentes e bancos emissores/bandeiras.
Entenda quais são as vantagens de uma subadquirente
Para você que quer descobrir como ser uma subadquirente, saiba que elas oferecem uma série de vantagens para o seu negócio. Confira as principais:
- Diminuição de riscos para o lojista;
- Processos menos burocráticos;
- Redução do tempo de lançamento de um e-commerce;
- Gestão de processo de pagamentos mais eficientes;
- Custo de implementação mais baixo;
- Integração simples.
4 exemplos de subadquirentes de sucesso
Esse setor financeiro está em plena expansão e há muitas empresas subadquirentes de cartão atuando no mercado de pagamento, oferecendo ótimos serviços e benefícios. Aliás, saiba que muitas delas você já deve conhecer, confira as principais!
Pagseguro
Você já deve ter ouvido falar da Pagseguro, que é uma das pioneiras do setor, considerada, inclusive, líder no mercado da subadquirência no Brasil.
Atualmente, a empresa oferece diferentes soluções de pagamentos tanto para lojas físicas quanto para o comércio eletrônico.
Mercado Pago
A Mercado Pago também é outro exemplo muito famoso no mercado de pagamentos. Essa empresa disponibiliza crédito como grande diferencial competitivo, além de garantir agilidade em processos que envolvem a contratação e credenciamento.
Paypal
O Paypal é uma subadquirente que possui integração com plataforma de loja virtual, que proporciona muito mais flexibilidade para os lojistas, além de ter seu próprio programa de segurança antifraude, oferecendo também suporte ininterruptos aos seus clientes.
Atualmente, ela vende para mais de 250 milhões de consumidores no Brasil e no mundo.
Adiq
Talvez a Adiq não seja tão conhecida como as outras empresas citadas acima, mas saiba que ela é uma companhia que oferece um alto nível de personalização para cada perfil de cliente dentro, garantindo ainda mais flexibilidade nas operações financeiras.
Adquirente, Subadquirente e Gateway: Qual a Diferença?
Enquanto uma subaquirente é responsável pela aprovação dos pagamentos e pela segurança das operações, a adquirente de cartão é uma empresa chamada também de credenciadoras, que fazem o processamento das operações de cartão de crédito e débito.
A função principal dessas companhias é estabelecer um canal de comunicação ágil e seguro entre uma loja e a instituição bancária para verificar os dados do consumidor e validar a compra.
Já o gateway de pagamento é uma ferramenta que é uma espécie de terminal de cartão de crédito para e-commerce, onde o cliente fornece os dados da compra na página de checkout.
Todo esse ecossistema faz coleta das informações e repassa aos bancos ou adquirentes. Agora ficou mais claro qual a diferença entre adquirente, subadquirente e gateway? Então, vamos continuar a entender mais sobre esses conceitos.
Como Funciona O Gateway De Pagamento?
O gateway de pagamento é uma tecnologia que troca informações entre um e-commerce e as instituições bancárias para, assim, viabilizar a transação.
Essa comunicação ocorre entre 2 e 3 segundos, autorizando ou não o pagamento.
Subadquirente: como estruturar sua Fintech nesse modelo
Agora que você sabe a diferença entre uma empresa adquirente e subadquirente, é importante entender como estruturar a sua fintech neste modelo.
O primeiro passo é encontrar uma empresa de tecnologia financeira que te ajude a estruturar a sua fintech de serviços financeiros nesse modelo de negócio.
Nesse sentido, a Ewally tem se destacado no mercado por oferecer as mais diversas soluções financeiras para os seus clientes com uma estrutura modular e robusta, customizadas para o seu modelo de negócio.
Entre em contato com a Ewally para conhecer as soluções oferecidas pela nossa fintech.
O Que É Adquirente?
Para quem se pergunta o que é adquirente, saiba que são empresas como a Cielo, a Rede e a Stone, que são responsáveis por fazer a liquidação de transações financeiras por meio de cartões de débito e crédito.
Como Funciona Uma Adquirente?
É importante também que você entenda como funciona um adquirente. Saiba que essas empresas fazem a comunicação com as bandeiras de cartão e os bancos emissores, como o Santander e o Itaú que, por sua vez, fazem o processamento das transações.
De forma resumida, em uma operação de pagamento, assim que a compra é aprovada, o adquirente é o agente responsável por receber o dinheiro e, em seguida, repassar os valores ao comerciante no prazo acordado no contrato, que geralmente é de até 31 dias.
O Que São As Bandeiras De Cartão?
As bandeiras de cartão são empresas responsáveis por regular as regras do mercado de cartão de crédito, incluindo a definição de números de parcelas disponíveis para as transações e as bandeiras que podem ser aceitas em cada estabelecimento.
Para você entender esse processo, no ato da compra, a adquirente conecta com a bandeira de cartão que entra em contato com o emissor, que responde se a transação pode ser realizada ou não.
Sendo assim, as bandeiras de cartão regulam as regras dos cartões e servem de ligação entre a adquirente e o banco do consumidor.
Quais São as Maiores Adquirentes do Brasil?
Para que esse assunto fique ainda mais claro, selecionamos quais são as adquirentes no Brasil mais conhecidas.
Cielo
A Cielo é considerada uma das maiores do mundo, inaugurada em 1995. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 mil estabelecimentos afiliados, disponibilizando para seus clientes soluções para cartões de crédito, incluindo captura, processamento e liquidação.
Além disso, a companhia possui parcerias com diferentes bancos e também aceita aproximadamente 80 bandeiras de cartão de débito, crédito, alimentação e vale-refeição.
Rede
No mercado de adquirência, a Rede é a segunda maior companhias de pagamentos do país, com 25 anos de existência.
A empresa realiza, hoje, cerca de R$ 34 bilhões de operações por mês e possui mais de 1,3 milhão de maquininhas distribuídas para estabelecimentos de todo o Brasil.
Juntamente com a Cielo, suas transações representam cerca de 90% do mercado de adquirentes do Brasil. A Rede também disponibiliza diversos tipos de tecnologia no mercado como mobile, maquininha sem fio, smart e Wi-Fi.
Stone
A Stone é também uma empresa adquirente de cartão consolidada no mercado de pagamentos. Um dos seus grandes diferenciais é a ausência de anuidades e mensalidades, ótimo relacionamento e atendimento 24 por dia todos os dias.
Atualmente, a empresa possui cerca de 580 mil clientes espalhados em todo o país.
Global Payments
A Global Payments é uma das maiores empresas do mundo que atua no setor de pagamentos, sendo especializada na captura e processamento de transações de pagamento.
Inclusive, essa adquirente de cartão é muito popular na América Latina, mas começou a atuar no Brasil somente em 2013.
Além disso, a Global Payments atua em mais de 32 países, tendo 2,5 milhões de clientes, realizando em torno de 17 bilhões de transações por ano.
GetNet
Se você quer entender quantas empresas de adquirência no Brasil, saiba que a GetNet, criada em 2003 foi adquirida pelo banco Santander em 2014, sendo uma das mais usadas por comércios brasileiros.
Essa empresa aceita todas as bandeiras de cartões e a vantagem é que o cliente não precisa comprar e nem mesmo alugar a maquininha para começar a atuar no comércio.
SafraPay
A SafraPay é uma empresa que pertence ao Banco Safra, atuando principalmente na oferta de banking para empresas.
A vantagem de fazer parceria com essa empresa é que, com um valor mínimo, é possível obter isenção do aluguel da maquininha ou vendê-la para seu cliente com sem taxa até que ele consiga recuperar o valor que pagou.
First Data
A First Data também está na lista das maiores empresas do mercado de adquirência, conhecida, principalmente, pela maquininha Bin. Aqui no Brasil ela começou a atuar em 2014, mas nos Estados Unidos ela é a maior empresa credenciadora de cartões.
A estratégia da First Data no Brasil é prestar serviços para comércios que tenham parceria com bancos de porte médio e regionais.
Quando Escolher Uma Gateway De Pagamento?
Para escolher o melhor gateway de pagamento, o primeiro passo é analisar o modelo de negócio da sua empresa, além de verificar o que seu negócio precisa em termos de recursos avançados.
Por exemplo: empresas que comercializam serviços de assinatura, o ideal é escolher essa opção, já que o gateway possibilita a utilização de assinaturas recorrentes de forma automática.
Você também pode usar o gateway quando os clientes precisam de uma variedade de meios de pagamento.
Como Escolher A Melhor Solução Entre Adquirente E Subadquirente?
Na hora de escolher entre adquirente e subadquirente, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, como o modelo de negócio da sua empresa e o volume de vendas.
Analise ainda outros pontos, como o custo-benefício da contração e os valores praticados em cada operação. Lembre-se também que a melhor solução será aquela que garante uma boa experiência do seu cliente e que facilita a integração à sua plataforma.
Por fim, verifique ainda o tipo de checkout de cada ferramenta pode impactar as suas vendas.
Conheça as soluções financeiras da Ewally!
Conclusão
Quer se tornar uma subadquirente? Com as explicações e dicas neste artigo ficou mais fácil adotar esse modelo de negócio e transformar a sua empresa em uma fintech de sucesso, não é mesmo?
Se você quer oferecer serviços financeiros de qualidade e com total segurança, seu lugar é na Ewally, que oferece as soluções mais vantajosas para o seu modelo de negócio.
Além de oferecer os melhores recursos e funcionalidades para uma subadquirente, disponibilizamos ainda outros serviços financeiros, como conta digital, Banking as a Service, cartão private label, emissão e processamento de cartão e muito mais.
Venha entender o porquê mais de 100 mil empresas já escolheram a Ewally. Quer facilitar as operações financeiras e conquistar cada vez mais clientes? Então, fale conosco e conheça tudo que as nossas soluções podem fazer pelo seu negócio.
Para saber mais, acesse o nosso site e encontre tudo que você precisa em serviços e produtos financeiros.